Polícia Federal
PF deflagra a 2ª fase de operação contra fraudes à Previdência Social

Nova Iguaçu/RJ. Na manhã desta quinta-feira, 7/7, a Polícia Federal deflagrou a 2ª fase da Operação Desquite, com o objetivo de desarticular associação criminosa especializada no cometimento de crimes e fraudes contra a Previdência Social.
Na ação de hoje, cerca de 30 policiais federais, com apoio da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista, por meio do Núcleo Estadual – NUINT/RJ, cumprem dois mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal de São João de Meriti/RJ, nas residências dos alvos, na Baixada Fluminense. Além disso, foram decretadas medidas cautelares diversas da prisão, tais como: pedido de arresto/sequestro de bens, bloqueio de contas bancárias e afastamento de sigilos.
As investigações, iniciadas em 2021, apuraram grande esquema criminoso, em que o grupo realizava separações de fato e divórcios fraudulentos de pessoas que eram efetivamente casadas ou que conviviam em união estável, para fins de requerer e obter ilicitamente, em prejuízo do INSS, benefícios assistenciais de prestação continuada ao idoso e ao portador de necessidades especiais (BPC-LOAS). Além disso, para comprovar a falsa separação, comprovantes de residência forjados eram apresentados nos processos concessórios junto ao INSS.
Os integrantes da associação criminosa, em sua maioria advogados e despachantes, atuavam em um escritório de advocacia de fachada, onde realizavam os atendimentos. Os contratos de prestação de serviços advocatícios eram, então, assinados e, mediante cobranças financeiras, realizavam-se os serviços irregulares.
Após a obtenção dos benefícios, os criminosos retinham os cartões magnéticos e senhas dos clientes, assim como os seus dados pessoais e cadastrais junto ao INSS, de modo que permaneciam sacando os benefícios fraudulentos por aproximadamente por um ano, em nome desses clientes.
Até o momento, as investigações indicam um desvio de cerca de R$ 1.6 milhão. Por outro lado, a operação deflagrada hoje evitou um prejuízo aos cofres públicos estimado em R$ 2.2 milhões, considerando a cessação dos pagamentos e a expectativa de vida dos titulares dos benefícios, a partir das Tabelas de Mortalidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em vigor.
Os investigados responderão pelos crimes de estelionato previdenciário, associação criminosa, falsidade ideológica e exercício ilegal da advocacia. As penas somadas ultrapassam a 12 anos de reclusão.
O nome “Desquite” se deve à prática dos criminosos, que se valiam de falsas declarações de separação de fato e divórcio, de pessoas que eram na realidade casadas ou viviam em união estável, para obter ilicitamente o benefício assistencial.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected] | www.gov.br/pf
(21) 2203-4404 / 4405 / 4406 / 4407
Fonte: Polícia Federal


Polícia Federal
Polícia Federal deflagra segunda fase de operação que investiga grupo de extermínio no Estado do Tocantins

Palmas/TO – A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (10/8), com apoio da Polícia Civil/TO, a Operação COVID-38, em continuação aos trabalhos efetuados na Operação Caninana, visando desarticular organização criminosa responsável por vários homicídios ocorridos no dia 07/03/2020 na capital do Estado.
Cerca de 12 policiais federais cumpriram dois mandados de prisão preventiva na cidade Palmas/TO.
Durante as investigações da denominada Operação Caninana, verificou-se que no dia 27/03/2020, cinco pessoas foram mortas com indícios de execução nos bairros de União Sul e Jardim Aureny I. Foi apurado do transcorrer das investigações que um grupo criminoso formado por Policiais Civis/TO monitorava a saída de pessoas recém egressas do sistema prisional e as executavam de forma planejada.
O cumprimento de todas as ordens judiciais pela Polícia Federal foi acompanhado por equipes da Corregedoria da Polícia Civil/TO.
O nome da operação faz referência a como o grupo identificava a sua atividade no período da pandemia da COVID19, segundo análise de material apreendido no bojo da operação.
A Polícia Federal agradece todo apoio prestado pela Polícia Civil do Estado do Tocantins durante as investigações e na deflagração da presente operação, reafirmando o compromisso das instituições com a integração, cooperação mútua e o combate ao crime organizado no Estado do Tocantins.
Comunicação Social da Polícia Federal no Tocantins
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
Polícia Federal
PF apreende 180 kg de cocaína, um fuzil e mais de 5 mil munições, no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro/RJ – Na tarde desta quarta-feira, 10/8, a Polícia Federal apreendeu cerca de 180 kg de cocaína, um fuzil de assalto calibre 5.56 e aproximadamente 5.700 munições de AK47 (calibre 7.62x39mm).
A abordagem realizada pelos policiais federais ocorreu no bairro da Penha, Rio de Janeiro. Na ocasião, os policiais abordaram um caminhão logo após a sua saída de um depósito e localizaram a carga ocultada no interior de 12 caixas, cujo material, supostamente, seria argamassa impermeabilizante.
O motorista e seu ajudante serão ouvidos na Superintendência da Policia Federal no Rio de Janeiro e a carga, apreendida.
A quantidade exata do material está sendo contabilizada e a investigação para identificação dos responsáveis pela remessa da carga prosseguirá na PF.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected] | www.gov.br/pf
(21) 2203-4404 / 4405 / 4406 / 4407
Fonte: Polícia Federal
-
Política MT04/08/2022 - 08:00
Mauro segue na liderança com 42,8%; Márcia Pinheiro é apontada na Percent como o melhor nome da oposição
-
Política MT06/08/2022 - 18:00
PSD oficializa candidatos para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa em Mato Grosso; veja lista
-
Política MT04/08/2022 - 07:00
Lula cresce 10 pontos e reduz diferença contra Bolsonaro; Percent mostra presidente com 44% e petista vai a 33% em MT
-
Política MT05/08/2022 - 21:05
Em convenção, União Brasil define chapas e projeta eleger 4 deputados estaduais e 2 federais; veja nomes
-
Entretenimento04/08/2022 - 08:55
Quem é o ator bolsonarista com emprego garantido na Globo
-
Política MT04/08/2022 - 17:30
Em convenção partidária, MDB fecha apoio à reeleição de Mauro Mendes e libera filiados para o Senado
-
Entretenimento05/08/2022 - 06:15
Humorista, escritor e apresentador de TV, Jô Soares morre aos 84 anos em São Paulo
-
Entretenimento06/08/2022 - 08:35
Yasmin Brunet sensualiza em frente à parede com brinquedos