conecte-se conosco


Curiosidades

Pata por sexo: conheça aranha que faz troca bizarra para acasalar e sobreviver

Publicado

source
Aranha arrow-options
Reprodução/Vimeo

Machos da espécie são muito menores e acabam sendo devorados pelas fêmeas após a cópula

Um novo estudo descobriu que os machos de uma espécie de aranha, conhecida como tecedeira da seda dourada, se utilizam de um artifício bastante inusitado para acasalar e garantir sua própria sobrevivência: trocam uma de suas patas dianteiras por uma chance com as fêmeas.

Leia também: Pinguins estão morrendo de fome por causa do aquecimento da Antártida

Segundo informações da ABC News, pesquisadores da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, descobriram que os machos, consideravelmente menores do que as fêmeas, acabam se utilizando da tática para distrair as parceiras e conseguir realizar a cópula. No estudo, a  aranha  que recebeu uma pata como refeição se mostrou menos agressiva e disposta a acasalar.

“Conseguimos boas evidências de que a troca é realizada como um gesto pacificador. A oferta dá aos machos mais tempo e paz para o acasalamento”, afirmou Jutta Schneider, um dos integrantes do grupo que realizou o estudo.

Tal comportamento por parte dos machos acontece também por um motivo ainda mais relevante: lhes garante a própria sobrevivência . Isto porque é comum eles acabarem sendo devorados pelas fêmeas logo após o término do ato, e as patas oferecidas acabam sendo suficientes para aplacar a agressividade das companheiras.

Pesquisadores que estudam os aracnídeos já sabiam que os machos podem ser bastante oportunistas e se aproveitam dos momentos de distração das fêmeas durante sua alimentação para poder acasalar. Entretanto, ao longo do estudo, eles conseguiram observar que os espécimes masculinos da tecedeira da seda dourada tomam a iniciativa de oferecer este alimento, ao invés de esperar por uma oportunidade.

Leia também: Respiração boca a boca salva lagartixa que se afogava em cerveja; assista

A pesquisa comprovou ainda que as fêmeas são mais propensas a aceitar as patas de seus companheiros do que partes de outros insetos. Acredita-se que tal comportamento se deva por algum tipo de atrativo químico encontrado nos corpos dos machos e que não se perde mesmo com as tentativas de limpeza realizada no laboratório: mesmo após serem mergulhadas em solvente, as patas dos machos ainda captam a atenção das fêmeas.

Entretanto, mesmo que a oferenda acabe garantindo a sobrevivência dos machos, Scheneider explica que o ato acaba trazendo consequências. Sem uma das patas, a aranha envolvida no ato sexual não consegue deixar a teia de sua parceira e acaba tendo que enfrentar os outros candidatos: “eles pequenas máquinas de guerra. Como já não tem uma ou duas das pernas, esse macho tem pouca coisa a perder”.

Fonte: IG Curiosidades
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Curiosidades

Tosse gera briga entre passageiros dentro de avião; assista

Publicado

source
Avião arrow-options
Reprodução

Passageiro teria tossido na cara do outro propositalmente.

Um vídeo gravado dentro de um avião mostra o momento em que um grupo de passageiros começa uma briga com um homem que estaria tossindo propositalmente na cara das pessoas. O voo havia deixado a cidade de Riad, na Arábia Saudita, e tinha como destino Beirute, no Líbano. 

Leia também: Igreja é usada como cemitério para vítimas do coronavírus na Itália

No vídeo, que foi postado no Twitter , é possível ver as comissárias de bordo tentando conter a confusão que toma conta da aeronave. Outros passageiros que estavam dentro do avião observam a briga de longe. Confira o registro:


Acredita-se que o medo do coronavírus tenha sido o motivo da briga, uma vez que a tosse é um dos principais sintomas apresentados pelas pessoas infectadas.

Fonte: IG Curiosidades
Continue lendo

Curiosidades

Famosa por acertos sobre atentado nos EUA e Brexit, vidente “previu” coronavírus

Publicado

source
Vidente arrow-options
Reprodução

Vanga, que morreu em 1996, era considerada a “Nostradamus dos Bálcãs”

Morta em 1996, aos 84 anos, a vidente búlgara Baba Vanga ficou conhecida no mundo como a “Nostradamus dos Bálcãs” após fazer previsões corretas sobre os atentados terroristas de 11 de setembro nos EUA e em relação ao Brexit. Agora, quase 15 anos após sua morte, uma previsão foi revelada por uma de suas seguidoras e tem relação com o novo coronavírus.

Leia também: Coronavírus: comitiva de Bolsonaro que foi aos EUA tem mais quatro confirmações

Segundo informações do jornal britânico Daily Star, foi Neshka Stefanova Robeva, de 73 anos, ex-treinadora da equipe de ginástica rítmica da Bulgária, quem divulgou maiores detalhes sobre a previsão da vidente . Em conversa com Vanga ainda em 1996, ela foi alertada: “o Corona estará sobre todos nós”.

Em postagem nas redes sociais, Robeva lembrou: “Tia Vanga previu isso quando estive com ela e não consegui entender exatamente o que essas palavras queriam dizer naquele momento. Só agora eu percebi que ela falava da gripe vinda da China . Espero que ela vá embora sem maiores problemas”.

Ainda de acordo com a publicação, a dúvida pode ter acontecido porque a palavra ” Corona “, em búlgaro, quer dizer tutela e é comumente associada com a influência da Rússia no país. Assim, ela inicialmente imaginou que a previsão tratava de um possível aumento deste poderio russo sobre os búlgaros, e não a uma doença.

Leia também: Doria critica Bolsonaro por manifestações: “atitude imprópria e inoportuna”

Além da fala sobre o coronavírus, a vidente também fez duas previsões sobre os líderes Vladimir Putin e Donald Trump. Segundo ela, 2020 será um ano complicado para os dois: enquanto o russo pode sofrer um atentado dentro do Kremlin, o norte-americano terá um tumor cerebral que poderá matá-lo.

Fonte: IG Curiosidades
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana