conecte-se conosco


Polícia Federal

PF combate crimes ambienteis em Rondônia

Publicado

Ji-Paraná/RO – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (20), a Operação Primula, visando o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva, 11 mandados de busca e apreensão e uma medida cautelar diversa da prisão, consistente na proibição em manter contato entre os investigados. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal da Justiça Federal de Ji-Paraná.

O inquérito policial foi instaurado em 2018 com o objetivo de apurar a existência de grupo criminoso organizado, responsável por invadir, lotear e desmatar uma extensa área pertencente à União – Projeto de Assentamento Margarida Alves.

Desde o início das investigações, foram realizados vários flagrantes de extração ilícita de madeira na área citada, gerando vários inquéritos policiais. Na maioria dos casos, após a extração da madeira do local, ela era transportada e comercializada por pessoas ligadas diretamente à organização criminosa.

Constatou-se, ainda, um grande avanço na degradação ambiental na área e entorno dos acampamentos montados pelos invasores do assentamento, sendo perceptível que o propósito do grupo criminoso seria desmatar e extrair grande quantidade de madeira e lucrar com essa atividade criminosa, o que causa grave dano ao meio ambiente.

As investigações demostraram também que os líderes do grupo criminoso se valem de uma cooperativa para realizar o cadastramento das famílias, demarcação de lotes e recolhimento dos valores das vendas ilegais dos lotes, fomentando a manutenção dos invasores no local.

O nome da operação refere-se à tradução do nome Margarida para o latim, em referência ao nome do Projeto de Assentamento de responsabilidade da União.

Estão sendo empregados na operação 50 policiais federais.

Na medida de suas participações, os investigados responderão pelos crimes de estelionato, invasão de terras públicas, dano à unidade de conservação, desmate ou degradação de floresta em terra pública e organização criminosa.

Os investigados presos, após serem interrogados, serão encaminhados ao Presídio Central da cidade de Ji-Paraná, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia/RO

Contato (69) 3216-6242

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia Federal

Polícia Federal investiga candidato que teria utilizado celular no Enem

Publicado


Belém/PA – A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (02/12) um mandado de busca e apreensão na residência de um candidato que teria utilizado aparelho celular durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no último domingo (28/11). O mandado, determinado pela 3ª Vara Federal Criminal de Belém/PA, foi cumprido na capital do Pará.

Durante a realização da prova, no município de Benevides/PA, o candidato teria tentado obter auxílio de um professor para conseguir respostas de questões por meio do aparelho celular. A tentativa de fraude foi detectada e impedida, e os suspeitos identificados. A investigação, realizada com celeridade, contou com o auxílio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

No cumprimento da ordem judicial foram coletados elementos de prova que confirmam a tentativa de obter vantagem indevida no certame. A Polícia Federal prosseguirá nas investigações a fim de verificar a eventual participação de outros indivíduos na tentativa de fraude.

Os envolvidos poderão responder pelo crime de fraude em certames de interesse público, cuja pena pode chegar a quatro anos de prisão.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
(91) 98586.5044
[email protected]

Continue lendo

Polícia Federal

Polícia Federal realizará, em Cuiabá, o seu 52º leilão de veículos oficiais

Publicado


Cuiabá/MT – A Superintendência de Polícia Federal em Cuiabá/MT, realizará o quinquagésimo segundo leilão, tipo maior lance, para a venda de veículos oficiais de seu patrimônio, que ocorrerá no próximo dia 7 de dezembro de 2021, às 14h (horário oficial de Brasília), 13h (horário oficial de Cuiabá/MT). O leilão será on-line pelo site do leiloeiro oficial www.danielgarcialeiloes.com.br.

O Leilão é mais uma iniciativa que busca novos investimentos para reaparelhamento da PF com novos equipamentos e viaturas para oferecer melhores serviços à sociedade.

Serão oferecidos 38 lotes de veículos, dentre: MITSUBISHI/L200, FORD/FOCUS, TOYOTA/COROLLA, FIAT/PALIO WEEKEND, RENAULT/MASTER, GM/ASTRA, entre outros. Todos os bens são do acervo da Polícia Federal e poderão ser visitados, mediante agendamento prévio  com o escritório do Leiloeiro, pelos telefones 0800 – 2787431 e (61) 99993-7395, nos dias 5 e 6 (domingo e segunda feira) de dezembro de 2021, das 9h às 17h (horário oficial de Cuiabá/MT), na Superintendência de Polícia Federal em Cuiabá, Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 1.205, Bairro Baú, CEP: 78.008-902.

O Edital completo do leilão e as fotos dos lotes se encontram à disposição no site:  www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/leiloes e www.danielgarcialeiloes.com.br; Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail: [email protected], [email protected] ou por meio dos telefones (65) 3927-9323,  0800 -2787431 e (61) 99993-7395.

Comunicação Social da Polícia Federal no Mato Grosso

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana