Economia
Petrobras estuda aumento na produção de combustíveis

Embora esteja vendendo parte de suas refinarias, a Petrobras planeja aumentar os investimentos no segmento para ampliar a oferta de combustíveis no país.
Recentemente, a companhia anunciou que vai aplicar US$ 458 milhões (cerca de R$ 2,2 bilhões) na ampliação da Refinaria de Paulínia (Replan), em São Paulo, para elevar a produção de diesel nos próximos anos.
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Na lista, está ainda a Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, que terá a construção da segunda unidade de produção de diesel mesmo estando à venda.
Elza Kallas, gerente executiva de Refino da Petrobras, disse ao GLOBO que o projeto será realizado “independentemente de o desinvestimento acontecer ou não”.
Não dá para ter ‘só filé’
No entanto, a produção de diesel não vai aumentar imediatamente, explica Elza. O país corre risco de desabastecimento de diesel no segundo semestre, mas a estatal não consegue ampliar a produção só de um determinado combustível. Para obter um derivado de petróleo, outros são produzidos no mesmo processo e é preciso resolver complexa equação logística e comercial antes de passar a processar mais barris, diz a técnica: “Você não consegue pegar o boi e ter só filé mignon. Tem que produzir a picanha, a costela etc. Quando você coloca o petróleo na unidade de refino, vai produzir tudo, como GLP e óleo combustível. Tem uma questão de armazenagem, e o mercado não consome tudo o que é produzido. O refino trabalha com a área logística e comercial e busca desengargalar o sistema. Você não consegue produzir uma cesta final de produção com prejuízo. Tem que fazer uma cesta economicamente viável, e é essa conta que às vezes não se entende.”
Segundo Elza, o investimento na Replan, a maior produtora de diesel do Brasil, é o maior num projeto individual desde 2018. Entre os planos da estatal está a ampliação da produção do chamado diesel S10, menos poluente em relação ao S500, que é mais usado no interior e mais poluente.
“Há uma projeção de que até o fim de 2025 no Brasil a gente não tenha mais consumo de S500. É uma evolução. Outras unidades têm projetos em andamento. Na Revap, em São José dos Campos (SP), estamos fazendo modificação tecnológica para, em 2023, conseguir produzir S10. A Reduc, em Duque de Caxias (RJ), também passa por adequação.”
As duas unidades estão recebendo investimentos de US$ 83 milhões (R$ 396 milhões). Além disso, há o investimento para ampliação da produção de diesel na refinaria de Pernambuco, para a qual a Petrobras não achou comprador.
“Na Rnest, estamos planejando, e está em avaliação ainda, partir o segundo trem (unidade) de produção. Com isso, a gente dobra a capacidade dessa refinaria (elevando a capacidade de produção de diesel S-10 em 95 mil barris por dia). A previsão para entrar em construção é depois de 2024. Até lá são várias etapas como as fases conceitual, projeto básico e detalhamento. E aí entra na fase de definição e assinatura de contrato com construção e montagem. É o que tem que ser feito, quanto vai custar e quanto vai trazer de resultado.”
Elza diz que a Petrobras faz uma “busca de agregação de valor” para a unidade, que já tem boa parte construída:
“E isso vai ser importante independentemente de o desinvestimento acontecer ou não”


Economia
PEC Eleitoral: deputado aciona STF para suspender votação

O deputado Nereu Crispim (PSD-RS) acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) com um mandado de segurança para tentar suspender a tramitação da PEC (proposta de emenda à Constituição) Eleitoral na Câmara dos Deputados. A votação estava prevista para esta quinta-feira (7), após manobras do governo e da Casa para acelerar a votação.
A PEC cria benefícios sociais a três meses das eleições, entre eles, o Pix-caminhoneiro, de R$ 1.000 e um auxílio a taxistas, que deve ser de R$ 200. Além disso, amplia o Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600 até o fim do ano.
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Crispim pede a suspensão da tramitação de forma provisória, antes da análise de mérito do caso. O Supremo está de recesso, e a ação foi enviada à Presidência da Corte. Durante o plantão, a ministra Rosa Weber está na posição. O processo ainda não foi distribuído a nenhum gabinete.
O deputado pretende travar a tramitação da PEC que classificou de “Frankstein”. O texto institui um estado de emergência que permite à União gastar fora do teto de gastos.
Diz o mandado: “O texto constitucional reservou a iniciativa do processo legislativo orçamentário ao Poder Executivo (…) depreende-se que a atividade de iniciar e modificar o orçamento não corresponde a típica atribuição do Poder Legislativo. A Constituição de 1988, ao reconhecer a possibilidade de o Legislativo emendar proposições de lei orçamentária, estabeleceu condicionantes procedimentais gerais à atuação parlamentar”.
O governo federal e a Presidência da Câmara, no entanto, correm contra o tempo para votar a PEC ainda hoje. Além de executar ‘leitura dinâmica’ do texto, e de fazerem sessão de um minuto às 6h30 da manhã, o governo fez pressão pela manutenção do texto do Senado, para que a PEC não precisasse ser analisada novamente pela outra Casa, convocaou uma sessão extraordinária na manhã desta quinta com o objetivo de ajudar na contagem do prazo de duas sessões para a votação do texto na comissão especial e anexou a PEC a outra proposta que já havia sido aprovada na CCJ.
Para Crispim, a maneira de conduzir o texto está sendo “maliciosa”.
O texto é um dos trunfos da campanha do presidente Jair Bolsonaro, que tenta reeleição em outubro. Ele sofre com índices preocupantes de inflação e tenta amenizar os impactos para uma parcela importante do eleitorado. Para isso, vai introduzir o “pacote de bondades” até o fim do ano.
Em conversa com apoiadores na manhã desta quinta, Bolsonaro disse contar com a aprovação para conseguir elevar o valor do Auxílio Brasil.
O custo do pacote de bondades:
Auxílio Brasil – R$ 26 bi até dezembro
- O benefício mínimo, hoje de R$ 400, passará para R$ 600.
- A proposta permite ainda zerar a fila do Auxílio Brasil, hoje com cerca de 1,6 milhão de famílias que têm direito, mas não foram incluídas no programa por restrições orçamentárias, à espera.
Pix-Caminhoneiro – R$ 5,4 bi até dezembro
- A PEC cria um auxílio para caminhoneiros autônomos de R$ 1.000 mensais
- Para atingir esse público, o governo usará um cadastro da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), atualizado até o fim de maio. O objetivo é que não haja uma corrida por novos cadastros.
- Os dados da ANTT apontam que, até maio, havia 872.320 transportadores autônomos de cargas no país.
Transporte gratuito para idosos – R$ 2,5 bi
- A PEC prevê uma compensação pela gratuidade a idosos no transporte público, com o intuito de evitar que as tarifas subam.
- Esse valor será destinado aos municípios e às empresas de transporte urbano.
Imposto sobre Etanol – R$ 3,8 bi até dezembro
- O texto da PEC inclui uma compensação aos estados para reduzirem os impostos sobre o etanol.
- O Objetivo é deixar esse combustível com a mesma competitividade da gasolina.
Ampliação do Vale-gás – Cerca de R$ 1 bi até dezembro
- O benefício, pago a cada dois meses, garante às famílias um valor de 50% do preço médio de revenda do botijão de GLP (hoje em R$ 53).
- Com a nova proposta, a União iria subsidiar 100% do preço (pouco mais de R$ 100) a cada dois meses.
Benefício a taxistas – R$ 2 bilhões até dezembro
- Foi estabelecido um benefício mensal de R$ 200 mensais para taxistas limitado a R$ 2 bilhões.
- Os motoristas de aplicativo não serão beneficiados.
- São considerados taxistas os profissionais que residem e trabalham no Brasil, o que deve ser comprovado mediante apresentação do documento de permissão para prestação do serviço emitido pelas municipalidades.
Alimenta Brasil – R$ 500 milhões
- A PEC prevê a ampliação do programa Alimenta Brasil
Fonte: IG ECONOMIA
Economia
Endividamento das famílias é de 77,3% em junho, aponta CNC

Em junho, a proporção de famílias com dívidas a vencer ficou em 77,3%, o que representa uma queda de 0,1 ponto percentual em relação a maio. Na comparação com junho de 2021, houve crescimento de 7,6 pontos percentuais. Os dados da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) foram divulgados hoje (7) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
De acordo com a CNC, esta é a segunda queda seguida no endividamento, após a alta recorde registrada em abril, quando o indicador ficou em 77,7%. As dívidas no cartão de crédito representam a maior fatia do endividamento, com 86,6% do total de famílias relatando este tipo de dívida. Em seguida vem os carnês, com 18,3%, e o financiamento de carro, com 10,8%. Em junho de 2021, essas proporções eram de 81,8%, 17,5% e 11,9%, respectivamente.
Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a queda no endividamento reflete a melhora no mercado de trabalho. “Com menos restrições impostas pela pandemia e as medidas temporárias de suporte à renda, como saques extraordinários do FGTS, antecipações do 13º salário, INSS e maior valor do Auxílio Brasil, a população precisou apelar menos para os gastos no cartão”.
Inadimplência
A pesquisa mostra que a inadimplência também apresentou queda, com retração de 0,2 ponto percentual na proporção de famílias com contas em atraso para 28,5%. Esta é a primeira queda desde setembro de 2021. A mesma queda foi verificada entre as famílias que afirmam não ter condições de pagar as contas atrasadas, com 10,6% do total.
A responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, explica que a melhora no mercado de trabalho não se reflete no rendimento, pois estão sendo absorvidos trabalhadores com menor nível de escolaridade e o rendimento médio está achatado pela inflação elevada.
“Além disso, o avanço recente da informalidade no emprego é mais um fator que aumenta a volatilidade da renda do trabalho e atrapalha a gestão das finanças pessoais”.
Os dois recortes por faixas de renda apresentaram leve queda na proporção de endividados. Entre as famílias com rendimentos acima de dez salários mínimos, a redução foi de 0,2 ponto percentual (p.p), para 74,2%, enquanto a parcela com ganhos até dez salários mínimos caiu 0,1 p.p, para 78,2%.
Edição: Valéria Aguiar
Fonte: EBC Economia
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