conecte-se conosco


AMM

Palestra de Alberto Bial marca o encerramento do primeiro Fórum de Gestores Municipais

Publicado

No último sábado (25), chegou à reta final o Fórum de Gestores Municipais, realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, desta vez, na Arena Pantanal. Mais de 150 representantes de 80 municípios assistiram à palestra motivacional de Alberto Bial, técnico de basquetebol do Clube de Regatas do Vasco e um dos personagens brasileiros mais emblemáticos deste esporte, na atualidade.

Alberto, irmão do apresentador de televisão Pedro Bial, compartilhou suas vivências e arrancou aplausos acalorados. “Quando vou a algum lugar para palestrar, para falar sobre esporte, me sinto na obrigação de levar uma mensagem positiva. O esporte transforma vidas. Tenho experiência no assunto, presenciei tantas situações de superação pelo esporte que poderia ficar dias falando sobre.  Já atuei em todas as regiões do Brasil, na China, Emirados Árabes e vejo em todos esses lugares o valor extraordinário dos benefícios do esporte. Por isso estou aqui, para trazer a Cuiabá a mensagem positiva do esporte e seu potencial imensurável”.

Para Allan Kardec, secretário de Cultura, Esporte e Lazer, os dois dias de encontro serviram para alinhar objetivos e expectativas num fórum voltado para o diálogo construtivo com as classes. Funcionou ainda para organizar as ações efetivas de implantação e implementação dos Sistemas de Cultura, Esporte e Lazer em conjunto com os muitos gestores presentes.

“Penso que o objetivo foi alcançado. O primeiro Fórum de Gestores Municipais de 2019 cumpriu o papel de despertar nas muitas lideranças o interesse em firmar parcerias. É mais difícil construir sozinho, mas se conseguirmos unir forças, dos gestores municipais com a Secretaria Estadual e mais a iniciativa privada, conseguiremos alcançar os anseios da população e realizar ações significativas. Estamos no caminho certo, consolidando de maneira muito consciente as diretrizes para o Sistema Estadual de Cultura e Sistema Estadual de Esporte e Lazer”, observou Kardec.  

Impressões das classes

Muitas lideranças da cultura e do esporte estiveram reunidas nos dois dias do encontro – na sexta-feira (25), no Palácio da instrução (saiba aqui como foi) e no sábado (26), na Arena Pantanal. Em geral, as impressões sobre o primeiro Fórum de Gestores Municipais de 2019 foram positivas, cumprindo o papel de promover a interação entre o Estado e os municípios na construção de políticas públicas de cultura, esporte e lazer.

“Sou pianista e quando eu estava começando a tocar, alguém falou para mim assim: ‘pare de tocar porque você não sabe tocar’, e eu respondi “olha, se eu parar de tocar, nunca vou aprender'. Acho que essa história ilustra bem como devemos nos comportar diante dos desafios da cultura e do esporte no Estado. Venho de uma cidade pequena, mas com muito potencial cultural. Percebo na nova gestão uma vontade muito grande de dialogar. E isso é essencial”, analisou Moisés Vaz, secretário municipal de cultura e turismo de Guiratinga.

“Saio daqui esperançoso com o crescimento do esporte, principalmente, no interior do Estado, onde sofremos muito com a falta de recursos. Acredito na gestão do secretário Allan Kardec e saio daqui contente, pois percebo a importância do Fórum de Gestores Municipais para valorização do esporte no Estado de Mato Grosso”, disse Lenilton Mardine, secretário de esporte de Peixoto de Azevedo.

“É uma honra poder participar de um encontro como este que nos leva a acreditar que o poder público ainda possa ter um olhar diferenciado para quem trabalha com cultura. Quando um governo intensifica o olhar na cultura, até o cenário político se transforma”, disse a vereadora Daise, do município de Tapurah.

Pra Robinho Profeta, secretário municipal de Cultura de Vila Bela da Santíssima Trindade, o encontro é o primeiro passo para novos diálogos. “Precisamos mesmo de orientação para a capitação de recursos e incentivos para a cultura, esporte e turismo. A cultura é muito forte em Mato Grosso, só precisamos trabalhar de maneira correta”.

Fonte: AMM
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

AMM

Prefeitura de Nova Olímpia lança IPTU 2020 com desconto de 25%

Publicado

Os contribuintes do Município de Nova Olímpia devem receber nos próximos dias o carnê do IPTU 2020, que também poderá ser emitido suas guias para pagamento via internet na página oficial da Prefeitura em https://www.novaolimpia.mt.gov.br/. Os cidadãos poderão quitar o imposto em cota única com 25% de desconto, até o dia 12 de maio ou ainda optar pelo parcelamento em até quatro vezes sem juros.

Para que vai parcelar as datas de vencimento desse ano são; dia 12 de maio, 10 de junho, 10 de julho, e 10 de agosto do corrente ano. Lembrando que para quem optar pelo parcelamento perderá o desconto de 25% para cota única.

Segundo informações do Departamento de arrecadação o desconto de 25% é válido apenas para aqueles que pagarem o IPTU 2020 em uma única parcela, ou seja em cota única. Para ara quitar o tributo municipal e garantir este desconto de 25%  basta pagar até o dia 12 de maio nos pontos de recebimento bancários e aproveitar a oportunidade”, disse.

Inadimplência:

Em relação a 2019, mesmo com boa procura do contribuinte para pagar seus impostos, os prejuízos em função da inadimplência ainda são altos no município de Nova Olímpia. O governo vai seguir na linha de negociação para oferecer oportunidade para que todos possam ficar em dias com seus débitos, se o valor acumulado nos últimos anos estivesse nos cofres do município, seria possível realizar mais obras na cidade.

Para os casos de dívida ativa a prefeitura lançou a redução de 100% de juros e multas que podem ser parcelados em 12 vezes, caso o contribuinte se interesse pela oportunidade deverá protocolar requerimento na Secretaria de Finanças até o dia 30 de setembro de 2020.

Fonte: AMM
Continue lendo

AMM

Prefeitura inicia instalação de tubos para drenagem no complexo Santa Terezinha

Publicado

A infraestrutura para a drenagem foi iniciada na tarde desta quinta-feira (27) no complexo Santa Terezinha, em São José do Rio Claro. Tubulações com 60 centímetros de diâmetro são instaladas a cerca de dois metros de profundidade, principiadas no cruzamento das Ruas Itaúba e Piquis. A obra integra o projeto técnico assinado com a Caixa Econômica Federal (CEF) por meio de convênio para a pavimentação de ruas localizadas na zona sul da de São José do Rio Claro.

Além do asfalto nas vias, o convênio federal inclui construções complementares, ou seja, a implantação de sarjeta, meio-fio e calçada, numa extensão de 14.828,00 metros quadrados. Serão contempladas 11 ruas no total, sendo elas a João Quintino, Angelins, Piquis, Pau Brasil, Guarantã, Peroba, Cedros, Canelas, Itaúbas, Cambará e Jatobá, as quais receberão, ainda, a sinalização nominal e de trânsito.

A celebração dos termos ocorreu em dezembro, quando o prefeito, Valdomiro Lachovicz, acompanhado dos vereadores João Martins de Souza, André Luis Vieira Rosa e Adriel Pereira Irineu, assinou o contrato de repasse no valor de R$ 477.500,00 (quatrocentos e setenta e sete mil e quinhentos reais.

De acordo com o engenheiro civil, Edmilson Medeiros, o planejamento requer, inicialmente, com a execução da drenagem como contrapartida do Município para posterior pavimentação conveniada. “Realizamos a metodologia dos processos de engenharia que constam no projeto técnico com integralidade desejável. Portanto, iniciaremos a captação e escoamento das águas pluviais por meio da drenagem, seguindo com a aplicação do revestimento asfáltico e demais estruturas”, explica.

O Chefe do Executivo rio-clarense avaliza as metas de gestão previamente estabelecidas e acredita que a infraestrutura deverá conferir mais dignidade aos moradores de bairros menos privilegiados.

“Planejamos, desde o início, contemplar os bairros mais distantes do Centro, considerando as maiores dificuldades que os moradores enfrentam diuturnamente pela falta de estrutura mínima. Conhecemos os transtornos e, finalmente, podemos contribuir para a valorização, dignidade e uma melhor qualidade de vida da comunidade”, conclui.

A previsão é que a estruturação asfáltica seja iniciada até o final do primeiro semestre de 2020, assegurada pelos procedimentos licitatórios acordados.

Fonte: AMM
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana