conecte-se conosco


Jurídico

Ouvidoria do TSE realizou mais de 4 mil atendimentos no mês de setembro

Publicado


A Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou 4.165 atendimentos ao cidadão somente no mês de setembro. O número é o terceiro maior do ano, ficando atrás apenas dos meses de abril, quando foram contabilizados 5.423 atendimentos, e de maio, com 4.757. O quantitativo abrange as demandas que chegaram via formulário eletrônico, e-mail, telefone e cartas, no período de 1º a 30 de setembro.

Desde março, em razão das medidas de isolamento social adotadas diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Ouvidoria do TSE – assim como outras áreas do Tribunal – teve de adaptar o seu funcionamento.

Os servidores e colaboradores são responsáveis pelos atendimentos realizados via SAC, que pode ser acionado pelos usuários por meio do formulário eletrônico e por e-mail. As ligações recebidas nos números da Ouvidoria estão sendo direcionadas aos números pessoais dos atendentes que estão atuando em teletrabalho.

Dos números contabilizados pelo sistema, a maior parte dos atendimentos – 96,88% – chegou pelo formulário preenchido diretamente no Portal do TSE, o que representou 4.073 atendimentos.

Entre os temas mais procurados, destaca-se “mesário”, com 730 pedidos. Os assuntos “certidão de fechamento de cadastro” e “Covid-19” também foram bastante demandados pelos cidadãos, com 690 e 480 pedidos, respectivamente.

Além dessas demandas, a equipe realizou também 2.691 atendimentos telefônicos não contabilizados, porque os atendentes não têm acesso à rede interna do TSE, na qual está instalado o sistema SAC. Assim, em setembro foram realizados 6.856 atendimentos no total.

Contato

Todos os brasileiros podem entrar em contato com a Ouvidoria do TSE para esclarecer dúvidas institucionais, fazer elogios ou críticas. Também é possível fazer perguntas sobre temas relacionados ao processo eleitoral.

O atendimento é feito via formulário, ferramenta que inclui, de forma automática, a demanda no SAC e permite o encaminhamento da comunicação do usuário, de forma direta, às demais unidades do Tribunal.

A Ouvidoria também atende, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, pelos telefones 0800-648-0005 e (61) 3030-8700, bem como pelo e-mail .

PN/LC, DM

Fonte: TSE

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jurídico

Missão da OEA parabeniza TSE pelo sucesso no 2º turno das Eleições Municipais de 2020

Publicado


A Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) que acompanhou as Eleições Municipais de 2020 no Brasil divulgou nesta segunda-feira (30) um relatório preliminar com apontamentos sobre o segundo turno de votação. O documento destaca o sucesso do pleito, registrando que a eleição ocorreu de forma tranquila e sem grandes incidentes.

O relatório pontuou que os primeiros resultados oficiais foram divulgados a partir das 17h30, e duas horas depois já havia informação de mais de 95% das seções eleitorais. A totalização alcançou 100% pouco depois das 21h.

Os observadores elogiaram ainda a transparência e a abertura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas respostas aos veículos de imprensa que cobriram as eleições, bem como na divulgação da contagem de votos oficial em tempo hábil, o que permitiu à sociedade conhecer os resultados oficiais com celeridade.

A Missão cumprimentou e parabenizou o TSE pela superação dos desafios que surgiram durante o primeiro turno, no dia 15 de novembro. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também foram citados de forma positiva, pelo sucesso na realização de eleições de enorme complexidade devido às dimensões do país, ao tamanho do eleitorado e ao contexto da pandemia de Covid-19.

Missão de Observação Eleitoral

A Missão de Observação Eleitoral da OEA foi composta por seis representantes do Canadá, Estados Unidos, França, Guatemala, e República Dominicana, que acompanharam o segundo turno das eleições em Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo.

No Brasil desde o dia 7 de novembro, os observadores internacionais se reuniram com representantes do TSE e dos TREs de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia, além de organizações políticas.

Eles também puderam acompanhar a preparação para a votação, como o processo de carga das urnas eletrônicas, as simulações de transmissão de resultados eleitorais, a distribuição de materiais para o dia das eleições, o sorteio das urnas correspondentes à auditoria para verificar seu funcionamento, a cerimônia de assinatura digital e selo do sistema, assim como ações de acessibilidade para o voto de pessoas com deficiência.

O embaixador Agustín Espinosa, chefe da Missão, apresentou no dia 18 de novembro um relatório preliminar sobre o primeiro turno das eleições. Um relatório final, com as conclusões da observação eleitoral acerca de todo período eleitoral de 2020, será divulgado nos próximos meses.

RG/LC, DM com informações da OEA

Fonte: TSE

Continue lendo

Jurídico

Eleitores de São Gonçalo (RJ) escolhem Capitão Nelson (Avante) para a Prefeitura

Publicado


Capitão Nelson (Avante) é o novo prefeito de São Gonçalo (RJ). Ele foi eleito com 189.719 votos (50,79% dos votos válidos). Dimas Gadelha (PT) perdeu a disputa, tendo recebido 183.811 votos válidos (49,21%).

Foi registrado o comparecimento de 440.481 eleitores (66,35%) às urnas. O total de votos em branco foi de 18.179 (4,13%), e os votos nulos contabilizaram 48.772 (11,07%). O índice de abstenção foi de 33,65%.

Capitão Nelson (Avante) foi fuzileiro naval e integrante da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Atualmente é vereador de São Gonçalo, estando em seu quarto mandato. Foi eleito como primeiro suplente de deputado estadual pelo partido Avante. O vice-prefeito da chapa eleita é Sérgio Gevu (PL). Eles concorreram à Prefeitura pela coligação Avança São Gonçalo (Avante/PL/PSDB).

LC/DM

Fonte: TSE

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana