OPERAÇÃO NARCOCRÉDITO

PC mira braço financeiro de facção por empréstimo de valores para bancar tráfico

· 1 minuto de leitura
PC mira braço financeiro de facção por empréstimo de valores para bancar tráfico
Foram cumpridas 29 ordens judiciais, sendo 15 mandados de prisão, 12 mandados de busca e apreensão, além de dois bloqueios de contas bancárias

A Polícia Civil deflagrou na manhã dessa terça-feira (1) a Operação Narcocrédito, com o objetivo de desmantelar uma facção criminosa que atua no município de Paranatinga com forte estrutura financeira voltada ao tráfico de drogas. Durante a ação, foram cumpridas 29 ordens judiciais, sendo 15 mandados de prisão, 12 mandados de busca e apreensão, além de dois bloqueios de contas bancárias.

Entre os alvos dos mandados de prisão estão os líderes da facção criminosa e os principais responsáveis pela gestão do seu braço financeiro, evidenciando o esforço da investigação em neutralizar os núcleos de comando e sustentação econômica do grupo criminoso.

A operação teve como foco atingir o núcleo financeiro, responsável por estruturar um verdadeiro sistema de empréstimos internos, destinado a financiar o tráfico de drogas em nível varejista.

Conforme apurado nas investigações, os traficantes de base recebiam um primeiro fornecimento de entorpecentes e, ao não conseguirem quitar essa dívida inicial, recorriam à própria facção criminosa para contrair empréstimos com o objetivo de adquirir nova carga para revenda.

A intenção era obter lucro suficiente para saldar a dívida anterior. Contudo, ao final, acabavam acumulando dívidas duplas (tanto pelo fornecimento inicial quanto pelo financiamento obtido internamente), tornando-se financeiramente dependentes e subordinados às lideranças da facção.

A Delegacia de Polícia de Paranatinga contou com o apoio de aproximadamente 40 policiais civis, lotados nas unidades da Delegacia Regional de Primavera do Leste, somando forças para a repressão qualificada do grupo criminoso.

A Operação Narcocrédito integra o Programa Tolerância Zero do Estado de Mato Grosso, reforçando o compromisso da Polícia Judiciária Civil com o combate firme e estratégico às facções criminosas que atuam na região.