Opinião
PAULO ARAÚJO- Ser mato-grossense
O sentimento de orgulho que nos invade é resultado do encanto que nutrimos pelo que nos cerca, como disse certa vez o poeta Fernando Pessoa. É o orgulho a força maior que nos encoraja, que nos move e que nos eleva. Ser mato-grossense, então, é um orgulho que carrego em toda minha existência. É algo de bom e que me faz comprometer muito esforço para merecer essa dádiva presenteada pelo Criador todos os dias, com o compromisso imprescindível de devolver, ao que tudo posso, a honra de ter nascido neste Estado.
Mato Grosso, que neste dia 9 de maio completa 271 anos, não é somente minha morada e de tantos mais que aqui trabalham e constroem. Esse Estado aniversariante é uma força pujante que nos abraça e nos guarda, no que devemos venerar respeitar e trabalhar para torná-lo grande. Última fronteira agrícola do Brasil, Mato Grosso é o estado que, proporcionalmente, mais cresce no país. Segundo dados econômicos atuais disponíveis, somos o importante vetor que fatia as exportações nacionais. Mato Grosso é o campeão mundial de grãos e da produção básica de alimentos, em se falando de commodities, com o maior rebanho bovino, maior plantador de grãos e, não fosse isso, abençoado por Deus pelo bioma, que se completam, de forma inequívoca, os três elementos – água, terra e ar.
Economicamente, nenhum estado brasileiro cravou 64% de crescimento do PIB nos últimos cinco anos. Uma média de 10 vezes a média nacional. Nenhum estado do país reúne serrado, pantanal e floresta Amazônia, com enorme variedade de fauna e flora, nos seus quase 1 milhão de área territorial – na verdade, 903.357,908 quilômetros quadrados, para ser exato.
Ser mato-grossense, nativo ou por adoção, é ter a certeza da grandiosidade – em variados aspectos. O terceiro maior estado brasileiro é um gigante em afeto, em trabalho, em bem-estar. Mato Grosso é um estado que não se emparelha às mazelas das grandes metrópoles. Nas suas cidades, oportunidades brotam como ceiva, a esperança se renova, os dias se revigoram com a redobrada força do trabalho dos seus filhos.
O sentimento de orgulho que me invade a cada constatação de ser seu filho, me faz avançar com a velada luta de ajudar a construir seu crescimento. Como vereador, emprestei no que as condições me permitiram muita dedicação e trabalho pela Capital. Como deputado estadual, permaneço atencioso às suas demandas, permanentemente. O meu trabalho e meu compromisso com meu estado transcendem e superam minhas forças e minhas palavras. O meu estado, aniversariante agora, merece todo carinho, amor, respeito e desprendimento, como carece dos esforços de todos. Bem-aventurados os que te veneram como terra-mãe, feliz daquele que trabalha ao estímulo da consciência de ser mato-grossense com orgulho e com o coração.
*Paulo Araújo é deputado estadual pelo PP.
-
Política MT27/11/2024 - 08:35
TCE autoriza concessões de rodovias pelo Estado e cobrança de pedágios; ganho inicial deve ser de R$ 30 bilhões
-
Policial30/11/2024 - 10:45
Homem é executado com vários tiros na cabeça dentro de oficina em Várzea Grande
-
Política MT30/11/2024 - 19:05
Chefe da Casa Civil critica pacote anunciado pelo governo federal e cobra corte efetivo de gastos públicos
-
Política MT28/11/2024 - 18:35
MP pede análise de inconsistências apontadas pelo Estado e admite nova intervenção na Saúde de Cuiabá
-
Política MT02/12/2024 - 19:05
Justiça manda Câmara de Cuiabá suspender investigação contra vereador acusado de invadir UTI
-
Política MT28/11/2024 - 20:38
STF rejeita ação da PGR que pedia anulação da eleição e confirma Max Russi como presidente da Assembleia
-
Economia02/12/2024 - 16:18
Aeroporto de VG é autorizado a operar voos internacionais e inicia nova era para Mato Grosso
-
Esportes27/11/2024 - 08:55
Torcedores detonam Cuiabá após rebaixamento: “deveriam pagar pra torcida assistir”