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Peugeot 3008 renovado aposta no visual e mantém motor 1.6 turbo

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Peugeot 3008: versão renovada do SUV passa a ter frente reestilizada entre as principais novidades
Cauê Lira/iG Carros

Peugeot 3008: versão renovada do SUV passa a ter frente reestilizada entre as principais novidades

O Peugeot 3008 foi eleito o Carro do Ano de 2017 pela imprensa europeia, um dos maiores prêmios da indústria automotiva mundial. Como um jogador prestigiado que chega a um novo clube cheio de expectativas, ele veio ao Brasil no mesmo ano com a esperança de elevar o faturamento da marca francesa no segmento médio. 

A vida não foi fácil para o SUV francês. Assim que o Peugeot 3008 desembarcou, novos rivais também chegaram para esquentar a briga do segmento que mais cresce no Brasil. Em 2021, a marca quer dar a volta por cima com o lançamento de sua reestilização.

O que mudou?

As mudanças mais expressivas estão na dianteira, onde o Peugeot 3008 ganhou novos faróis em LED, grade frontal remodelada com design sem moldura e o nome do veículo no limite do capô.

Apenas os mais detalhistas vão sacar a única mudança na parte traseira, onde a Peugeot modificou o desenho dos LEDs nas lanternas. A atualização também foi econômica na silhueta, pois o SUV francês mantém exatamente as mesmas rodas que foram lançadas em 2017.

Particularmente, considero isso uma bola fora da Peugeot. Um novo desenho nas rodas poderia adicionar ainda mais frescor ao modelo renovado . No catálogo europeu, a marca disponibiliza três opções, sendo uma delas na tonalidade preto brilhante.

Por dentro, as mudanças são ainda mais discretas. A central multimídia de oito polegadas passa a ser de dez nas versões mais caras. Ele também ganha um novo seletor de modo de condução com três opções (conforto, econômico e esportivo) e massageadores.

O cluster continua sendo 100% digital, assim como o volante mantém o padrão de base achatada que contribui para sua ótima dirigibilidade. Não sou fã de comandos do ar-condicionado integrados à central multimídia, que cobrem as informações do GPS quando o motorista aumenta a intensidade do vento ou altera a temperatura. 

Você viu?

É interessante notar como o Peugeot 3008 tenta se distanciar do caráter de SUV. Enquanto o Jeep Compass aposta em uma pegada aventureira e o VW Tiguan foca na esportividade, o SUV francês entrega um conjunto mais sofisticado. 

Dirigibilidade

Peugeot 3008 vem com interior arrojado e passa a ter uma nova tela da central multimídia e acabamento ainda mais caprichado
Divulgação

Peugeot 3008 vem com interior arrojado e passa a ter uma nova tela da central multimídia e acabamento ainda mais caprichado

O motor é o mesmo 1.6 THP que você já conhece em todos os outros modelos da PSA no Brasil, rendendo 165 cv a 6.000 rpm e bons 24,5 kgfm entre 1.400 a 4.000 rpm. Isso significa que o 3008 disponibilizará sua força em toda a faixa útil de rotação, garantindo mais agilidade na cidade.

Apesar de ser turbo com injeção direta e bem silencioso, a PSA já conta com opções mais modernas na Europa – entre elas, o novo 1.6 Puretech que passa de 200 cv.

O câmbio de seis marchas tem relações longas e funciona bem com o motor, com boa dose de força desde as primeiras marcações do contagiros. Mas ainda fico com a impressão de que o 3008 poderia ser mais econômico na cidade. De acordo com o Inmetro, o utilitário é capaz de marcar 9,8 km/l em circuito urbano e 12,1 km/l na estrada, com gasolina.

Há espaço suficiente para quatro adultos e uma criança viajarem com conforto, tanto para os joelhos quanto para os ombros. O porta-malas tem bons 520 litros de capacidade, o que dá para levar a bagagem de cinco ocupantes.

Conclusão

As mudanças do Peugeot 3008 são muito discretas para afirmarmos que o modelo irá decolar nas vendas em 2021. A Volkswagen já sinalizou a intenção de descontinuar as versões de cinco lugares do Tiguan Allspace quando sua reestilização for lançada no Brasil. Pode ser que isso signifique um rival a menos para o 3008.

Resta saber como a Peugeot tentará vencer o preconceito e incorporar antigos donos de Tiguan entre seus clientes. Estamos ansiosos pelos próximos episódios.

Ficha técnica

Motor: 1.6, quatro cilindros, turbo, gasolina Potência: 165 cv a 6.000 rpm Torque: 25,5 kgfm a  1.400 rpm Transmissão:  Automático, 6 marchas, tração dianteira Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção na traseira Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira Pneus: 235/50 R19 Dimensões: 4,44 m (comprimento) / 1,91 m (largura) / 1,63 m (altura), 2,68 m (entre-eixos) Tanque : 53 litros Porta-malas: 520 litros Consumo: 9,4 km/l (cidade) /9,6 km/l (estrada) com gasolina 0 a 100 km/h: 8,9 segundos Vel. Max: 206 km/h

Fonte: IG CARROS

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Veja 5 carros nacionais que são réplicas de modelos europeus

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Esportivos clássicos europeus são caros até mesmo para os brasileiros mais abastados. Some isso à proibição das importações até a década de 90 e teremos um cenário repleto de cópias para aqueles que querem se diferenciar no trânsito.

Partindo disso, a reportagem do iG Carros relembra 5 esportivos brasileiros que na verdade são cópias de modelos europeus. Acompanhe a lista.

1 – Chamonix 550 Spyder

Chamonix 550 Spyder era réplica do Porsche 550; tinha motor 2.0 da Volkswagen
Garagem do Bellote

Chamonix 550 Spyder era réplica do Porsche 550; tinha motor 2.0 da Volkswagen

A Chamonix foi criada em 1987 para produzir réplicas de modelos clássicos da Porsche . Diferentemente do que muitos pensam, a empresa era autorizada pela matriz alemã a produzir réplicas para abastecer não apenas o mercado brasileiro, como também países vizinhos. O mais lembrado é o Chamonix 550 Spyder , réplica do Porsche 550 .

O modelo traz carroceria de fibra de vidro, chassi tubular e motor Volkswagen da família AP, capaz de desenvolver aproximadamente 120 cv de potência. Já o Porsche 550 foi produzido até 1956 e tinha motor 1.5 de 110 cv de potência. Para sua época, era um foguetinho.

2 – MP Lafer

Antes de produzir móveis, a Lafer teve uma réplica do MG TD no Brasil
Garagem do Bellote

Antes de produzir móveis, a Lafer teve uma réplica do MG TD no Brasil

Em 1974, a Lafer decidiu começar a produzir réplicas do modelo inglês MG TD para o mercado brasileiro. Assim como vários carros ‘fora de série’ de sua época, era repleto de componentes de modelos da Volkswagen . O próprio motor 1.600 era utilizado no Fusca e na Variant .

Estima-se que cerca de 4,3 mil unidades do MP Lafer foram produzidas entre 1974 e 1990. Desde seu último ano de produção, a empresa passou a focar na produção de móveis para residências e escritórios, atividade em que segue atuando até os dias de hoje. 

3 – Fera XK

Fera XK era o Jaguar XK 120 que o brasileiro podia comprar; tinha motor de Chevrolet Silverado
Garagem do Bellote

Fera XK era o Jaguar XK 120 que o brasileiro podia comprar; tinha motor de Chevrolet Silverado

Quem procura um carro super-exclusivo pode se dar bem com o Fera XK , réplica fiel do Jaguar XK 120 . Ele era produzido com motor seis cilindros da Chevrolet Silverado (desenvolvendo 138 cv de potência), suspensão de Opala e câmbio de cinco marchas do Omega.

O modelo é extremamente raro no mercado de carros clássicos, onde uma unidade em bom estado pode passar de R$ 130 mil.

4 – Phoenix

A restauradora Phoenix chegou a produzir réplicas do Mercedes 280 SL Pagoda em meados de 1970. Ele tinha motor de seis cilindros do Opala, câmbio manual de quatro marchas e espaço para dois ocupantes.

Atualmente, o Phoenix Studio foca apenas na restauração de modelos clássicos, como os poucos Cadillac antigos que rodam no Brasil. 

5 – L’AutoCraft

L'Autocraft era réplica do Alfa Romeo P3 da década de 1930
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L’Autocraft era réplica do Alfa Romeo P3 da década de 1930

Outro modelo que chamou atenção no Brasil dos anos 80 foi o L’autocraft , produzido na Barra do Piraí (RJ). Além de réplicas de Alfa Romeo , Dimo, Ford 1929 e Bugatti, a marca se destacou no segmento dos buggys.

Assim como várias outras pequenas produtoras de modelos fora de série, a L’AutoCraft não resistiu à abertura das importações em 1990. Encerrou suas atividades em 1997.

Fonte: IG CARROS

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Anulados mais de 126 mil processos com mais de 20 pontos na CNH

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Os motoristas que ainda não receberam o aviso de cancelamento podem acompanhar por meio dos canais digitais
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Os motoristas que ainda não receberam o aviso de cancelamento podem acompanhar por meio dos canais digitais

O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran.SP) anula 126.957 mil processos de suspensão do direito de dirigir de motoristas que tinham 20 pontos ou mais na CNH que estavam aguardando julgamento e que não se enquadravam na determinação do novo Código Brasileiro de Trânsito (CTB).


Em vigor desde o dia 12 de abril deste ano, o novo CTB estabelece novas regras que passaram para 20 pontos no período de 12 meses, com duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos com uma infração gravíssima e 40 pontos sem nenhuma infração gravíssima ou se o condutor exercer atividade remunerada.

Vale lembrar que antes da medida, até março de 2021, o limite da pontuação para infrações de trânsito que geravam a suspensão da CNH era de 20 pontos.

De acordo com Raul Vicentini, Diretor de Habilitação do Detran.SP, a pessoa não precisa ir a uma unidade do Poupatempo ou Detran solicitar o cancelamento porque isso já foi feito automaticamente pelo sistema, e que não caia em golpes de profissionais que estão oferecendo auxílio para efetuar a suspensão junto ao Departamento.

O condutor será comunicado via Correio sobre a decisão. Os motoristas que ainda não receberam a carta encaminhada pelo Detran.SP podem consultar o andamento por meio dos canais digitais –  www.detran.sp.gov.br.

Vale reforçar que os novos limites de pontos na CNH já estão sendo aplicados pelo Detran , conforme determina o novo Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

Fonte: IG CARROS

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