conecte-se conosco


Polícia Federal

PF desarticula grupos criminosos atuantes no transporte de mercadorias ilícitas no Paraná

Publicado

Foz do Iguaçu/PR – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã, 16/04, a Operação Saúva, para desarticular cinco núcleos criminosos que atuam no transporte de mercadorias ilícitas, em Foz do Iguaçu/PR.

Cerca de 60 policiais federais estão cumprindo 25 mandados judiciais, expedidos pela 3ª. Vara Federal de Foz do Iguaçu, sendo 15 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva, nas cidades de Foz do Iguaçu, Céu Azul e Santa Terezinha do Itaipu.

No decorrer da investigação, iniciada no final de 2017, verificou-se a existência de cinco núcleos criminosos que atuam ora de forma independente, ora de forma relacionada, no fornecimento de apoio logístico (armazenamento de mercadoria, disponibilização de olheiros, motoristas, batedores) para internalização ilícita de mercadorias descaminhadas (principalmente eletrônicos) ou contrabandeadas (cigarros). Tais grupos estão vinculados a diversas apreensões de mercadorias realizadas na região. Grande parte dos investigados já ostenta diversos registros pela prática de crimes de contrabando e descaminho, o que revela a dedicação à prática destes crimes de forma profissional.

As investigações demonstraram indícios acerca do modus operandi dos núcleos criminosos, demonstrando o elo estável mantido entre seus integrantes para prática de crimes. Identificou-se que um dos núcleos investigados mantinha central de monitoramento (câmeras de vigilância) instalada em frente a um posto fiscal da PRF, fornecendo em tempo real todos os dados necessários aos criminosos para driblar a fiscalização naquele local. Tal núcleo presta apoio a diversas organizações criminosas do País, ao fornecer o serviço de “monitoramento” da fiscalização para organizações criminosas que atuam nos mais diversos tipos de ilícitos (inclusive no tráfico de drogas).

Quanto aos demais núcleos, contumazes na prática dos crimes de descaminho e contrabando, verificou-se a corriqueira utilização de veículos furtados/ roubados, com placas falsas/ clonadas, adquiridos no “mercado negro” por preços bem inferiores ao valor de mercado, para emprego exclusivo em atividades ilícitas. Mostrou-se comum, também, nestes casos, a tentativa de fuga de abordagens policiais, em alta velocidade, de modo a colocar em risco a segurança das rodovias e da própria vida dos policiais e demais pessoas que trafegam nas estradas da região.

 A ação tem, dentre outros, o objetivo de reunir informações complementares sobre a prática dos crimes de descaminho, contrabando, associação criminosa e tráfico de drogas, bem como acerca de eventual delito de lavagem de capitais, decorrente da movimentação dos valores auferidos com os ilícitos.

 Será concedida entrevista coletiva, às 10h, no auditório da sede da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR.

 

 

 

 

Mandados:

 

  • Foz do Iguaçu/PR: 04 mandados de prisão preventiva e 07 mandados de busca e apreensão;

 

  • Céu Azul/PR:  01 mandado de prisão preventiva e 01 mandado de busca e apreensão

 

  • Santa Terezinha do Itaipu/PR: 05 mandados de prisão preventiva e 07 mandados de busca e apreensão

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Polícia Federal

Operação Carrossel investiga grupo responsável por roubo a agências dos Correios na PB

Publicado


.

João Pessoa/PB – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (29/5) a Operação Carrossel, com o objetivo de desarticular grupo criminoso responsável por assaltos às agências dos Correios do Estado da Paraíba.

Aproximadamente 15 policiais federais participaram do cumprimento dos mandados judiciais (prisão e busca e apreensão), nas cidades de Mossoró/RN e João Pessoa/PB. A ação policial contou, também, com o apoio da Força Tarefa da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Mossoró/RN.

As investigações identificaram uma quadrilha especializada em roubo a agências dos Correios, responsável por mais de uma dezena de crimes contra aquela empresa pública no Estado da Paraíba, no período de 2019 e 2020. Num primeiro momento, foram identificados quatro integrantes da organização, todos do Estado do Rio Grande do Norte. Um dos indivíduos foi preso na data de hoje, na cidade de Mossoró/RN, e é acusado de participar de diversos roubos a agências dos Correios na Paraíba, entre eles os praticados nas cidades de Soledade (29.10.2019) e Taperoá (10.01.2020 e 31.01.2020).

 

Contato: (83) 3565-8510

Continue lendo

Polícia Federal

PF combate tráfico de drogas no Acre

Publicado


.

Cruzeiro do Sul/AC – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (29/5) a Operação Tetra, com o cumprimento nove mandados de busca em apreensão em Cruzeiro do Sul/AC. A operação é um desdobramento de investigações iniciadas ainda no ano passado. Os mandados de hoje foram cumpridos a fim de encontrar indícios da participação dos envolvidos com o tráfico de drogas. A ação contou com o apoio da Polícia Civil de Cruzeiro do Sul.

No cumprimento das buscas, houve a apreensão de aproximadamente R$ 30 mil, na residência de um dos alvos e foi realizado uma prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Um dos locais em que foi cumprido mandado de busca e apreensão foi a casa da esposa de um dos principais alvos da operação, membro proeminente de uma facção criminosa que atua no estado do Acre. Ele foi preso na quarta-feira (27/5), em um hotel no Peru, em operação da Polícia Nacional Peruana. No mesmo hotel, foi preso outro brasileiro, considerado a principal cabeça da organização criminosa na região de Pucallpa, foragido da Justiça desde janeiro de 2019, quando fugiu da Unidade Prisional Manoel Nery.

Dentro do contexto desta investigação, a Polícia Federal já realizou outras ações. Em outubro de 2019, no cumprimento de mandados judiciais, foram apreendidos uma espingarda calibre 12 com munições, bem como de celulares na casa de um dos suspeitos; em outro endereço foram apreendidos celulares e comprovantes de pagamentos, relacionados ao tráfico de drogas. Ainda naquele mês, foi presa uma jovem transportando dois quilos de pasta base de cocaína para a cidade de Tarauacá/AC, com passagens, alimentação e acomodação pagas por um dos membros do grupo criminoso em Cruzeiro do Sul.

Importante registrar que os mandados foram cumpridos em total observância às orientações da ANVISA, sobre o uso de equipamentos de proteção individual, para resguardar a saúde dos policiais e dos investigados.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Acre

Contato: (68) 3212-1200 / 3212-1211/ 3212-1213
E-mail: [email protected]

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana