conecte-se conosco


Mato Grosso

Parceria entre Governo e entidades comunitárias beneficia 100 mil famílias

Publicado

Como forma de chegar mais perto da população que vive em situação de extrema pobreza, a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho, fizeram a entrega de cobertores às lideranças e representantes de entidades comunitárias de Cuiabá. A iniciativa faz parte do programa Aconchego, que beneficiou mais de 100 mil famílias carentes de Mato Grosso.

A primeira-dama do Estado ressaltou que todo o esforço concentrado para a aquisição desses cobertores teve uma atenção especial.

“Tudo o que procuro fazer é no sentido de oferecer um conforto para a população. Acredito que um bom trabalho acontece com a união de esforços e por isso convidei as lideranças comunitárias para me ajudarem nesta ação, pois eles estão na ponta, no dia a dia dos bairros e conhecem a realidade das famílias”. 

Entre as entidades beneficiadas destacam-se a Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), União Coxipoense de Associações de Moradores de Bairros (Ucam), União das Associações de Moradores de Bairros de Cuiabá (Ucamb), União Cuiabana de Clubes de Mães (UCCM), União de Clube de Mães do Coxipó (UniclubMãe) e a Associação Quilombo Abolição (ASQA). 

Leia Também:  Nova exposição propõe compor sensações com interação de obras de diferentes artistas

A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, pontuou que o trabalho de distribuição dos cobertores foi realizado nos 141 municípios do Estado, beneficiando um terço da população que vive na extrema pobreza, com renda familiar de até R$ 89 por mês.

“Além do Aconchego, a Setasc está trabalhando para ajudar aqueles que mais precisam, com ações, como, por exemplo, cursos de qualificação, programas de inclusão social, entre outras iniciativas. Todas as ações são acompanhadas de perto pela primeira-dama Virginia Mendes”. 

Heloisa Dorileo, representando os Clubes de Mães de Cuiabá, destacou o olhar de preocupação que a primeira-dama tem para com as crianças. Ela agradeceu todo o empenho do Governo em continuar atuando nas causas comunitárias.

“A primeira-dama está no caminho certo e sabemos que podemos contar com ela e com a secretária Rosamaria para a execução de ações em prol da comunidade”.

O secretário-adjunto de Assuntos Comunitários da Setasc, Edio Martins, pontuou que a criação da Pasta foi um compromisso firmado e cumprido pelo governador Mauro Mendes e pela primeira-dama.

Leia Também:  Detran promove semana para discutir acessibilidade

“Estamos empenhados em somar e atuar dentro das comunidades. O movimento comunitário tem voz e representatividade dentro do Governo, graças ao Mauro e a Virginia”, frisou Martins.

Socioeducativo

Além das entidades comunitárias, 160 cobertores também foram doados para atender jovens que cumprem medidas socioeducativas em oito unidades de internação de Mato Grosso.

“Só temos que agradecer por lembrar desses jovens em um programa tão importante que está sendo o Aconchego. É a primeira vez que isso acontece. Já não tínhamos a quem recorrer até saber que a primeira-dama iria nos incluir na iniciativa”, disse a secretária-adjunta de Justiça da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Lenice Silva Barbosa.

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Onça é capturada em residência de Cáceres e solta novamente na mata

Publicado

Uma onça parda que foi retirada de dentro de uma residência, no bairro Cavalhada, em Cáceres, foi capturada sem ferimentos e solta em uma região de mata. A ação ocorreu de forma conjunta entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Diretoria de Unidade Desconcentrada de Cáceres, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Juizado Volante Ambiental (Juvam) ,Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Prefeitura de Cáceres.

Toda a ação foi acompanhada pelos médicos veterinários Ederson Viaro e Reginaldo Bicudo, que auxiliaram na retirada do animal. Eles realizaram o procedimento de captura por meio de dardos anestésicos para longas distâncias.

“Após 20 minutos o animal estava sedado e foi acondicionado em uma jaula para ser solto novamente na natureza. É um macho entre 45 e 50 kg e com idade entre 18 e 24 meses. Ele estava em perfeito estado de saúde, sem escoriações ou lesões aparentes, bem hidratado, sem febre, sem ectoparasitos”, explicou Ederson Viaro, que se deslocou de Lambari D’ Oeste para ajudar na operação.

Leia Também:  Mulher é detida por venda de pedras de crack em Cocalinho

De acordo com Ederson, moradores locais relataram que, apesar de ser uma área urbana, situa-se nas proximidades de um córrego e do Rio Paraguai e que o local tem presença frequente de capivaras. “Desta forma, um dos prováveis motivos foi que a onça, em perseguição a um animal, se assustou com a presença de cães ou pessoas e adentrou na residência para se proteger”, pontuou o médico veterinário.

O diretor da Regional de Cáceres, Luiz Sérgio Garcia, explicou que a operação de captura ocorreu a partir de uma denúncia pelo 190 e a comunicação aos órgãos ambientais. A participação da Sema e Polícia Militar Ambiental se justificou pelo fato do animal se encontrar cativo dentro de uma residência. Em casos de animais silvestres que aparecem em ruas de vilas ou bairros a responsabilidade é do Ibama e ICMbio, que fazem o Manejo de Fauna em Vida Livre.

Após a avaliação clínica, Sema, Polícia Militar Ambiental e os médicos veterinários decidiram realocar o animal nas proximidades de onde se encontrava, na BR-174, em um ambiente semelhante ao habitat que vivia.

Leia Também:  Obras de duplicação da “Estrada da Guia”, em Cuiabá, entram na reta final

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Cedca realiza processo de escolha dos membros representantes da Sociedade Civil

Publicado

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), convoca as instituições da sociedade civil organizada, de âmbito estadual e intermunicipal, para o processo de escolha dos membros representantes da Sociedade Civil, para o biênio de 2020/2021.

A Assembleia Geral será realizada no dia 15 de outubro, às 14h, na sala da Escola de Conselhos “Rosarinha Bastos” localizada na Rua General Valle, 567, Bairro Bandeirantes, em Cuiabá. Poderão participar do processo eleitoral somente as entidades da sociedade civil organizada de âmbito estadual e intermunicipal.

Serão eleitas 18 instituições: nove ocuparão as vagas para titulares e nove as de suplentes, representando diversos segmentos de promoção, proteção e defesa, conforme o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Entre as instituições que devem participar estão: a Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACC-MT), Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Primeira-Damas dos Municípios do Estado de Mato Grosso (APDM), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Comitê Pró-Infância, Conselho Regional de Serviço Social (Cress), Fundação Fé e Alegria, Federação Espírita (Feemt),Conselho Regional de Psicologia (CRP), entre outros.

Leia Também:  Reforma em unidade da PM garante melhoria no atendimento em Barão de Melgaço

Para mais informações  entrar em contato por e-mail : [email protected] ou por telefone : (65) 3624-5796.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana