Polícia Federal
PF desarticula organização criminosa que causou R$ 30 mi de prejuízo aos Correios

Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26/7) a Operação Rota de Flandres* para desarticular organização criminosa, formada por uma transportadora e por uma empresa de informática instaladas na região do Vale do Itajaí/SC, que teria se estruturado para fraudar a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão no município de Gaspar/SC, expedido pela 1ª Vara Federal de Itajaí/SC. A operação se deu em parceira com a Diretoria de Segurança Corporativa dos Correios.
De acordo com as investigações, que foram iniciadas com com base em notícias-crimes enviadas pelos Correios, as empresas investigadas agiam em conexão com uma agência franqueada dos Correios em São Paulo/SP para coletar encomendas naquela região e transportá-las ilegalmente para a citada agência, como se as empresas estivessem instaladas em São Paulo/SP, o que não corresponderia à realidade. Em troca, a suposta organização criminosa receberia comissões referentes as encomendas levadas irregularmente para postagem na agência em São Paulo.
As encomendas transportadas de forma irregular podem ter somado em quatro anos até um milhão de envios, o que aumentou o faturamento desta agência, enquanto fazia diminuir consideravelmente o das agências instaladas no estado de Santa Catarina.
O grupo investigado fazia as empresas e indústrias da região do Vale do Itajaí/SC acreditarem que estavam negociando com representantes legítimos dos Correios, criando um falso programa denominado “Correio Nacional”, o qual, contudo, não existia.
Os delitos praticados podem ter resultado em prejuízo aos Correios na quantia estimada de R$ 30 milhões, devido ao transporte ilegal de suas encomendas, tendo os criminosos se passado por parceiros dos Correios, mantendo empresas em erro, principalmente da região do Vale do Itajaí/SC. Pequenas agências franqueadas da região arcaram com prejuízos relevantes ou até fecharam por falta de encomendas postadas em sua circunscrição.
Os envolvidos poderão responder, além de ilícito contratual, pelos crimes de organização criminosa, estelionato em desfavor de entidade de direito público, concorrência desleal, sonegação tributária e apropriação indébita, podendo as penas somadas ultrapassarem 30 anos.
*O nome da operação advém das antigas rotas alternativas de especiarias que remontam à antiguidade greco-romana.
Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
[email protected]
(61) 2024.8142
Fonte: Polícia Federal


Polícia Federal
PF prende estrangeira com cocaína no Aeroporto de Foz do Iguaçu/PR

Foz do Iguaçu/PR – Policiais federais realizaram, na noite de ontem (6/8), a prisão de uma passageira estrangeira transportando cocaína, com passagem para Madrid, na Espanha.
Por volta das 19h, policiais federais realizavam fiscalização nos passageiros no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/PR. Ao abordar uma passageira de nacionalidade paraguaia, de 25 anos, os policiais notaram certo nervosismo e decidiram realizar uma revista.
Foram encontrados cerca de 2,5 kg de cocaína presos às pernas da passageira, envoltos com fitas plásticas. Após o flagrante, os policiais federais deram voz de prisão e encaminharam a passageira e a droga para a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR, para a lavratura do flagrante.
Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR
CS/PF/Foz
Disque-Denúncia
(45) 99116-8691 (telefone/Whatsapp)
Fonte: Polícia Federal
Polícia Federal
Polícia Federal apreende 47 kg de cocaína na BR 101

Itajaí/SC – A Polícia Federal apreendeu na BR 101, na última sexta-feira (5/8), 47 kg de cocaína que estavam escondidos no tanque de combustível de um veículo proveniente do Mato Grosso do Sul.
O veículo vinha sendo acompanhado pela PF em razão da suspeita da prática de crimes por seu condutor e foi abordado quando transitava na BR 101, sentido norte-sul, na altura do km 122, em Itajaí.
Na vistoria, foram encontrados 47 tabletes de cocaína ocultos no tanque de combustível. A droga teria sido trazida da fronteira brasileira com o Paraguai.
O motorista do veículo, que permaneceu em silêncio em seu interrogatório, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico internacional de entorpecentes e se encontra à disposição da Vara Criminal Federal de Itajaí.
Comunicação Social da Polícia Federal em Itajaí
[email protected] | www.pf.gov.br
47-3249-6796
Fonte: Polícia Federal
-
Registro Geral01/08/2022 - 16:57
Por negar apoio ao irmão, Jayme pede a cabeça de secretário ao prefeito de VG
-
Policial03/08/2022 - 07:40
Quadrilha que aplica golpes pela internet em MT e outros estados é presa pela PC em Cuiabá e VG
-
Geral01/08/2022 - 06:25
Após mal súbito, João Paulo Diniz, filho do empresário Abilio Diniz, morre no Rio de Janeiro
-
Registro Geral01/08/2022 - 17:06
Riva joga pesado, Max abre o cofre e Botelho amplia base por disputa do 1º lugar
-
Policial01/08/2022 - 12:05
Enfermeira é morta a facadas durante discussão com filho de 18 anos em casa em Várzea Grande
-
Registro Geral01/08/2022 - 17:01
Emanuel se empolga com primo e pode lançar Lilo Pinheiro para enfrentar governador
-
Registro Geral01/08/2022 - 17:11
Ex-chefe da Casa Civil vai coordenar a campanha de reeleição de Mauro Mendes
-
Mato Grosso01/08/2022 - 16:10
Ministro da Educação visita MT e Wellington quer garantir curso de Medicina em Barra
Onde está a ilegalidade nisso? O pacote só será dos Correios a partir do momento que for postado. Antes disso, ele pertence a empresa vendedora, e ela tem o direito de postar onde ela quiser.
A empresa de transporte em questão emite nota de serviço, conhecimento de frete, tudo na legalidade. Cadê a fraude nisso?