conecte-se conosco


Polícia Federal

PF combate mineração ilegal em Minas Gerais

Publicado


.

Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 17/6, a Operação PEDRA LASCADA, para combater usurpação de bem da União e crime ambiental.  Os envolvidos atuavam no mercado de mineral conhecido como Pedra Lagoa Santa. 

Por se tratar de investigados contumazes nesses tipos de crime, as investigações remontam a 2016, havendo diversos inquéritos policiais relacionados. Com provas robustecidas, a PF representou por buscas e apreensões que resultaram em quatro mandados expedidos pela Justiça Federal em Sete Lagoas/MG, hoje cumpridos nas cidades mineiras de Pedro Leopoldo e Funilândia.

Um efetivo de 22 policiais federais participou da ação, que derivou na arrecadação, para posterior análise, de documentos de compra e venda de pedras e na apreensão de cerca de nove metros cúbicos de pedras já prontas para a venda, o que equivale a um dia de comercialização ordinária do grupo. 

A lavra ilegal de jazida mineral acarreta no cometimento de crime de usurpação de bem da União, apenado com até cinco anos de detenção, e de crime ambiental, apenado com até um ano de detenção. Pela configuração de associação criminosa, os investigados ainda estão sujeitos a até três anos de reclusão, caso sejam condenados.

Os policiais conduziram um homem até a sede da PF em Belo Horizonte, flagrado na posse das pedras já beneficiadas para o comércio.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais
[email protected] | www.pf.gov.br
Contato: (31) 3330-5270

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia Federal

PF combate lavagem de dinheiro no Distrito Federal e em Goiás

Publicado


Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (22/1) a Operação Gravame, com o objetivo de coletar provas acerca de possível crime de lavagem de dinheiro cometido por servidor público e por terceiros a ele associados, tendo por base eventuais crimes antecedentes de corrupção passiva, sonegação fiscal ou outros crimes contra a Administração Pública.

Policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de contas-bancárias, veículos e imóveis dos investigados em Brasília/DF e na Cidade Ocidental/GO, expedidos pela 12 ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal. A Justiça Federal também determinou o afastamento preventivo do servidor público suspeito de suas funções pelo prazo inicial de 30 dias.

As investigações criminais foram iniciadas no ano de 2020, a partir de apurações provenientes da Controladoria Geral da União – CGU e da Subsecretaria de Conformidade e Integridade – SCI do Ministério da Infraestrutura, e demonstram que o servidor suspeito apresentou crescimento patrimonial incompatível com sua renda, bem como a realização de gastos incompatíveis com sua remuneração.

Os dados e informações já obtidos também apontam para a possível utilização de parentes na lavagem de ativos, bem como a construção de uma casa de luxo e aquisição de veículos com os valores não declarados.

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal no DF

Contato: (61) 2024-7557

[email protected]

Continue lendo

Polícia Federal

PF incinera 375 kg de substâncias entorpecentes no Rio Grande do Norte

Publicado


Natal/RN – A Polícia Federal, com a devida autorização da Justiça, incinerou na quinta-feira, 21/1, no alto-forno de uma usina na Zona Rural de Arês, Região Metropolitana de Natal, aproximadamente 375 kg de substâncias entorpecentes, sendo 136,6 kg de maconha e 238,4 kg de cocaína, além de malas e outros petrechos utilizados para acondicionar as drogas.

O montante destruído é parte das apreensões realizadas nos anos de 2015 e 2020, nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Natal.

O trabalho de incineração foi acompanhado pelo promotor de Justiça e fiscais da Vigilância Sanitária.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Norte

Fone: (84) 3204.5588

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana