conecte-se conosco


Turismo

Os ETs estão entre nós! 10 lugares no Brasil para fazer turismo ufológico

Publicado

Alienígenas, óvnis e abduções são assuntos que fascinam e amedrontam as pessoas ao redor do mundo. Diversos lugares são conhecidos por supostas aparições de seres de outros planetas e um dos mais famosos é a Área 51, uma instalação da força aérea americana que “esconde” provas de que os extraterrestres existem.

nave espacial arrow-options
Divulgação/Observatório de Greenwich

O turismo ufológico é muito difundido no Brasil e tem diversos locais para os apreciadores de ETs

Leia também: Quais destinos estão em alta no Brasil e o que fazer em cada um deles

Na semana passada, um grupo de pessoas criou um evento no Facebook, com data de 20 de setembro de 2019 , para invadirem a Área 51 e ter contato com os óvnis. A notícia se espalhou tão rapidamente que até o Exército dos Estados Unidos precisou se pronunciar sobre o  turismo ufológico.

A ideia é bem maluca e é provável que não dê certo, mas para você que é fã dos extraterrestres ainda há um jeito de conhecê-los. No Brasil, há diversos locais para o turismo ufológico, aquele em que você visita os locais de aparições de óvnis. E para saciar a sua curiosidade separamos 10 lugares em diversos estados para que você tenha um contato sobrenatural .

1. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás

chapada dos veadeiros arrow-options
Divulgação/Vivalá

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é conhecido por muitos avistamentos de óvnis

Parece que os Objetos voadores não identificados (óvnis) costumam aparecer em locais bem bonitos pelo Brasil. O primeiro ponto da lista é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Naquela região existe um misticismo bem grande e é possível encontrar com facilidade templos, comunidades e santuários.

Os moradores da região afirmam ver constantemente UFOs e ETs na região. As experiências são compartilhadas em grupos que se reúnem para visitar o local em busca do inimaginável. Uma das aparições mais famosas da Chapada dos Veadeiros foi em 1995 quando um objeto sobrevoou o local, aumentando sua luminosidade, e depois de 15 minutos desapareceu.

Também é comum pessoas ‘desaparecerem’ por lá durante horas ou dias e retornarem dizendo que foram abduzidas por seres estranhos.

2. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

chapada dos guimarães arrow-options
Divulgação/CVC

Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, é um dos pontos do turismo ufológico no Brasil

A 65 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é outro polo que atrai muitos alienígenas. Especialistas apontam questões naturais, como grande concentração de energia e magnetismo, para que esses fenômenos ocorram.

Existe uma lenda de que no Mato Grosso há passagens subterrâneas que ligam o Brasil à cidade de Machu Pichu, no Peru, e que elas servem de caminho para que os ETs apareçam na região. Uma das cavernas fica na Chapada dos Guimarães e outra na Serra do Roncador, local próximo e também muito visitado que tem até um “discoporto” para os óvnis .

3. Barra do Garças, Mato Grosso

cachoeira barra dos garças arrow-options
Reprodução/ Prefeitura Barra dos Garças

A cidade de Barra dos Garças fica em Mato Grosso e atrai muitos visitantes pelos fenômenos ufológicos

Seguindo a misticidade de Mato Grosso, Barra do Garças é um município conhecido também por seus fenômenos UFO . Os índios das etnias Xavante e Bororo, moradores da região, já relataram experiências com seres de outro planeta.

Desde 1995 a cidade tem um “discoporto” para receber os extraterrestres e alguns painéis e esculturas para divertir os visitantes. No ano de 2015, a cidade iniciou as comemorações do Dia do Extraterrestre no segundo domingo de julho.

4. Varginha, Minas Gerais

nave do e.t. arrow-options
Reprodução/ Instagram @imagensdedronevarginha

Nave do E.T. na praça de Varginha, em Minas Gerais

De toda a lista do turismo ufológico brasileiro, a cidade de Varginha, em Minas Gerais, é a mais conhecida. Depois que uma série de aparições de discos voadores em 1996 foi relatada pelos moradores o local passou a ser apontado como o segundo maior caso ufológico do planeta, atrás apenas do Caso Roswell, de 1947, no Novo México.

A aparição foi bastante aproveitada pelos políticos e a cidade hoje exibe uma grande caixa d’água no formato de disco voador no centro, além de ter uma “praça do E.T.” com esculturas e construir um Memorial do ET, no bairro da Vila Paiva, que está há mais de dez anos em construção.

5. São Thomé das Letras, Minas Gerais

são thomé das letras arrow-options
Reprodução/ site saotomedasletras.net.br

São Thomé das Letras é o segundo ponto em Minas Gerais do turismo ufológico no Brasil

O Estado de Minas Gerais registra o maior índice de aparições de UFOs no território brasileiro. Depois de Varginha, outro local muito visitado pelos ufólogos é a cidade de São Thomé das Letras. Saiba mais clicando aqui .

No ano de 1996 também existem relatos de pouso de naves espaciais na cidade e de avistamento de naves durante o dia e no pôr do sol. Para quem pensa em viajar a cidade é importante procurar o Seu Tatá, um comerciante local que é pioneiro na pesquisa ufológica na região.

6. Itacuruba, Pernambuco

observatório em itacuruba arrow-options
Reprodução/ itacurubba.pe.gov.br

A cidade de Itacuruba, em Pernambuco, é sede do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica

Itacuruba é uma pequena cidade no agreste pernambucano. Base do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (Oasis), a região virou palco do turismo científico para observar astros e, quem sabe, óvnis.

7. Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul

caçapava do sul arrow-options
Reprodução/ Instagram Prefeitura de Caçapava do Sul

Caçapava do Sul é muito conhecida pelo avistamento de óvnis

Em Caçapava do Sul, o fenômeno das ‘ondas ufológicas’, que são momentos de numerosos avistamentos, chama atenção e atrai diversos turistas. O fluxo de visitantes é tão grande que os governos estaduais e municipais criaram projetos para o turismo ufológico no local.

O turista conhece a região do sul que engloba o Alto da Boa Vista, Pinheiro e Tarumã; a região oeste da Pedra Furada e Pedro do Segredo e a leste e norte a localidade de Santa Bárbara.

Existe um site do UFO Turismo na cidade que contem fotos e matérias relacionadas aos aparecimentos. 

8. Peruíbe, São Paulo

praia de peruíbe arrow-options
Reprodução/Flickr

Peruíbe é a primeira cidade do Brasil a criar um roteiro ufológico

Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, foi a primeira cidade a montar um roteiro ufológico no Brasil. Sede do Congresso Brasileiro de Ufologia, Peruíbe é uma cidade com grande incidência de ocorrências ufológicas.

No roteiro o turista visitará a Barra do Una, a Ruína do Abarebebê, os bairros de Guaraú, Perequê e São José, além do costão de Peruíbe e a Pedra da Serpente onde, segunda lendas, vive um sobrevivente alienígena. Inclusive o local foi tema de um filme, assista ao trailer.


A própria prefeitura de Peruíbe organiza os passeios e você pode entrar em contato pelo telefone (13) 3455-9426 para agendamento. Também existem agências para os tours como a Caiçara Expedições  e a  Roteiro Eco Trilhas .

9. Serra da Beleza, Rio de Janeiro

serra da beleza arrow-options
Reprodução/ Facebook Restaurante e Camping Serra da Beleza

A Serra da Beleza é um dos polos para avistamento de disco voador

A cidade de Serra da Beleza está localizada no interior do Rio de Janeiro, no distrito de Santa Isabel do Rio Preto. Os primeiros relatos de aparição de UFOs foi em 1982 e desde então os relatos só cresceram. Moradores já relataram ter visto discos voadores e até alguns seres estranhos nas redondezas.

Vizinha de Serra da Beleza está a cidade de Conservatória, no município de Valença, que tem há alguns anos o UFO Tour idealizado por Marco Antonio Petit, um estudioso da ufologia que mora no local.

A Serra da Beleza chegou a aparecer na série De Carona com os Óvnis , do canal The History Channel. Assista abaixo o episódio.

10. Parque Nacional de Sete Cidades, Piauí

castelo do piauí arrow-options
Reprodução/ Blog Arte Tapuio by Juscelino Reis

A Pedra Castelo do Piauí é uma formação rochosa misteriosa que dizem abrigar um ser de outro planeta

Entre os municípios de Piracuruca e Piripiri, no norte do Estado do Piauí, está o Parque Nacional de Sete Cidades com 6.303 hectares de fauna e flora e cavernas/grutas que possuem inscrições rupestres com vários desenhos não identificados.

Da mesma maneira que algumas lendas apontam cavernas dimensionais no Mato Grosso, em Sete Cidades também dizem haver uma dessas passagens secretas para os extraterrestres.

Leia também: Airbnb disponibiliza hospedagem de “outro planeta” por US$ 11; veja mais

Além do Parque existem outros pontos muito interessantes no Piauí para o turismo ufológico como Cadós e Buriti dos Cavalos, uma região de cachoeiras e cavernas; a cidade de José de Freitas; o Parque Nacional Serra da Capivara e a Pedra Castelo do Piauí, ao leste de Teresina, uma formação rochosa com fama de aparições de ETs.

Fonte: IG Turismo
publicidade
2 Comentários

2
Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
LeandroEdie Meireles Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Edie Meireles
Visitante

Juntando os dez ainda não ganham para a Chapada Diamantina na Bahia. Conheço estes todos.

Leandro
Visitante
Leandro

Faltou Colares no Pará, palco da operação prato!

Turismo

Mulher “monta” em homem no avião e causa polêmica

Publicado

source

Um casal exagerou no momento a dois e causou polêmica dentro de um avião. A imagem postada no perfil do Instagram @passengershaming, que é famoso por divulgar atitudes vergonhosas de passageiros, uma mulher está sentada no colo de um homem.

Leia também: 10 dicas do que não fazer durante uma viagem de avião

avião arrow-options
Reprodução/ Instagram

O casal virou polêmica num perfil de Instagram

De acordo com o relato de outros passageiros, o casal estava se beijando quando a mulher decidiu “montar” no homem sentado no banco da janela para se aconchegar. Ela segurou o encosto do assento e ele, segurou firme nos quadris da mulher. Apesar do avião cheio, o casal pareceu não se importar com a plateia.

A fotografia rendeu muitos comentários nas redes sociais. “Essas pessoas nasceram sem vergonha?”; “Toda vez que viajo, gosto cada vez menos da raça humana”; “Pobre rapaz sentado ao lado deles”.

Apesar de ter chocado muitos usuários do Instagram, algumas pessoas encontraram graça na situação. “Isso é hilário … deixe que eles fiquem loucos, parecem felizes. Talvez um pouco bêbados, mas felizes”.

Leia também:Tem medo de avião? Confira algumas dicas para superar a fobia

Nem a postagem do Passenger Shaming, nem o The Sun (que também reportou a notícia), deixou claro o que aconteceu ao casal após a fotografia. Se os dois foram punidos, não dá para saber, mas o que você faria se isso acontecesse ao seu lado? Comente.

Fonte: IG Turismo
Continue lendo

Turismo

Guia da primeira viagem internacional: 14 dicas essenciais

Publicado

source

Muitas pessoas têm o sonho de conhecer destinos internacionais, mas tem medo de encarar essa aventura. Documentação, câmbio, mala, imigração e a ideia de falar outro idioma deixa qualquer viajante nervoso, principalmente quem ainda é inexperiente no tema.

Leia também: 9 dicas de como economizar na viagem internacional o dólar em alta

mapa arrow-options
shutterstock

Prepare-se para conhecer o mundo com o guia da primeira viagem internacional do iG Turismo

Pensando nisso, o iG Turismo  com a empresa Abreu e a Allianz Seguros, desenvolveram um guia para quem fará sua primeira viagem internacional. O material engloba dicas que vão desde o planejamento até a viagem em si. Confira!

1. Faça o passaporte com antecedência

Nada é mais importante numa viagem internacional do que o passaporte . O documento é essencial para a maioria das viagens ao exterior, exceto quando o destino é algum país do Mercosul – onde os brasileiros podem entrar apenas com o RG.

O procedimento para obter o passaporte é feito pela Polícia Federal em todo o território brasileiro mediante o pagamento de taxa de R$ 257,25. É necessário  agendar horário no site do órgão e ter em mãos documento de identificação, foto 5×7 e comprovante eleitoral. Veja papéis extras que também podem ser solicitados:

  • Certificado de naturalização;
  • Comprovação de alteração de nome ou sobrenome (caso tenha passado pelo processo);
  • Autorização para retirada de passaporte (para menores de 18 anos);
  • Autorização da FUNAI (índios não integrados);
  • Serviço militar (aos homens maiores de 18 anos);
  • Passaporte anterior (em caso de renovação)

Demais documentos e etapas de procedimento você encontra no site oficial da Polícia Federal. Lembre-se! O prazo mínimo para emissão do passaporte é de seis dias úteis, porém, a Polícia aconselha o turista a não comprar passagem aérea sem que o documento esteja em suas mãos. Confira aqui postos de atendimento em todo o Brasil.

2. Pesquise as exigências do destino

Além do passaporte, há países que exigem outros documentos de seus turistas: visto, certificado de vacinação e comprovante de reservas em hotéis ou de meios financeiros para a viagem. 

No caso do calendário vacinal , é recomendado pelo Hospital Oswaldo Cruz que o mesmo seja atualizado 10 dias antes do embarque. De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas entre 20 e 59 anos devem ter as seguintes vacinas em dia:

  • Hepatite A e B
  • Tríplice Viral
  • Tríplice Bacteriana
  • Pneumocócica
  • Meningocócica
  • HPV
  • Febre Amarela
  • Influenza (anual)
  • Herpes-zóster (*voltada para pessoas acima de 50 anos)

É importante também conhecer todas as exigências para que a imigração corra com tranquilidade. Clique e veja os  países que exigem visto para brasileiros e os que não exigem .

3. Faça um seguro viagem

O seguro viagem é essencial para qualquer destino. De acordo com a Allianz Seguro , a contratação do serviço irá resguardar o viajante em caso de acidentes, extravio de bagagem, entre outras coberturas, além de oferecer benefícios na locação de veículos e compra de produtos.

O seguro é obrigatório em diversos países do mundo, muitos deles europeus, como lembra a Abreu, e contratá-lo pode evitar dor de cabeça na chegada ao aeroporto.

4. Descubra tudo o que puder sobre o destino

Não é aconselhável ir a um destino sem o mínimo de conhecimento do local. É importante saber sobre as atrações que irá visitar, os restaurantes que irá comer e como é a cultura local antes do embarque. 

Vale pesquisar também como funciona o transporte local, se há aplicativos de transporte e como comprar bilhetes para metrô, ônibus e trem. Conhecer algumas das leis e regras de convivência locais são uma ótima ideia. Há lugares que não permitem consumo de bebida alcoólica em vias públicas, por exemplo, ou que aplicam multas em quem descarta lixo fora da lixeira.

5. Defina o que quer fazer, mas seja flexível

Não se feche para as oportunidades. É legal definir um roteiro, mas não faça dele uma regra. Liste os lugares onde deseja ir, verifique quais ficam próximos para visitar em um mesmo dia e vá decidindo conforme a viagem passa. Ter flexibilidade é importante porque, caso algo não saia como planejado, o dia não precisa ser perdido. 

Empresas como a Abreu montam roteiros e organizam excursões em muitos países internacionais. São diferentes opções que combinam itinerários dinâmicos com as principais atrações do destino e dias livres para o turista escolher o que quer fazer ou conhecer.

6. Aposte no custo-benefício, não apenas na economia

Quem não quer viajar pagando pouco ? Porém, economizar nem sempre é pagar barato. Pode valer mais a pena pagar um preço razoável em um hotel bem localizado e assim diminuir os custos de transporte e ganhar tempo. 

É importante também ter cuidado com as passagens aéreas mais baratas . Às vezes, optar por voos em horários alternativos pode coincidir quando o transporte público não funciona, e será necessário tomar um táxi que sairá caro. Comprar ingressos para atrações com antecedência também pode não ser a melhor opção já que, se você utilizar o cartão de crédito internacional terá impostos, e além do mais, imprevistos podem acontecer e não dar tempo de comparecer no horário marcado.

7. Aposte numa bagagem inteligente

Saber montar uma mala torna tudo mais fácil. Evite levar muita bagagem e tente mantê-la arrumada ao longo dos dias. É sempre bom ter espaço para as compras, então saiba também como organizar a mala para ter mais espaço.

Leia também: 6 dicas de como montar uma mala sem exceder o limite de bagagem

Pesquise bem qual clima esperar na época da viagem. Aposte em peças de roupa versáteis, que combinem entre si: uma blusa que possa ser usada com várias calças, que por sua vez, combinem com mais de um casaco, que caiam bem com dois ou três sapatos. Tente ser minimalista com acessórios, maquiagens, entre outros, para não gastar espaço na mala com coisas desnecessárias.

8. Não esqueça dos eletrônicos

Colocar na mala o  adaptador de tomada , carregador de celular, tablet e máquina fotográfica são essenciais para os turistas. Optar por um livro para distrair-se durante o voo também é uma ótima ideia. Tudo isso deve estar na sua bagagem, e é importante também listar quais desses objetos serão necessários durante o voo, pois eles deverão ser colocados em sua mochila, bolsa ou mala de mão.

9. Leve dinheiro de maneiras diferentes

Tenha sempre em mãos dinheiro em espécie, cartão de crédito internacional e cartão pré-pago multimoedas. Não é bom depender somente de uma fonte de dinheiro.

10. Prepare-se para a viagem de avião

Os trajetos internacionais costumam ser mais longos que os domésticos. Isso significa que você irá comer, dormir, ir ao banheiro, escovar os dentes e se distrair no avião. Use roupas confortáveis, tenha um casaco para não passar frio, leve um livro ou um game portátil, baixe um filme no celular e, se achar necessário, leve travesseiro de pescoço, protetores auriculares e máscara de olhos para dormir melhor.

Leia também: Guia para a primeira viagem de avião

11. Não se esqueça de despachar as malas novamente durante conexão internacional

Se o seu voo tem conexão é importante não esquecer dos procedimentos de despacho de bagagem. “Uma distração muito comum dos viajantes é não se atentar ao despacho das bagagens entre uma conexão e outra. É provável que elas não cheguem ao destino sem que seja feito um novo check-in. Por isso, é sempre bom verificar com a equipe da companhia aérea se será necessário despachá-las novamente no aeroporto onde será realizada a conexão para o próximo voo”, explica Renato Rotta, executivo da Allianz Travel.

12. Atente-se às regras de bagagem diferentes entre companhias

As regras para mala de mão e peso das bagagens podem variar de companhia para companhia, o que deixa o viajante, que não quer pagar por excesso de bagagem, confuso. Antes de viajar, verifique se a franquia das bagagens é a mesma para as companhias aéreas escolhidas.

13. Não esqueça a documentação das crianças

Dentre os principais pontos do planejamento de uma viagem, a documentação deve ser prioridade, principalmente quando envolve crianças. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), os pais ou responsáveis de uma criança que viaja desacompanhada devem providenciar as autorizações necessárias. O documento judicial é sempre exigido pelas empresas aéreas, devendo ser apresentada a autorização do Juizado da Infância e da Adolescência. Todo o processo para retirada da autorização de viagem você encontra no item 1 no site da Polícia Federal.

Verificar todos os documentos obrigatórios para o embarque, principalmente o RG ou passaporte, tanto de criança quanto de adulto, é muito importante para evitar a taxa de remarcação, que pode ocorrer caso seja necessário obter uma documentação provisória de última hora para conseguir embarcar. É importante ficar atento também ao prazo de validade de cada um destes documentos, visto que crianças e bebês tem prazos menores para o vencimento da documentação.

14. Conheça seus direitos como passageiro para viagem internacional ou nacional

É de suma importância saber seus direitos como passageiro para casos de voo cancelado, atrasado ou alteração de rota na viagem internacional . Muitos desconhecem a assistência material, que pode vir a ser oferecida gratuitamente pelas empresas aéreas nessas situações. Confira aqui todas as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e saiba como proceder se for lesado por alguma companhia.

Fonte: IG Turismo
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana