A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta quarta-feira (27) a Operação Corrida Segura, com foco na repressão qualificada de crimes de roubo majorado e latrocínio (consumado e tentado) praticados contra motoristas de aplicativos de transporte em Cuiabá.
Na operação foram cumpridas 13 ordens judiciais, sendo seis mandados de busca e apreensão, um de prisão temporária e seis quebras de sigilo telefônico, deferidas pela Justiça com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA).
As investigações realizadas pela especializada identificaram uma associação criminosa envolvida em, pelo menos, três crimes patrimoniais, cometidos contra motoristas de aplicativos ocorridos entre os meses de março e maio deste ano.

As medidas foram executadas de forma simultânea, com a participação de 24 policiais civis distribuídos em seis equipes operacionais e seis viaturas. Todos os mandados foram cumpridos com sucesso nas primeiras horas da manhã.
Investigações
As investigações conduzidas pela DERFVA iniciaram após uma série de crimes contra motoristas de aplicativos, dentre eles, um latrocínio (roubo seguido de morte), ocorrido em março de 2025, um latrocínio tentado, em que a vítima conseguiu sobreviver, e um roubo majorado de veículo com restrição de liberdade, ambos os crimes ocorridos em maio deste ano.

Durante os trabalhos investigativos, os policiais da DERFVA realizaram várias diligências, relatórios técnicos, reunindo reconhecimento de vítimas, dados telemáticos e perícias oficiais que fundamentaram as representações pelos mandados de busca e apreensão e de prisão contra os investigados.
O delegado da DERFVA, Ricardo Franco, responsável pela operação destacou que por meio das investigações foi possível identificar todos os autores diretos dos latrocínios e do roubo contra motoristas de aplicativos.
“Dois deles já haviam sido presos em março, agora cumprimos mais uma prisão temporária e realizamos buscas domiciliares com apreensões de celulares, que permitirão confirmar e esgotar todos os participantes, além de mapear a possível rede de receptadores”, explicou o delegado.
"A DERFVA reforça seu compromisso em realizar investigações técnicas e qualificadas, resultando em prisões e apreensões que desarticulam de forma efetiva essas associações criminosas”, concluiu o delegado Ricardo Franco.

Corrida Segura
O nome da operação faz referência direta ao objetivo central da investigação: garantir segurança às “corridas” realizadas pelos motoristas de aplicativo, categoria que tem sido alvo recorrente da criminalidade.
A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.