Polícia Federal
PF desativa garimpos ilegais de ouro no Xingu
Altamira/PA. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24/10), a operação Barulho do Xingu, de combate à extração ilegal de minérios, na região conhecida como Volta Grande do Xingu, município de Altamira. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, com objetivo de reprimir a atividade ilícita que vem degradando o meio ambiente local, em especial às margens do Rio Xingu, onde há indícios de garimpo ilegal de ouro.
Os mandados foram em áreas de garimpo, em funcionamento dentro de áreas de proteção da União. Os trabalhadores dos locais fugiram ao perceber a aproximação da Polícia Federal. Foram inutilizados e 22 motores – usados na sucção da água para extração de ouro – e uma balsa. A inutilização é prevista em lei, para os casos em que é inviável a retirada de equipamentos apreendidos, para que não voltem a ser usados pelo crime.
Além de degradar um terreno público, o garimpo polui o rio Xingu, o que tem reflexo negativo direto às terras indígenas Trincheira Bacajá, Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu.
Amazônia Legal, a área da Volta Grande do Xingu é reconhecida por sua biodiversidade e pela presença de comunidades tradicionais e indígenas que dependem diretamente dos recursos naturais para sua subsistência. Entretanto, nas últimas décadas, o avanço de atividades econômicas predatórias, como o garimpo ilegal, tem se tornado uma ameaça crescente, comprometendo a integridade dos ecossistemas e as condições de vida da população local.
O uso indiscriminado de mercúrio para separar o metal precioso dos sedimentos resulta na contaminação dos corpos d’água, afetando a fauna e as populações humanas que dependem dos rios para alimentação e outras necessidades básicas. O mercúrio, substância altamente tóxica, pode se acumular nos organismos aquáticos e atingir concentrações perigosas na cadeia alimentar, expondo as comunidades ribeirinhas a sérios riscos de saúde.
Além da contaminação dos rios, o garimpo ilegal também provoca a remoção da cobertura vegetal e a degradação do solo, contribuindo para a erosão e o assoreamento dos rios.
As operações da Polícia Federal em áreas de grande vulnerabilidade ambiental, como Altamira, são essenciais para combater esses crimes e mitigar os danos causados pelas atividades ilegais.
Comunicação Social da Polícia Federal em Altamira
Contato: 91 98393-0775
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Opinião04/12/2024 - 13:10
BRUNA GHETTI – Hábitos saudáveis para mulheres 40+: desafios e ressignificações
-
Política MT05/12/2024 - 16:30
Mais votado, promotor Rodrigo Fonseca é nomeado pelo governador para o comando do Ministério Público
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá
-
Policial09/12/2024 - 13:25
PC cumpre mandados contra quadrilha por furtos de cargas de grãos; pai, filho e nora entre os alvos
-
Política MT08/12/2024 - 16:05
“Fere a dignidade”, afirma Assis sobre corte de isenção do IR para pessoas com doenças terminais
-
Geral03/12/2024 - 13:05
Após ação do Gaeco, Estado abrirá processo contra servidores envolvidos com o CV
-
Policial05/12/2024 - 16:17
Polícia Militar oficializa mudanças em três funções de comando da corporação