conecte-se conosco


Mato Grosso

Outubro Rosa; Escola Técnica de Sinop promove ações para informar sobre prevenção e tratamento

Publicado


A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) têm realizado diversas atividades para fomentar as informações sobre a prevenção e tratamento dos cânceres de mama e no colo do útero, no qual no mês de outubro é amplamente abordado por meio da campanha Outubro Rosa, realizada anualmente em todo o mundo.

Nesta semana a Escola Técnica Estadual (ETE) de Sinop (500 km de Cuiabá), promoveu palestras para falar do assunto aos servidores.

A diretora da ETE,  Ivanir Latanzi, explica que a iniciativa prevê conscientizar a equipe escolar sobre a importância de ter o cuidado e prevenir a doença e ainda divulgar a iniciativa entre alunos e rede escolar de forma virtual. 

“Os alunos estão sem aulas presenciais por conta da pandemia, então decidimos trasmitir as palestras por meio do aplicativo Google Meet, para ampliar o alcane. Assim, além dos funcionários da escola que assistiram presencialmente, os alunos e parceiros também puderam acompanhar virtualmente”, explicou.

Para abordar o tema, os dois palestrantes Alessandra Alves Gouveia e o professor Paulo Rogério Prates promoveram uma tarde de debates em uma roda de conversa, onde esclareceram dúvidas dos trabalhadores.

A coordenadora da ETE, Maria Luiza Troian, contou que a direção da escola distribuiu laços rosas, símbolo da campanha mundial Outubro Rosa, para os participantes com o intuito de que espalhem a ideia de prevenção da doença pelas ruas.

“Queremos os familiares, amigos e o maior número de pessoas saibam que podem lutar por direitos como o atendimento médico, apoio psicológico, exames e que a prevenção pode identificar um diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura” falou.

Criada na década de 90 em Nova York, com o movimento de conscientização para o controle do câncer de mama e posteriormente foi ampliado para combater também o de colo do útero. E desde então ela é promovida anualmente em todo o mundo. O Outubro Rosa é comemorado para marcar a luta contra o câncer de mama, ressaltar a importância da prevenção e da detecção precoce.

A primeira iniciativa no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi e 2002 com a iluminação em rosa do monumento Obelisco do Ibirapuera, situado em São Paulo. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama e aconteceu com apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos.

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Seciteci abre inscrições para processo seletivo de monitores bolsistas

Publicado


A partir desta terça-feira (1°) a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) abre inscrições para o processo seletivo de monitores bolsistas para o Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso – MT Ciências. As inscrições poderão ser realizadas até 21 de dezembro. O Edital do processo seletivo está disponível no site da Seciteci AQUI.

O processo seletivo será realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Para acessar o formulário de inscrição, clique AQUI.

Serão ofertadas duas modalidades de bolsas: BPCTI – 1 no valor de R$3 mil para o cargo de coordenador (para profissionais com mestrado ou doutorado em qualquer área) e a BPCTI – 3, no valor de R$2 mil, para monitores que tenham curso superior completo em Engenharia da Computação, Ciência da Computação ou Química.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo, o objetivo é recrutar profissionais qualificados para atuar na Carreta MT Ciências.

“Pretendemos selecionar quatro profissionais capacitados para realização de ações de difusão do MT Ciências, mediante concessão de bolsas para desenvolver atividades nos municípios mato-grossenses. É uma vaga para coordenador e três para monitores que vão atuar junto ao público, com carga horária de 40 horas semanais”, disse.

Segundo a coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, Marilene Passos, os profissionais precisam ter um perfil criativo, comunicativo e sociável, além de disponibilidade para realizar viagens por Mato Grosso.

“A nossa preferência é por pessoas com qualificação profissional, dentro das áreas exigidas, ainda que não tenham grandes experiências com atendimento ao público. Esperamos conseguir bons profissionais, que se identifiquem com a proposta, para atuarem na popularização da ciência em Mato Grosso”, diz.

No dia 15 de janeiro serão divulgados os classificados escolhidos por meio de análise curricular. De 18 a 22 de janeiro de 2021 serão realizadas as entrevistas e dia 29 de janeiro será divulgado o resultado final com os profissionais escolhidos.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

PM prende quadrilha que invadiu mineradora para roubar ouro e dólares

Publicado


Em uma ação rápida, policiais militares prenderam dez pessoas que participaram de um roubo a uma mineradora, na região da Gleba São Vicente, no fim de semana, em Nova Lacerda. Quatro veículos e armas de fogo foram apreendidos. Duas pessoas foram baleadas pelos criminosos e conduzidas ao hospital. 

Por volta das 21h30 de sábado(28), a equipe da Força Tática foi informada por funcionários de uma mineradora próxima a cidade de Conquista D’Oeste, que o local estava sendo invadido por assaltantes. De imediato, a PM foi até o local e se deparou com uma caminhonete Hilux abandonada pelo suspeitos. O veículo teria sido roubado. 

Em diligência, outra  equipe da PM havia informado que teria prendido  um dos suspeitos em um carro Fiat Pálio. O homem detido entregou o nome de seu outro comparsa. Dando sequência as buscas e com a região cercada, os policiais conseguiram localizar mais três suspeitos em um carro Parati, alén de mais quatro homens em um carro Fiat. Os suspeitos estavam com as vestes sujas e apresentavam  escoriações pelo corpo. 

Um dos suspeitos  confessou que praticou o roubo com os demais comparsas presos e disse que a quadrilha tinha guardado as armas utilizadas no assalto nas proximidades da mineradora.Ainda na diligência, os policiais apreenderam espingarda calibre 12, dois revólveres cal 38, uma pistola cal 40; sendo a pistola pertencente a Polícia Civil do Distrito Federal. Todas as armas estavam enterradas e enroladas com roupas camufladas. 

Uma camionete Hyundai Santa Fé  foi apreendida com mais dois suspeitos que estavam hospedados em um hotel em  Conquista D’Oeste. Eles teriam dado apoio logístico ao restante da quadrilha. 

A polícia encontrou em todos os veículos apreendidos na ação roupas e bolsas  camufladas. Os suspeitos confessaram o crime e relataram que parte do grupo conseguir fugir pela mata. Eles disseram ainda à PM que na noite de sábado se reuniram na casa de um deles para reunião para planejar a ação criminosa à mineradora. 

De acordo com as vítimas, a quadrilha saiu da mata com roupas camufladas e os suspeitos saíram atirando em todos que foram visto, dois seguranças do local  que estavam  armados e com coletes balísticos foram alvejados e encaminhados ao hospital. Segundo os funcionários, o grupo rendeu e amarrou um casal  levando cerca de 4 kg de ouro em barra,  U$ 4 mil, jóias,  um revólver cal 380 e a caminhonete Hilux. 

Todos os suspeitos foram presos e conduzidos à delegacia. A quadrilha foi presa por  crimes de porte ilegal de arma de fogo, roubo seguido de morte (tentado), sequestro e cárcere privado dentre outros crimes.

A ocorrência foi entregue à Polícia Judiciária Civil. 

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque – denúncia 0800.65.39.39. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana