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Economia

Pesquisa revela quem os brasileiros culpam pela alta dos combustíveis

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Pesquisa revela quem os brasileiros culpam pela alta dos combustíveis
Redação 1Bilhão

Pesquisa revela quem os brasileiros culpam pela alta dos combustíveis

O aumento dos combustíveis é objeto de uma disputa política travada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra impostos estaduais, como o ICMS, a política de preços da Petrobras, governos anteriores e até mesmo a guerra na Ucrânia. Mas a nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (6) revela que 25% dos eleitores consideram Bolsonaro o culpado pela disparada dos preços nos postos de todo o país.

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Ainda assim, o presidente, que tenta reeleição neste ano, obteve um resultado melhor neste mês do que no mês passado. Em junho, em pesquisa realizada entre os dias 2 e 5, o percentual era de 28%. Pode ser um número pequeno considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Mas o aumento no número de entrevistados que atribuem a culpa da disparada dos combustíveis à Petrobras mostra que Bolsonaro conseguiu convencer alguns com seu discurso.

Ao todo, 20% dos brasileiros pensam que a Petrobras é a responsável pela alta dos preços, ante 16% no mês anterior. A política de preços da estatal, chamada de PPI (Preço de Paridade de Importação), e a sua margem de lucro entraram na mira do presidente nos últimos meses. Recentemente, ele trocou o comando do Ministério de Minas e Energia e da própria petroleira e ameaçou instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a empresa, após mais um reajuste nos preços dos combustíveis.

Por outro lado, apesar dos ataques de Jair Bolsonaro a governadores e aos impostos estaduais, sobretudo ao ICMS, apenas 13% dos eleitores os consideram culpados. A diferença foi de um ponto a menos em relação a junho. No mês passado, o presidente sancionou um projeto que fixa a cobrança de ICMS sobre combustíveis, energia e telecomunicações em até 17%.

A guerra entre Rússia e Ucrânia é culpada para 10% dos entrevistados. Já a alta do dólar, para 8%, e os donos de postos de combustíveis, para 2%.

Questionados, 52% dos eleitores disseram acreditar que Bolsonaro não está fazendo o que pode para impedir o aumento nos preços dos combustíveis, enquanto 42% pensam o contrário. Outros 6% não sabem ou não responderam.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 29 de junho e 2 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo em um nível de confiança de 95%. Ela está registrada com o número BR-01763/2022 na Justiça Eleitoral.

Fonte: IG ECONOMIA

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Economia

10 dicas para se sair bem na dinâmica em grupo

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10 dicas para se sair bem na dinâmica em grupo
Redação EdiCase

10 dicas para se sair bem na dinâmica em grupo

Saiba como se preparar para essa fase do processo seletivo

Por Eco Editorial

A dinâmica em grupo é a etapa do processo seletivo em que os candidatos interagem uns com os outros para desenvolver determinadas tarefas em equipe. Esse tipo de teste costuma ser muito cobrado, por isso, é fundamental estar preparado para ele. Confira a seguir 10 dicas para se sair bem e garantir uma vaga.

Invista na carreira profissional que você gosta

1. Conheça a empresa

Procure se informar sobre a empresa e a vaga antes de iniciar a dinâmica. Pode haver perguntas sobre isso.

2. Preste atenção ao vestuário

Procure descobrir como as pessoas nessa empresa se vestem. Na dúvida, opte por roupas clássicas.

3. Seja você

Não tente fingir o que você não é, buscando “acertar” qual é o perfil desejado para a vaga. Os profissionais da seleção costumam saber quando alguém está fingindo. Seja autêntico!

4. Fale o essencial

Não fale demais, tentando “roubar” o tempo dos outros ou interrompê-los o tempo todo. Mas também não fique quieto demais. Apresente e defenda as suas ideias.

Entenda a importância da inteligência emocional no trabalho

5. Faça parte do grupo

Participe ativamente das atividades em grupo, dando ideias e colaborando com os demais.

6. Cuidado com as gírias

Não use gírias e palavrões. Evite vícios de linguagem , como o excesso de gerúndio.

7. Escute com atenção

Para não repetir o que já foi dito, escute com atenção os demais candidatos.

8. Preste atenção na explicação do recrutador

Atente-se à explicação do recrutador. Há várias atividades que avaliam justamente a atenção do candidato.

Saiba como se comportar nas entrevistas e evite gafes

9. Seja pontual

Chegue 15 minutos antes do início da dinâmica.

10. Deixe a timidez de lado

Por mais que você seja tímido e não goste de participar de dinâmicas em grupo , entenda que em algum momento vai ter que passar por isso. Apenas faça o seu melhor e lute pela vaga desejada.

Confira mais dicas de carreira na revista ‘Sim, você pode!’

Fonte: IG ECONOMIA

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8 etapas para montar o plano de negócios da sua empresa

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8 etapas para montar o plano de negócios da sua empresa
Matilde Freitas

8 etapas para montar o plano de negócios da sua empresa

Veja como detalhar os objetivos e as estratégias para alcançar o sucesso

Ao abrir uma empresa, você precisa planejar cada passo que irá dar. É necessário detalhar os objetivos e estratégias para alcançar o sucesso do empreendimento. Para isso, você deve montar um plano de negócios.

Ele funciona como um organizador de ideias, cujo objetivo é direcionar suas ações. “É o conjunto de informações que o empresário deve arrecadar e que vai mostrar todas as particularidades relativas ao negócio, são informações relevantes para o bom andamento da empresa”, explica João Batista Duarte, do Instituto JBDuarte – Coach e Empreendedorismo.

> Entenda a importância da inteligência emocional no trabalho

Conheça o seu ramo de atuação 

Para montar o seu plano de negócios, você precisa entender muito bem o ramo em que vai atuar. “Não é o caso, no primeiro momento, em ser um expert, mas é o caso de pesquisar e conhecer o mercado, suas tendências, casos de sucesso e insucesso, propensos clientes, fornecedores, concorrentes, perfil de cada um deles e alterações ocorridas no mercado nos últimos anos. Com essas informações básicas, você estará pronto para elaborar o plano”, esclarece Jorge Bahia, do Grupo Bahia & Associados.

Montando o plano de negócios

O plano de negócios será o seu guia, uma espécie de sumário executivo. “Dados como referências dos empreendedores com suas experiências acadêmicas e profissionais, dados do empreendimento (indústria, comércio, serviços, foco em algum mercado específico), missão da empresa, tipo de formatação jurídica, enquadramento tributário, capital social, fontes de recursos, principais clientes e fornecedores, localização e perfil dos colaboradores são fundamentais na composição do plano”, lembra o Jorge Bahia.

De acordo com Luiz Eduardo Rego, presidente do Grupo Nyoá, o plano de negócios deve seguir algumas dessas etapas:

1. Descrição da empresa 

Nessa primeira etapa, deverá ser feita a delimitação do negócio e da sua origem.

2. Planejamento estratégico 

Serão expostas aqui as ações para alcançar os objetivos da empresa, com definição da missão, visão e valores, assim como a análise SWOT (objetivos e metas com a criação de controle e retorno de informações).

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3. Produtos e serviços 

Lista de itens comercializados.

4. Análise de mercado 

Delimitação do cenário atual e projeção de futuro, se existem e quais são os concorrentes, fixação de fornecedores e público-alvo e o diferencial da empresa .

5. Plano de marketing 

A partir dos 4Ps (produto, preço, praça e promoção) será criada a estratégia para propagar a marca.

6. Plano operacional 

Aqui deverão ser listadas minimamente todas as funções da empresa e qual setor será o responsável por cada tarefa.

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7. Plano financeiro 

Deverá apontar como a empresa chegará ao lucro.

8. Plano de investimentos 

Lista de escolhas financeiras que darão origem à solidez futura da empresa. Deve ser um elemento utilizado em toda sua vida para que o negócio possa crescer e passar confiança para o público, assim como para possíveis investidores. 

Confira mais dicas de carreira na revista ‘Sim, você pode!

Fonte: IG ECONOMIA

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