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Peugeot 3008 GT-Pack: o injustiçado

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Peugeot 3008 ganha novo design na linha 2022; destaque para os faróis redesenhados e a nova grade 'frameless'
Cauê Lira/iG Carros

Peugeot 3008 ganha novo design na linha 2022; destaque para os faróis redesenhados e a nova grade ‘frameless’

O Peugeot 3008 foi eleito o Carro do Ano de 2017 pela imprensa especializada europeia. O bom desempenho nas vendas corrobora com a avaliação da mídia automotiva, uma vez que o SUV médio foi líder de mercado na França e obteve ótimos resultados em outros países. No Brasil, a situação sempre foi mais complicada.

Em 2018, a Peugeot emplacou 2,8 mil unidades do 3008. Este foi o melhor resultado do SUV médio no Brasil, que ficou atrás de Kia Sportage , VW Tiguan e Hyundai Tucson . Pessoalmente, sempre considerei o modelo um dos melhores da categoria, ainda que o desempenho nas lojas seja discreto. A seguir, vamos entender os motivos.

Estilo

Gosto é uma questão pessoal, mas é inegável que o Peugeot 3008 continua sendo um dos SUVs mais bonitos da categoria. A parte que mais chama atenção é a grade frontal no padrão ‘frameless’, que traz a tonalidade black piano. Com os faróis full-LED acesos, o modelo parece ter encontrado a intersecção perfeita entre esportividade e sofisticação.

As mudanças na traseira são mais discretas, pois a Peugeot apenas alterou o padrão das fitas de LED nas lanternas. Mas de qualquer forma, o SUV continua sendo bem resolvido no design, chamando muita atenção na rua. Para o novo 3008 , todas as semanas são um ‘fashion week’.

A Peugeot decidiu manter as rodas antigas no 3008 renovado . Particularmente, considero isso uma bola fora, pois um novo desenho nas rodas poderia adicionar ainda mais frescor. No catálogo europeu, a marca disponibiliza três opções, sendo uma delas na tonalidade preto brilhante.

O interior é basicamente o mesmo do modelo lançado em 2017. A única mudança fica por conta do seletor de modo de condução , que passa a ter um botão no console. Destaque para os materiais de ótima qualidade na composição do painel.

Equipamentos

No pacote de segurança, o Peugeot 3008 traz seis airbags (frontais, laterais e cortina), assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência.

Algumas escolhas da Peugeot são difíceis de entender. Ambos os bancos dianteiros contam com massageadores, mas apenas o do motorista traz ajustes elétricos. Da mesma forma, falta uma “porta” para cobrir o celular que estiver no carregador por indução no fim do console.

O ar-condicionado integrado à central multimídia é de duas zonas, com uma saída para o banco traseiro. Apesar desse arranjo colaborar para um estilo mais minimalista no painel, acaba deixando os controles climáticos menos práticos e acessíveis.

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Dirigibilidade

Dá para cravar que a ergonomia do Peugeot 3008 é a melhor da categoria. O volante multifuncional é pequeno e tem formato retangular que remete aos carros da Fórmula 1 . Para melhorar a experiência, o motorista enxerga o cluster por cima dele.

O motor é o mesmo 1.6 THP que você já conhece em todos os outros modelos da PSA no Brasil, rendendo 165 cv a 6.000 rpm e bons 24,5 kgfm entre 1.400 a 4.000 rpm. Isso significa que o 3008 disponibilizará sua força em toda a faixa útil de rotação, garantindo mais agilidade na cidade.

Apesar de ser turbo com injeção direta e bem silencioso, a PSA já conta com opções mais modernas na Europa – entre elas, o novo 1.6 Puretech que passa de 200 cv.

O câmbio de seis marchas tem relações longas e funciona bem com o motor, com boa dose de força desde as primeiras marcações do contagiros. Mas ainda fico com a impressão de que o 3008 poderia ser mais econômico na cidade. De acordo com o Inmetro, o utilitário esportivo é capaz de marcar 9,8 km/l em circuito urbano e 12,1 km/l na estrada, com gasolina.

Há espaço suficiente para quatro adultos e uma criança viajarem com conforto, tanto para os joelhos quanto para os ombros. O porta-malas tem bons 520 litros de capacidade, o que dá para levar a bagagem de cinco ocupantes.

Conclusão

O interior do Peugeot 3008 traz inspirações de 'teclas de piano' nos botões do painel, iluminado por filete de luz
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O interior do Peugeot 3008 traz inspirações de ‘teclas de piano’ nos botões do painel, iluminado por filete de luz

Apesar de ser um dos melhores SUVs da categoria, o Peugeot 3008 dificilmente conseguirá virar o jogo e aumentar seu volume de vendas no Brasil por R$ 269.990. Para piorar a situação, a Volkswagen já prepara o lançamento do Tiguan renovado para o segundo semestre de 2021.

Vale lembrar que a Peugeot está passando por um processo de reestruturação no Brasil. Desde a  fusão do grupo francês com a Fiat-Chrysler Automobiles no começo de 2021, muitas concessionárias estão sendo integradas umas às outras para aproximar o grupo. Acostume-se a ver lojas de Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën lado a lado.

Além disso, a marca está reformulando sua direção-geral no Brasil. O ano de 2021 promete ser bem turbulento para Peugeot e Citroën durante a integração com a Stellantis, mas dias melhores virão.

Ficha técnica Motor: 1.6, quatro cilindros, turbo, gasolina Potência: 165 cv a 6.000 rpm Torque: 25,5 kgfm a  1.400 rpm Transmissão:  Automático, 6 marchas, tração dianteira Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção na traseira Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira Pneus: 235/50 R19 Dimensões: 4,44 m (comprimento) / 1,91 m (largura) / 1,63 m (altura), 2,68 m (entre-eixos) Tanque : 53 litros Porta-malas: 520 litros Consumo: 9,4 km/l (cidade) /9,6 km/l (estrada) com gasolina 0 a 100 km/h: 8,9 segundos Vel. Max: 206 km/h

Fonte: IG CARROS

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Hyundai Creta 2022 quer voltar a ser líder na versão 1.0 Platinum

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Hyundai Creta Platinum 1.0: visual recebeu mudanças em relação à versão coreana, mas continuou controverso
Cauê Lira/iG Carros

Hyundai Creta Platinum 1.0: visual recebeu mudanças em relação à versão coreana, mas continuou controverso

Entre todos os carros de imprensa que guiei neste ano, o Hyundai Creta 2022 foi um dos que causou mais curiosidade nas pessoas. Ele chega às lojas nas versões Comfort 1.0 (R$ 107.490), Limited 1.0 (R$ 120.490), Platinum 1.0 (R$ 135.490) e Ultimate 2.0 (R$ 147.990), contando ainda com a versão Action 1.6 (R$ 94.690) que mantém o visual antigo.

Foi justamente neste ponto que a Hyundai mais investiu. Podemos dizer que o Creta 2022 teve uma das reestilizações mais profundas dos últimos anos, atualizando não apenas o design da dianteira e da traseira, como também o interior. 

O Creta ainda é montado sob a plataforma GB, a mesma que equipou o sedã  Elantra por muitos anos. O visual traz inspirações claras do Palisade , SUV de grande porte que faz sucesso nos Estados Unidos. 

Os faróis dianteiros passam a ser divididos com uma parte maior abaixo e um filete mais estreito acima, em um arranjo inaugurado pela Fiat Toro no Brasil. O mais interessante é que este padrão continua na traseira.

O interior também está diferente, trazendo um ar mais sofisticado. Destaque para a central multimídia de 10,25 polegadas, a maior da categoria, e o novo seletor de modo de condução com quatro opções: econômico, normal, personalizado e esportivo.

Motores

Versão com motor 1.0 turbo, com injeção direta, mostrou-se ágil o suficiente no dia a dia, tanto na cidade quanto na estrada
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Versão com motor 1.0 turbo, com injeção direta, mostrou-se ágil o suficiente no dia a dia, tanto na cidade quanto na estrada

Na linha 2022, os motores do Creta estão dispostos da seguinte forma. A versão Action sem facelift mantém o motor 1.6 aspirado de 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Os modelos Comfort , Limited e Platinum contam com o motor 1.0 turbo GDi de 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque.

Quem olha para os números sem enxergar o contexto pode imaginar que o Creta regrediu ao apostar em um motor de apenas um litro de cilindrada com potência declarada em níveis inferiores. Mas a verdade é que o SUV nunca esteve tão bom de andar.

O antigo motor 1.6 desenvolve seus 16,5 kgfm de torque em 4.500 rotações, enquanto o motor 1.0 turbo precisa de apenas 1.500 rotações para entregar o torque cheio de 17,5 kgfm de torque. Sendo assim, temos um SUV muito mais ágil  aos comandos do motorista no pedal, além de ter ficado mais eficiente.

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Com o novo 1.0 turbo, o SUV ficou muito mais espertinho para encarar subidas e saídas de semáforo. O grande destaque fica por conta do câmbio automático de seis marchas , que tem trocas suaves e inteligentes, de acordo com o modo de condução escolhido pelo motorista.

O casamento entre o motor 1.0 turbo e o câmbio é feliz, proporcionando bom desempenho para a versão. O consumo, segundo o Inmetro, é de 8,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada com etanol, além de marcar 11,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

A versão mais cara do Creta, a Ultimate , mantém o motor 2.0 aspirado, que ganhou 1 cv na comparação com o modelo anterior. Agora são 167 cv de potência a 6.200 rpm e 20,5 kgfm de torque a 4.700 rpm, com câmbio automático de seis marchas. Em algumas semanas, teremos essa versão em nossa garagem para um veredito sobre ela.

Conforto

Interior do novo Creta representa a principal evolução do modelo, que ficou com aspecto mais requintado e moderno
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Interior do novo Creta representa a principal evolução do modelo, que ficou com aspecto mais requintado e moderno

O Creta Platinium ainda conta com várias câmeras espalhadas pela carroceria, que formam uma visualização 360° na central multimídia. Trata-se de um ótimo recurso para evitar ‘raladas’ indesejadas no estacionamento do prédio.

O porta-malas que antes tinha 431 litros agora passa a ter 422. Isso porque os engenheiros optaram por recuar o banco traseiro e dar mais espaço para os joelhos.

Veredito

O Hyundai Creta quer voltar à liderança do segmento, posto que atingiu em 2018 ao superar o Honda HR-V por mil unidades nas vendas. Em 2022 também terá que enfrentar o novo SUV compacto da Honda.

Apesar da polêmica a respeito do visual – principalmente pelo formato dos faróis dianteiros – o modelo renovado deve repetir a história do HB20 e performar bem nas concessionárias. Vale lembrar que o hatch também sofreu críticas pelo visual ao ser lançado em 2019, mas foi o carro mais vendido do Brasil em setembro de 2021.

Hyundai Creta Platinum Motor: 1.0, turbo, flex Potência: 120 cv a 6.000 rpm Torque: 17,5 kgfm a 1.500 rpm Transmissão: automática, seis marchas Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira) Freios: discos ventilados (dianteira), discos sólidos (traseira) Proporções: 4,30 metros (comprimento), 1,79 m (largura), 1,63 m (altura), 2.61 m (entre-eixos) Pneus: 215/60 R17 Porta-malas: 422 litros Consumo etanol: 8,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada Consumo gasolina: 11,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada

Fonte: IG CARROS

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Toyota lança Hilux GR Sport no Japão antes da picape chegar ao Brasil

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Toyota GR Sport terá entre as rivais a Chevrolet S10 Z71, que chegará às lojas da GM em novembro próximo
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Toyota GR Sport terá entre as rivais a Chevrolet S10 Z71, que chegará às lojas da GM em novembro próximo

Após dois meses da Toyota ter apresentado na Tailândia a nova geração da picape Hilux GR-Sport, agora foi a vez do Japão anunciar a sua versão assinada pela Gazoo Racing que ao contrário da versão tailandesa, a japonesa está mais sútil, sem adesivos.

Na parte frontal, a nova Hilux GR Sport conta com para-choque diferenciado e pintado na cor da carroceria e com entrada de ar inferior mais larga e a grade com o nome “Toyota”.

Outra diferença está nos estribos e rodas de 18 polegadas duas tonalidades em dois tons – que cobrem pinças de freios vermelhas e retrovisores externos com pintura escurecida.

Na parte interna, que também ganhou pouca notoriedade em relação à versão convencional o que se destaca são: painel de instrumentos com detalhes em vermelho, forrações dos bancos e volante com couro e costura vermelha, apoios de cabeça com o logo GR Sport.

Para o mercado japonês, o novo Hilux GR-Sport tem o motor 2.4 turbodiesel de apenas 150 cv. Na Tailândia, ele usa o turbodiesel 2.8 de 204 cv.

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E no Brasil?

Projeção da Chevrolet S10 Z71 que chega no mês que vem e que será rival da Toyota Hilux GR-Sport
Projeção: Kleber Silva

Projeção da Chevrolet S10 Z71 que chega no mês que vem e que será rival da Toyota Hilux GR-Sport

Como o utilitário atende ao mercado global, por aqui o a Toyota Hilux GR Sport virá da Argentina que mantém livre acordo de comercio de bens automotivos. Ainda não há informações oficiais sobre a previsão de chegada, mas espera-se que o modelo desembarque já no início do ano que vem.

Entre as principais rivais com apelo esportivo a picape da marca japonesa terá a Chevrolet S10 Z71 , que começa a chegar às lojas em novembro. Além dela há também a Nissan Frontier X-Gear , que já está disponível no mercado brasileiro, trazida da Argentina. E a  Ford Ranger Storm , que começou as er vendida no Brasil desde 2020.


Fonte: IG CARROS

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