conecte-se conosco


AMM

Pesquisa analisa municípios brasileiros dependentes do extrativismo

Publicado

Com o título Cidades de uma empresa só, projeto realizado em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) pretende analisar as indústrias extrativistas no Brasil, identificando os Municípios que têm a mineração como principal atividade econômica. Segundo a pesquisadora responsável, Andreza de Souza Santos, do Centro Latino Americano da Universidade de Oxford, o levantamento irá resultar na publicação de artigos científicos, cartilhas técnicas e o mapeamento de cidades e territórios. O estudo conta com apoio do professor Nuno Faria.

Após listar e comparar esses entes municipais, os pesquisadores irão se concentrar naqueles que sediam uma única empresa. “Enquanto algumas cidades mineradoras, ao longo da história, diversificaram suas atividades econômicas, muitas outras não o fizeram. Quais decisões levaram à diversificação ou ao chamado modelo monotown? O que a dependência econômica gera politicamente e socialmente?”, questiona Andreza. Com apoio da entidade municipalista, ela espera esclarecer tais questões.

Segundo ela, a peculiaridade de alguns Municípios é herança do colonialismo na América Latina, em que predominava a exploração dos recursos naturais para o comércio exterior. No período pós-colonial, ao contrário do que era esperado, muitas economias continuaram com o modelo de crescimento baseado em exportação de commodities.

Durante a pesquisa, alguns termos-chave e questionamentos serão utilizados para compreender a realidade desses Municípios extrativistas:

– Cidades vocacionais: a ideia de vocação é consistente localmente ou politicamente imposta?

– Participação: como instrumentos de audiência pública e outros mecanismos de participação social podem prosperar em um ambiente de grande dependência econômica?

– Como os movimentos migratórios estão relacionados aos ciclos de prosperidade de empresas nas cidades de uma empresa só?

– Ha padrões em problemas de saúde pública e conservação ambiental facilmente identificáveis em territórios extrativistas?

Para a CNM e os Municípios, o projeto tem a contribuir com a construção de políticas públicas. Muitos gestores, atualmente, sofrem com a dependência econômica e suas consequências na esfera política e social. 

Uma das hipóteses que o estudo apresenta é que as empresas poderiam ajudar a diversificar as economias locais enquanto estivessem economicamente saudáveis e buscando renovar as licenças. A análise da história e do perfil dos entes extrativistas e da economia será baseada em dados como Produto Interno Bruto (PIB), migração, saúde pública, conservação e demografia.

Fonte: AMM
Leia Também:  Professoras implantam projeto de reciclagem em parceria com empresa e com Rota Kids em Vera
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

AMM

Abertas as inscrições para ambulantes interessados em comercializar seus produtos na festa do Réveillon

Publicado

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo de Juína informa que entre os dias 11 a 22 de Novembro, estão abertas as inscrições para PESSOAS JURÍDICAS AMBULANTES, categoria de MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL MEI, residentes de Juína, interessadas em comercializar produtos alimentícios, bem como produtos e serviços de brinquedos durante a festividade do Réveillon, que acontecerá no dia 31 de Dezembro, no Centro Municipal de Eventos.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS NO ATO DA INSCRIÇÃO:
Cópia de comprovante de residência em Juína;
Cópia do CNPJ de Ambulante mínimo de 60 dias de criação;
Cópia de RG e CPF ou CNH do titular do CNPJ;
Cópia do certificado de capacitação em higiene e manipulação de alimentos, expedido pela vigilância sanitária;

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

É vedada a participação de empresas ou pessoas representantes de distribuidoras/atacadistas dos produtos acima mencionados;
É vedada a participação de MEI Microempreendedor Individual que não seja na modalidade ambulante;
Os vendedores de produtos e brinquedos, algodão doce e pipoca, poderão efetuar inscrições na modalidade de pessoa física;
Caso haja número de inscritos superior ao número de barracas disponíveis, a definição será por sorteio a ser realizado no dia 06 de Dezembro, ás 18:00, nas dependências da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo.

Fonte: AMM
Leia Também:  Rondonópolis realiza programação especial para comemorar o Dia das Crianças
Continue lendo

AMM

Secretaria de Educação realiza a 14ª edição dos Jogos Escolares da Juventude

Publicado

A Prefeitura Municipal de Vila Rica através da Secretaria de Educação deu inicio na manhã da última Segunda-feira, 11 de Novembro, ao 14º Jogos Escolares da Juventude 2019 o cerimonial de abertura ocorreu no Ginásio Bezerrão destinado às representações das unidades escolares da rede municipal, estadual e particular. Os estão acontecendo com a coordenação dos professores, Paulo Roberto e Valcir Trevisan.

Tendo como objetivos promover, pela prática desportiva, a integração e o intercâmbio dos participantes das unidades escolares ampliando as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis, favorecendo o surgimento de novos talentos representativos do esporte de Vila Rica.

A 14ª edição dos Jogos da Juventude acontece entre os dias 11 a 14 de Novembro, e conta com 09 unidades escolares do município, que são as escolas; Alair Alvares Fernandes, Ilma Valadares de Aragão, Nazaré, Nossa Senhora Aparecida, Procópio Faria, Rui Ramos, Sagrado Coração de Jesus, Vila Nova e Santaninha.

Aproximadamente 500 atletas com idades entre 06 e 15 anos, nos naipes Masculino e Feminino devem participar do evento esportivo, os jogos são divididos nas modalidades Futsal, Voleibol, Queimada e Voleibol.

O prefeito Abmael Borges que esteve na abertura do evento, em sua fala lembrou-se da importância da pratica esportiva para a os jovens “é sempre bom prestigiar um evento que tem como intuito principal o incentivo da pratica do esporte saudável parabenizo todos os envolvidos na organização e me coloco a disposição de todos para dentro do possível estar cada dia a mais proporcionando aos nossos jovens mais lazer e inclusão social”. Pontuo Abmael.

"Agradeço ao prefeito Abmael Borges a toda equipe de profissionais da educação em nome do professor Paulo de Pàiva e do Professor Valcir Trevisan os incentivadores do esporte local, ás equipes das unidades escolares, pois sabemos que como esse além do incentivo ao esporte, visa também proporcionar aos alunos momentos de lazer, convívio social e integração. É gratificante ver nossos alunos serem contemplados com a prática esportiva como instrumento pedagógico e no final o importante é que todos sairemos vencedores." concluiu Ademar Schmitt, Secretário de Educação.

Prestigiou também o evento a Secretária Sandra Marques e os vereadores Maria Aparecida (Cidinha), Marlene da Silva Costa (Marlene da Foto Alves) José da Silva Lima (Zezinho da Agricultura), além de diretores e professores da rede municipal de ensino.

Fonte: AMM
Leia Também:  Rondonópolis realiza programação especial para comemorar o Dia das Crianças
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana