Conteúdo/ODOC - Um vídeo gravado por uma paciente na noite de quarta-feira (4) expôs uma situação de mau atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Verdão, em Cuiabá. Nas imagens, a mulher relata estar passando mal e questiona a forma como foi tratada por uma enfermeira durante a triagem.
“Mesmo morrendo, você me trata mal”, disse a paciente. A profissional, em resposta, afirmou não estar nervosa, olhou para a câmera do celular e retrucou: “Vou dar tchau para a sua gravação porque é isso que a gente ganha em tratar os pacientes e orientar. Quer me filmar, pode me filmar”.
O vídeo também mostra a enfermeira reclamando de equipamentos da unidade e atribuindo a responsabilidade ao prefeito Abilio Brunini (PL), afirmando que ele “não dá o que presta”. Em outro momento, ela ironiza a lotação da unidade ao citar a qualidade dos médicos.
A gravação rapidamente repercutiu nas redes sociais e chegou ao conhecimento da vereadora Katiuscia Mantelli (PSB), que acionou o prefeito. Ambos foram até a UPA para apurar a conduta da servidora e conversar com os envolvidos.
Abilio classificou a postura como inadequada e afirmou que já determinou providências. “A gente veio até a UPA entender o que aconteceu e já tomamos as medidas necessárias. Vamos cuidar para que isso não aconteça novamente em nenhuma das nossas unidades de saúde”, declarou.
Em publicação feita nas redes sociais, o prefeito informou que conversou pessoalmente com a paciente e destacou que o episódio não representa o padrão esperado nos atendimentos da rede municipal. “Foi uma situação atípica. Conversamos com a Secretaria de Saúde, repassamos as recomendações e vamos tratar esse caso para que não se repita”, disse.
A Secretaria Municipal de Saúde deve adotar medidas administrativas em relação à servidora.