conecte-se conosco


Policial

Parceria em Sorriso possibilita melhoria na estrutura de trabalho da Polícia Civil

Publicado

Cumprindo agendas de visitas às regionais do médio norte, a direção da Polícia Judiciária Civil se reuniu com dirigentes municipais, entidades de apoio à segurança pública e servidores das unidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Ubiratã.

Em Sorriso, o delegado-geral Mário Dermeval e os diretores Juliano Carvalho (Inteligência) e Jesset Arilson Munhoz (corregedor-geral) e os delegados do município, André Ribeiro e Nilson Farias, se reuniram com o prefeito Ari Lafin, ocasião em que foi reforçada a parceria com as forças de segurança pública. Um dos exemplos da parceria que está beneficiando a Polícia Civil é a construção da nova delegacia de Sorriso, com apoio da Prefeitura Municipal e Ministério Público Estadual.

Por meio da celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta, celebrado pelo MPE com uma empresa hidrelétrica da região, foi destinado recurso de compensação ambiental, cuja parte no valor de R$ 891 mil foi para a construção da delegacia.

O delegado-geral destaca que o apoio de instituições e dos municípios tem contribuído fundamentalmente na melhoria das estruturas de trabalho dos policiais em diversos municípios. Apenas na região médio norte são duas delegacias construídas por meio de parcerias – Sorriso e Nova Ubiratã. “As tratativas para essa parceria em Sorriso foram iniciadas em 2016. O projeto arquitetônico foi elaborado pela equipe de gerência de obras da Diretoria de Execução Estratégica, com padronização e identidade visual, englobando toda a estrutura física, tendo como um dos objetivos fortalecer a imagem da Instituição”, explicou Mário Dermeval.

Leia Também:  Polícias Civil e Militar prendem 6 pessoas em operação de combate a criminalidade

A nova delegacia terá um espaço terá 1.150 m² e abrigará serviços ordinários e especializados de investigação policial, garantindo qualidade no atendimento à população e melhores condições de trabalho aos policiais.

“Queremos reforçar que a Prefeitura de Sorriso é parceira para lutar por uma sociedade mais segura a cada dia, pois a união de todos tem dado bons resultados. Quero agradecer a todos os envolvidos e solicitar mais efetivo policial para o nosso município”, explicou o prefeito, que estava acompanhado do secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura.

Entre os serviços que ganharão melhor estrutura na nova delegacia está o Núcleo de Atendimento à Violência Doméstica, inaugurado em 2018. O delegado municipal, André Ribeiro, explica que o atendimento é realizado na atual unidade, por policiais capacitados para receber mulheres vítimas de violências, sem que haja contato com os agressores. O Núcleo também é voltado para atendimento de crianças e idosos e foi estruturado com parcerias da prefeitura, que custeou a reforma das salas.

Aprimoramento da PJC

O delegado-geral afirmou, ainda, que está percorrendo as unidades para saber as necessidades e ouvir sugestões, além de repassar aos profissionais as ações que vem sendo executadas pela direção da PJC para aprimorar a atuação e o desenvolvimento da instituição frente a seu papel na sociedade. “Estamos visitando todas as regionais para conhecer de perto a realidade, levar informações da gestão e trocar ideias com os policiais num processo de interação entre a diretoria com os servidores que estão nos municípios”, afirmou delegado-geral.

Leia Também:  Ex-esposa registra ocorrência contra secretário por ameaças de morte e pede medidas protetivas

Um dos assuntos relatados nas unidades no interior é a ferramenta que está em processo de construção, o inquérito eletrônico policial, plataforma totalmente desenvolvida por profissionais da Polícia Civil e que entrará em funcionamento nas primeiras delegacias até o final do ano.

O Inquérito Eletrônico, cuja produção será totalmente dentro do sistema, com transmissão eletrônica ao Judiciário, vai possibilitar a integração da base de dados com outras instituições, implantação de ferramentas de investigação e inteligência, melhoria no cadastramento de pessoas e aplicativos que darão mais celeridade às investigações da Polícia Civil.

“Essa aproximação com os servidores que atuam nas unidades policiais do interior é importante para que possamos conhecer o que vem sendo desenvolvido, levar as informações e os projetos da instituição que estão em andamento. Momento também que esclarecemos as dúvidas e trocamos ideias com nossos servidores”, apontou o corregedor-geral da PJC, delegado Jesset Munhoz.

A direção da PJC também participou em Sorriso de uma audiência do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). “Buscamos hoje a complementação dos cargos de delegado para Sorriso e Lucas do Rio Verde, visto que são cidades que necessitam de um terceiro profissional. Sorriso ainda tem o diferencial, pois atende os distritos e os municípios próximos, como Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã, que estão sem profissionais. São diversas cidades do Estado que, com certeza, merece mais atenção”, finalizou Mário Resende.

Fonte: PJC MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Policial

Forças de Segurança recuperam 12 veículos em menos de 24 horas

Publicado

Nara Assis | Sesp-MT

Menos de 24 horas depois do furto ocorrido em uma revendedora de veículos, a Polícia Militar (PM-MT) e a Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) recuperaram 12 dos 16 carros. A ação criminosa ocorreu na madrugada de segunda-feira (21.10), em uma empresa localizada no bairro Construmat, em Várzea Grande, e as forças policiais já localizaram os primeiros veículos no mesmo dia.

A PM encontrou os carros nos bairros Parque Atalaia, Jardim Humaitá, Jardim União e Parque Cuiabá, em Cuiabá, e no bairro da Manga, em Várzea Grande. Os outros seis foram localizados pela PJC em Cáceres e Barra do Bugres.

Segundo o subchefe do Estado Maior da PM-MT, coronel PM Wancley Rodrigues, as informações foram compartilhadas por todo o estado, logo nas primeiras horas após o registro da ocorrência. “Difundimos entre as forças de segurança e nos empenhamos no trabalho de recuperação, o que foi crucial para conseguirmos o resultado até o momento”.

Ele frisa ainda a necessidade de os empresários e a sociedade em geral fortalecerem a segurança orgânica dos estabelecimentos comerciais e residenciais, a fim de evitar possíveis furtos, roubos e outras ações criminosas. “Além disso, providências como instalação de câmeras de segurança, alarmes e outros sensores auxiliam tanto a coibir a ação criminosa quanto a encontrar os suspeitos caso o furto se concretize”.

Leia Também:  Nova sede da Delegacia da Mulher de Cáceres será inaugurada nesta sexta (09/08)

O titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Cáceres, Wilson Santos, conta que os policiais receberam informações de que veículos estariam abandonados e, com apoio da divisão de roubos e furtos e demais unidades especializadas e da PM, foram até o local, no bairro Jardim Panorama. “Foi uma ação rápida e exitosa dos nossos profissionais. Quando fomos comunicados do furto já ligamos o alerta de que os carros poderiam ser trazidos para cá, por ser uma região de fronteira com a Bolívia. Agora, vamos subsidiar a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derfva) da capital nas investigações para chegar aos autores deste crime”.

As apreensões ocorreram na segunda-feira, por volta das 18h. O delegado solicitou perícia dos automóveis e também a oitiva do proprietário da casa onde os carros foram encontrados. “Sabemos que a casa é alugada e vamos ouvir o dono para colher as informações e proceder a investigação”, acrescenta.

Disque-denúncia

Os veículos recuperados foram encaminhados à delegacia especializada para as devidas providências. As diligências continuam na busca pelos suspeitos e os outros carros. A sociedade pode contribuir com as ações das forças de segurança de qualquer cidade do estado, sem precisar se identificar.

Leia Também:  Homem deixa de comparecer em audiência e vai preso em Colíder

A PM possui o disque-denúncia 0800.65.3939, sem custo de ligação, que recebe informações sobre situações suspeitas ou crimes. O cidadão também pode contribuir pelo disque-denúncia da PJC. Basta ligar para o 197 ou 181.

Confira abaixo a lista dos veículos que ainda são alvos de buscas e os recuperados:

POLO PRATA- APQ-1210 – Em buscas

UNO PRETO – NUF-8178 – Em buscas

COROLA PRATA- NVV-7500 – Em buscas

CLASSIC PRATA- OAR-9679 – Em buscas

Veículos recuperados

ECOSPORT PRETA –  (Localizado pela PM) / PQ Atalaia – Cuiabá

UNO PRATA – (Localizado pela PJC) / Currupira – Barra do Bugres

PALIO PRETO – (Localizado pela PM) / JD. Humaitá – Cuiabá

FOX PRATA – (Localizado pela PM) / PQ Cuiabá – Cuiabá

GOL G6 BRANCO – (Localizado pela PM) / JD. União – Cuiabá

STRADA PRATA – (Localizado pela PM) / JD. União – Cuiabá

HB20 SED – (Localizado pela PJC) / Cáceres

LOGAN BRANCO –  (Localizado pela PJC) / Cáceres

SYMBOL PRATA –  (Localizado pela PJC) / Cáceres

GOL G5 BRANCO – (Localizado pela PJC) / Cáceres

GOL G7 PRETO – (Localizado pela PJC) / Cáceres

UNO PRATA – (Localizado pela PM) / Manga – Várzea Grande

 

 

Fonte: PJC MT
Continue lendo

Policial

Polícia Civil prende casal de receptadores e recupera televisores furtados de depósito na Capital

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Doze aparelhos televisores novos, furtados de um depósito na Capital, foram recuperados pela Polícia Judiciária Civil, na noite de segunda-feira (21.10), em ação realizada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).

A mercadoria foi encontrada em poder do casal, A.L.P. e A.C.C.A. autuados em flagrante pelo crime de receptação dolosa. Os aparelhos novos, ainda na caixa, são produto de furto, ocorrido na madrugada de segunda-feira (21), em um depósito no bairro Parque Geórgia, em Cuiabá

A equipe da GCCO recebeu informações de que os produtos furtados foram transportados durante a madrugada e estariam escondidos em uma casa no bairro Figueirinha, em Várzea Grande. Segundo a denúncia, os receptadores já estavam agilizando a venda dos produtos furtados.

Com base nas informações, os policiais da GCCO foram até o local e durante monitoramento do endereço, flagraram o momento em o casal chegou a residência, ocasião em que foi realizada a abordagem. Em buscas na casa, os policiais aprenderam 12 aparelhos de TV, sendo 6 deles de 55 polegadas e 6 de 32 polegadas.

Leia Também:  PRF apreende meia tonelada de maconha em Mato Grosso

Também foram apreendidas na residência, peças de uma caminhonete SW4 roubada no último dia 02 de outubro.

Diante da situação, o casal foi conduzido a GCCO, onde após interrogado foi lavrado o flagrante pelo crime de receptação culposa.

 

 

Fonte: PJC MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana