conecte-se conosco


Polícia Federal

PF deflagra Operação Grão Branco de combate ao tráfico internacional de drogas

Publicado


Cáceres/MT – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (6/5) a Operação Grão Branco, para desarticular quadrilha responsável por tráfico internacional de drogas.

Policiais federais cumpriram 110 mandados judiciais, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Entre os mandados, há 38 de prisão e 72 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Cáceres/MT.

A Justiça Federal determinou, também, a busca e apreensão de 10 aeronaves e o sequestro de todos os bens de 103 pessoas físicas e jurídicas investigadas. O valor total de bens sequestrado está sendo apurado.

As investigações tiveram início em janeiro de 2019, quando a Polícia Federal e o Grupo Especial de Fronteira – Gefron de Mato Grosso, apreenderam 495 kg de cocaína no município de Nova Lacerda/MT. No curso da operação, foram realizados mais de 10 flagrantes com apreensão de aproximadamente 4 toneladas de cocaína, aeronaves e veículos utilizados no transporte e a prisão de mais de 20 pessoas envolvidas com o crime

O líder da organização criminosa, já condenado por tráfico de drogas,  encontrava-se foragido da justiça brasileira e controlava toda a logística do transporte da droga a partir de uma mansão em um condomínio de luxo em Santa Cruz de La Sierra – Bolívia, desde a saída da droga daquele país por meio de aeronaves, até o recebimento dela em pistas clandestinas no Brasil, o carregamento em carretas e a entrega em grandes centros do Brasil.

Em 2020, por meio da cooperação internacional com a Polícia Boliviana (CERIAN-Centro Regional de Inteligência Antinarcóticos), o líder foi expulso do país e entregue as autoridades brasileiras, iniciando o cumprimento da pena do crime. Seus familiares e outros integrantes da organização criminosa continuaram a comandar a logística de transporte da droga.

Em razão da complexidade da operação, além da atuação da Polícia Federal, foi necessário o apoio da Força Aérea Brasileira, GEFRON/MT, PRF, PC/MT, PM/MT, PM/MS e PM/SP.

A investigação observa as diretrizes da Polícia Federal no enfrentamento ao tráfico de drogas, que consistem na descapitalização das organizações criminosas, prisão de lideranças e cooperação internacional.

O nome da Operação – GRÃO BRANCO – deve-se ao transporte de grãos (soja, milho) do Estado de Mato Grosso para São Paulo para justificar as viagens das carretas que transportavam a cocaína.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso

[email protected]

(65) 992488987

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia Federal

PF desarticula esquema criminoso voltado à venda de decisões judiciais na Bahia

Publicado


Salvador/BA – A Polícia Federal, atendendo à decisão do Superior Tribunal de Justiça, deflagrou hoje (17/6) a oitava fase da Operação Faroeste. O objetivo é a desarticulação de possível esquema criminoso voltado à venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Nesta manhã foram cumpridos 1 mandado de prisão temporária e 2 mandados de busca e apreensão, na cidade de Barreiras/BA. No caso, o operador do juiz preso na 2ª fase foi flagrado cobrando propina a um escritório de advocacia para custear as despesas do magistrado.

São investigados possíveis crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência.

Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia

Contato: [email protected]

Continue lendo

Polícia Federal

PF e BPFRON estouram depósito com dois veículos carregados com agrotóxicos e cigarros paraguaios

Publicado


Guaíra/PR – Nesta quinta-feira (17/6), durante diligência na zona rural, equipe integrada por policiais federais e policiais militares do BPFRON percebeu movimentação suspeita em vila da região e resolveu acompanhar a movimentação daquele local.  

Ao se aproximar, grande correria se iniciou com os suspeitos empreendendo fuga, pulando muros de residências vizinhas, não sendo localizados.

Ao adentrar na edificação, os policiais perceberam que se tratava de depósito de ilícitos e apreenderam dois veículos carregados com aproximadamente 50 kg de agrotóxicos e 100 caixas de cigarros paraguaios.

Os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Guaíra-PR.

Fazem parte do PROGRAMA V.I.G.I.A. e desta operação interagências equipes da POLÍCIA FEDERAL, BPFRON e BOPE da PMPR, TIGRE e GOA da PCPR, BOPE/PMMS, FORÇA NACIONAL, RECEITA FEDERAL e EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.

Comunicação Social da Polícia Federal em Guaíra/PR

Disque denúncia: (44) 3642-9131

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana