conecte-se conosco


Polícia Federal

PF e Funai deflagram operação conjunta para combater crimes ambientais

Publicado


São Luís/MA – A Polícia Federal e a FUNAI deflagraram, juntamente com o IBAMA, FORÇA NACIONAL, CBM/MA e BPA/PM, uma operação nas Terras Indígenas Alto Turiaçu, Awá e Caru, com o objetivo de combater os ilícitos ambientais ocorridos nessas áreas protegidas. As ações ocorreram pelo período de 10 dias, entre 16 e 25/11/2021.

A operação conjunta visa dar cumprimento à decisão judicial proferida pela Justiça Federal no bojo de ação civil pública, com vistas à paralisação das atividades de extração ilegal de madeira e minério, garantia da posse e uso exclusivo dos recursos naturais pelos povos indígenas do território e fiscalização ambiental.

As T. I. s Alto Turiaçu, Awá e Caru possuem uma área total de 822 mil hectares, localizadas nos remanescentes florestais da Amazônia Oriental no Estado do Maranhão. Esse território é tradicionalmente habitado pelo povo Awa (isolado), Guajajara e Ka’apor, com uma população aproximada de dois mil índios.

Durante as ações, foram lavrados autos de infração com multas aplicadas no valor de mais de R$ 729 mil e termos de embargo e Interdição de aproximadamente 600 hectares. Foram interditadas serrarias e movelarias irregulares, bem como foram realizadas apreensões de madeira em tora e beneficiada de variadas essências (maçaranduba, pau santo copaíba, angelin e um pequizeiro com aproximadamente 200 anos de existência), além de três armas de fogo. As equipes também localizaram e erradicaram pequenas roças de maconha no interior da terra indígena.

Os investigados poderão responder por crimes como receptação qualificada (art. 180, §1° do CPB), transporte e depósito de produto de origem vegetal sem licença válida, funcionamento de estabelecimento potencialmente poluidor sem autorização (art. 46, parágrafo único e art. 60 da Lei 9.605/98).

Participaram da operação um total de 62 servidores dos seguintes órgãos: FUNAI, POLÍCIA FEDERAL, IBAMA, FORÇA NACIONAL, CBM e BPA/PM.

Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão

Telefones: (98) 31315105 (98) 991286428

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia Federal

PF realiza incineração de quase uma tonelada de drogas

Publicado


Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal incinerou aproximadamente 830 kg de drogas na manhã de hoje, 7/12/2021. A quantidade queimada é composta por maconha, cocaína, ecstasy, lsd e insumos, todos apreendidos pela PF.

Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais

Contato: [email protected]

www.pf.gov.br

(31) 3330-5270

Continue lendo

Polícia Federal

Polícia Federal prende empresários que agrediram oficial de justiça.

Publicado


Maringá/PR – A  Polícia Federal cumpriu na data de hoje (07/12)  a mandados de prisão preventiva contra dois empresários que agrediram um oficial de justiça federal em serviço em Maringá/PR.

As agressões teriam ocorrido em 02/12/2021, quando o oficial de justiça compareceu a uma empresa estabelecida em Maringá/PR para realizar intimações relativas a um processo de execução fiscal, sendo desacatado e ameaçado por um dos empresários.

Em seguida o outro sócio, que é irmão do primeiro suspeito, compareceu ao local e teria avançado com seu automóvel contra o servidor, tentando atropelá-lo quando este já havia deixado as instalações da empresa e se encontrava na via pública. Não conseguindo consumar o ato, o empresário teria descido do veículo e desferido um soco no rosto do oficial de justiça, causando-lhe fraturas. Os irmãos fugiram do local antes da chegada da Polícia Federal.

A PF instaurou inquérito policial para a apuração dos crimes de desacato, resistência, lesão corporal e tentativa de homicídio, representando pela prisão preventiva de ambos. Os presos serão recolhidos à cadeia pública e ficarão à disposição do Juízo Federal Criminal de Maringá/PR.

Comunicação Social da Polícia Federal em Maringá/PR
Telefones: (44) 3220-1408 / 1436

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana