Polícia Federal
PF desarticula esquema de fraudes contra o INSS

São Luís/MA – Na manhã desta quarta-feira (1/6), a Polícia Federal, com a colaboração da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e Previdência, deflagrou a Operação Êxodo, com o objetivo de desarticular organização criminosa dirigida à prática de crimes contra o INSS.
Aproximadamente 42 policiais federais cumpriram 13 mandados judiciais, sendo 4 de prisão preventiva e 9 de busca e apreensão nos municípios de Codó-MA e Marabá-PA. Dentre os mandados judiciais consta, ainda, a previsão de arresto de bens e de veículos em nome dos investigados.
Iniciada no ano de 2020, a investigação levou à identificação de um esquema criminoso integrado por dois servidores do INSS, um advogado especializado em causas previdenciárias e um intermediário/agenciador.
Mediante a confecção de documentos ideologicamente falsos, esses dados eram inseridos nos sistemas da autarquia previdenciária, objetivando a concessão, principalmente, de benefícios das espécies aposentadoria por idade e pensão por morte, para pessoas que não detinham a qualidade de segurado especial (trabalhador rural).
Com relação aos dois servidores da autarquia previdenciária, além dos mandados de prisão preventiva, também foi determinada a suspensão do exercício das funções públicas.
O prejuízo inicialmente identificado com a concessão dos benefícios aproxima-se de R$ 2,4 milhões. A economia proporcionada com a futura suspensão dos benefícios, considerando-se a expectativa de sobrevida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), gira em torno de R$ 18 milhões.
O nome da Operação (Êxodo) é uma alusão ao deslocamento de um grupo de pessoas de sua terra natal para uma outra localidade. No decorrer da investigação verificou-se que muitos requerentes, embora residentes no Estado do Pará, requereram seus benefícios no Estado do Maranhão, diante das facilidades proporcionadas pelos indiciados para o deferimento de benefícios fraudulentos.
Os envolvidos estão sendo investigados pela prática dos crimes de estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistema público, todos do Código Penal, e organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850/2013).
Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão
Telefones: (98) 31315105 / (98) 991286428


Polícia Federal
Polícia Federal combate pornografia infantil

Belo Horizonte/MG. A PF cumpriu, na manhã desta quinta-feira, 7/7, na cidade de Estiva/MG, mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela 35ª Vara Federal em Belo Horizonte. A operação denominada Ácaro Rajado combate abuso sexual infantojuvenil.
Investigações revelaram que o preso fazia “upload” para servidor em “nuvem” de arquivos com imagens e vídeos de abuso sexual em jovens e crianças. Identificou-se, ainda, a possibilidade de ser o investigado o produtor deste material de abuso sexual, o que aumenta a gravidade do crime.
Durante o cumprimento dos mandados foi encontrado material relacionado ao crime, o que deu ensejo à prisão em flagrante. Foram apreendidos celular, dispositivos eletrônicos e de armazenamento utilizados para a prática do delito.
O preso foi conduzido para a Delegacia de Polícia Federal em Varginha/MG. Ele responderá pelo crime previsto de armazenar conteúdo explícito envolvendo criança e adolescente. Se condenado, poderá cumprir até 4 anos de reclusão.
A investigação prossegue com análise dos materiais apreendidos, com a confirmação da produção pelo próprio investigado de material relacionado ao abuso sexual infantojuvenil e com a busca e identificação de vítimas. Ele será encaminhado ao presídio, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal.
Comunicação Social
Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais
www.pf.gov.br
(31) 3330-5270
Fonte: Polícia Federal
Polícia Federal
Polícia Federal e Polícia Militar realizam operação contra tráfico de drogas

Guarapuava/PR. Na manhã desta quinta-feira (7/7), a Polícia Federal, com o apoio do 16° Batalhão da Polícia Militar, deflagrou a Operação Naruto, dando cumprimento a dois mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Santa Maria do Oeste/PR e em Guarapuava/PR.
Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Justiça Estadual de Pitanga/PR, tendo como objetivo a coleta de novas provas dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico contra os investigados e apurar a participação de outros envolvidos.
A investigação, que durou cerca de um ano, revelou que esse grupo criminoso era especializado na venda de diversos tipos de drogas ilícitas a um número bastante significativo de usuários, muitos dos quais menores.
*A operação teve essa denominação em alusão ao perfil em rede social do principal investigado ser uma figura do personagem fictício Naruto Uzumaki, da franquia de mangá e anime Naruto, criada por Masashi Kishimoto.
Delegacia da Polícia Federal em Guarapuava
(42) 3035-8701
Fonte: Polícia Federal
-
Policial02/07/2022 - 12:23
Mulher que estava com agente prisional morto por Paccola nega versão do vereador de que era agredida (vídeo)
-
Mato Grosso01/07/2022 - 18:10
Governo de MT assina convênio com a Prefeitura de Sinop para construção da nova unidade da Politec
-
Policial01/07/2022 - 23:48
Ao estilo “tropa de elite, vereador de Cuiabá se mete em briga de casal e mata policial penal que ameaçava mulher
-
Mato Grosso03/07/2022 - 16:35
Polícia Civil prende integrantes de associação criminosa e apreendem armas de fogo, drogas e munições
-
Mato Grosso03/07/2022 - 14:10
Governo de MT lamenta morte do filho do governador de Goiás
-
Policial02/07/2022 - 12:10
Sindicato emite nota e qualifica policial penal morto por vereador como pai exemplar (vídeo)
-
Opinião01/07/2022 - 07:20
TÚLIO FONTES – A nossa parte contra a Covid-19
-
Economia03/07/2022 - 17:39
Dois anos sem festa, produtores abrem a 54ª Expoagro Cuiabá com muitos shows e atrações nesta segunda