conecte-se conosco


Várzea Grande

Parceria entre Prefeitura e o Sesc garante sábados especiais no parque Flor do Ipê

Publicado

Quem visitou o Parque Municipal Flor do Ipê localizado no bairro Flor do Ipê, na região do Cristo Rei em Várzea Grande no último sábado, percebeu atividades não convencionais nos seus arredores: era o projeto Sesc Itinerante. A Ação que busca promover cidadania, levando saúde e lazer para população de baixa renda ganha parceria da Prefeitura de Várzea Grande, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável e realiza todos os sábados, até 28 novembro, sempre das 17h às 19h, ações voltadas para saúde, educação, assistência, lazer e cultura.

“O Serviço Social do Comércio é uma entidade mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo que tem como missão proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos seus trabalhadores e familiares. Mas a atuação do Sesc vai além, e, agora estamos em várzea Grande, em parceria com a prefeitura, com diversas ações sejam educacionais e culturais em escolas, ou de saúde, lazer e recreação no parque. Todas as nossas atividades são gratuitas. Com isso, o público sejam crianças, jovens, adultos ou idosos irão viver experiências que fogem da rotina, como as orientações de saúde, condicionamento físico e atividades de recreação. Caso tenhamos alguma nova parceria levaremos também apresentações teatrais ou de cinema”, anuncia a gerente geral do Sesc Arsenal Leunice Bilo.   

Leia Também:  Operação da Prefeitura coíbe o transporte escolar clandestino

Ainda segundo Leunice, as orientações em saúde são o destaque das atividades no parque com objetivo de incentivar a saúde e oferecer testes de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação sobre Diabetes e Hipertensão, entre outros. “O público presente também poderá aproveitar a oportunidade para ter orientação nutricional, no espaço serão passadas informações em relação ao bem estar e manutenção de uma alimentação saudável”, detalha a gerente.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Helen Farias Ferreira, será uma oportunidade para toda a família desenvolver atividades físicas e aproveitar o Parque Municipal Flor do Ipê. “Para quem ainda não conhece o espaço do parque Flor do Ipê esta será uma ótima oportunidade, pois poderá aproveitar experiências saudáveis que farão bem para toda a família. E, para quem já conhece o espaço, vale a pena participar das atividades e trazer novos amigos transformando o parque em um espaço de referência em convivência social e para caminhar e se conectar com a natureza”, convida a secretária.

Além de oficinas recreativas, aulas de pilates e ritmos de academia, cuidados com a saúde, orientações de circuito funcional, medição de Índice de Massa Corporal, o projeto também visa propiciar mais qualidade de vida para o público da terceira idade. “Temos ações específicas para a promoção e a participação social, estimulando o exercício da cidadania em defesa de direitos sociais, resgatando auto-estima e promovendo autonomia. Toda a comunidade está convida para participar dessas tardes que reúnem o trabalho de pessoas comprometidas com o bem estar social”, convida a gerente adjunta do Sesc Arsenal Evelise Parron.

Leia Também:  Várzea Grande participa de pesquisa do Ministério da Saúde que avalia estado nutricional de crianças de até 5 anos

Serviço – Com o lema “Viva experiências que fazem bem” a Prefeitura Várzea Grande e o Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) promovem até o dia 28 de novembro, sempre aos sábados das 17h às 19h, uma tarde de bem estar e meio ambiente voltado para toda a família. Também será feita a distribuição de mudas de plantas nativas.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Secretário de Educação reúne com gestores e avalia ações do primeiro semestre do ano

Publicado

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu ontem( 20), a reunião gerencial do segundo semestre de 2019 com a presença dos gestores de todas as unidades escolares da rede municipal de Várzea Grande. O encontro ocorreu no Anexo II da SMECEL, no bairro Marajoara.

Na pauta, além dos informes gerais e a distribuição do Edital para a escolha dos diretores das unidades escolares, prevista para o dia 5 de novembro, o secretário Silvio Fidelis fez um balanço das atividades desenvolvidas pela pasta no primeiro semestre do ano e avaliou como positivo os resultados obtidos pela gestão.

Acompanhado da subsecretária Benedita Ponce, o secretário destacou a importância da reunião, onde foram divulgadas as ações executadas e o planejamento para o restante do ano letivo. Em sua fala, Fidelis lembrou que em maio completou três anos à frente da pasta, agradeceu o apoio e a confiança de todos os servidores da secretaria, citando os desafios e as conquistas nesse período. Agradecendo a prefeita Lucimar Sacre de Campos pela indicação de seu nome para comandar a Educação, Silvio citou a determinação da gestora em apostar na inovação da Escola em Tempo Ampliado – ETA, entre outros avanços, que tem apresentado resultados significativos nos processos de ensino/aprendizagem de Várzea Grande.  

Leia Também:  No dia 15 Várzea Grande comemora seus 152 anos com desfile Cívico e Militar

O secretário citou os avanços alcançados na área de infraestrutura das escolas, destacando a entrega na última segunda-feira das obras de manutenção predial realizadas em oito escolas. “Atualmente temos 85 unidades e o número de alunos saltou de 20 mil alunos em 2015 para quase 28 mil alunos matriculados neste ano. Em 2015 nós tínhamos cerca de quatro mil funcionários e hoje temos o mesmo número, isso significa uma organização maior na rede” afirmou.

Para Fidelis, o comparativo é fundamental para se observar o crescimento real da oferta de vagas nas unidades municipais e ao mesmo tempo, a organização realizada nas unidades que possibilitou o atendimento da demanda. O secretário destacou ainda os avanços na área de formação, na questão pedagógica, na área da Cultura, citando várias realizações, no Esporte, citou a  reconstrução do ginásio Fiotão, e da Praça Via 31, localizada na Avenida 31 de março, programada para o dia 1º de setembro, além do novo estádio Dito Souza e o centro esportivo Alice Gonçalves que estão sendo finalizados.

Leia Também:  Estudantes vão conhecer o ‘Telhado Verde’ na semana do meio ambiente

Na analise de Silvio Fidelis, nesses últimos anos a Educação de Várzea Grande avançou e passou a ocupar um papel de protagonista no processo educacional do estado de Mato Grosso. “Nas capacitações oferecidas na atualidade, além dos técnico do estado, via Seduc e de Cuiabá, os técnicos de Várzea Grande também estão sendo convidados a participar” citou, lembrando da participação dos profissionais de Várzea Grande nos trabalhos da BNCC, do PMALFA, entre outros.

O secretário anunciou também sua posse como presidente da região Centro-Oeste da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino- UNDIME, que vai representar os estados de Mato Grosso, Mato Grosso de Sul e Goiás, frente as demandas por melhorias no processo educacional do país. “Para mim é uma grande honra poder representar estes estados e contribuir com meu trabalho e conhecimento, assim como poder levar o nome de Várzea Grande que hoje tem o reconhecimento pelas ações e avanços que apresenta na educação municipal” afirmou.   

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Várzea Grande

Hospitais adotam medidas para agilizar regulação de pacientes na área de ortopedia

Publicado

A fim de articular medidas que possam agilizar a transferência de pacientes que aguardam por algum tipo de cirurgia, na área de ortopedia, diretores gerais e técnicos dos hospitais Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSM-VG) e Metropolitano de Várzea Grande se reuniram com representantes de vários setores do Pronto Socorro que executam funções ligadas às transferências e realizações de exames de pacientes internados.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Internação e Regulação do HPSM-VG, Paula Moreninha, a cooperação entre os hospitais vai agilizar as transferências de pacientes de unidade hospitalar para a unidade referência no atendimento. “A parte da clínica médica tem que estar 100% documentalmente e de acordo com o protocolo clínico do paciente, para não ocorrer atraso na transferência e dar maior fluidez no serviço.

“Muitos pacientes entram na unidade na urgência e emergência e os familiares demoram com a entrada de documentos, como exemplo o número do cartão SUS, e outros pessoais, o que gera transtorno quando se trata de caso de transferência. Pensando em apresentar resultados que revertam essa situação, o Pronto Socorro está fazendo uma minuciosa checagem no fluxo documental para identificar as possíveis fragilidades no processo de levantamento de documentação necessária para a regulação do paciente, desde a entrada na unidade, com todos os boletins médicos e documentos pessoais em dias, e estabelecer novo protocolo que ajude a agilizar esta parte burocrática”, explica Moreninha. Ainda segundo ela a ideia é pontuar essas divergências a fim de buscar resultados que aceleram esse processo regulatório, trazendo facilidades tanto ao paciente como também para as duas unidades públicas de saúde.     

Leia Também:  Marfrig inaugura sede e coloca Várzea Grande no cenário industrial

O diretor geral do HPSM-VG, Ney Provenzano, frisou que a reunião discutiu muitos aspectos que possuem o principal objetivo, a agilidade na transferência do paciente. Formas de implantar na unidade medidas que colaborem na rapidez e aplicabilidade desses processos. “Buscamos ampliar o potencial de resolutividade dos serviços de transferência, por intermédio da estruturação e adequação físicas e técnicas, aliadas à reorganização dos fluxos assistenciais (fluxos de referência e contra referência), à qualificação do atendimento e a estratégias de capacitação dos servidores são aspectos que indicam a melhoria dos processos de gestão, ampliando e qualificando o acesso nesta área considerada urgente”, explica Ney.

“O hospital Metropolitano tem como referência receber pacientes do Pronto socorro, estamos aqui hoje para conhecer in loco a estrutura e a demanda que o hospital tem e afinar a relação entre os dois hospitais, buscando assim acelerar o fluxo de pacientes atendendo a demanda cada vez melhor e de forma mais rápida. Estamos montando um fluxo interno e solicitamos ao PS para que esse fluxo também seja montado aqui na unidade, para que as equipes comuniquem-se de maneira mais rápida e sucinta para que o paciente fique internado o mínimo de tempo possível, no processo do atendimento integral”, disse o diretor técnico do Hospital Metropolitano, Nabih Fares Fares.  

Leia Também:  Operação da Prefeitura coíbe o transporte escolar clandestino

A direção do Hospital Metropolitano visitou a unidade hospitalar municipal, com foco no departamento de regulação. Ney Provenzano reforçou que parceria como essa contribui e muito para um atendimento de excelência e mais humanizado ao paciente do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A agilidade nos trabalhos da regulação beneficia a todos os envolvidos. O hospital quando agiliza uma transferência de um paciente para outra unidade referência, já automaticamente está abrindo nova vaga, para que seja realizado um novo atendimento a outro paciente que está na fila de espera do Sistema Único de Saúde. O SUS é uma Rede de serviços integrada, onde existem unidades referência para atendimentos de alta complexidade. Agilizando a regulação quem ganha é o paciente que terá seu caso resolvido em curto tempo, de maneira segura e com resolutividade no atendimento, e ao mesmo tempo dando fluxo a regulação”.

Por: Letícia Kathucia – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana