conecte-se conosco


Internacional

Oposição vence eleição em Istambul

Publicado

O partido governista da Turquia, liderado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, sofreu outra derrota em uma nova eleição à prefeitura em Istambul.

A imprensa turca afirma que Ekrem Imamoglu, candidato do principal partido de oposição, conquistou 54% dos votos com cerca de 99 por cento das urnas apuradas. Ele venceu a disputa pela prefeitura de Istambul pela segunda vez.
Seu adversário, o ex-primeiro-ministro Binali Yildirim do governista Partido Justiça e Desenvolvimento, de sigla AKP, confirmou a derrota em um discurso.

A vitória da centro-esquerda na maior metrópole turca encerrou um ciclo de mais de 20 anos de hegemonia do grupo político do mandatário na administração da cidade.

“Estas eleições são uma contribuição para a democracia na Turquia. Foram boas para a Turquia e para Istambul”, afirmou o oposicionista, diante de dezenas de câmeras de televisão na sede de sua legenda, o Partido Republicano do Povo (CHP), situada no bairro de Sariyer.

Yildirim admitiu a derrota logo após o anúncio das primeiras parciais, comentando, em relação ao adversário: “Eu o parabenizo e lhe desejo sucesso.” Imamoglu agradeceu especialmente o apoio de “centenas de milhares” de pessoas que participaram como observadores nas seções eleitorais, classificando-os de “heróis da democracia”.

As autoridades eleitorais turcas anularam o primeiro pleito, realizado em 31 de março e vencido por Imamoglu por uma diferença de 0,16% – menos de 14 mil votos. A controversa decisão atendeu a uma reivindicação da legenda de Erdogan, o AKP, apontando supostas irregularidades no pleito.

As eleições locais em março foram vistas como um referendo sobre as políticas de Erdogan e a popularidade de seu partido governista. Embora o AKP tenha vencido a maioria das eleições locais, ele perdeu a votação para a prefeitura da capital Ancara, assim como a disputa em Istambul.

 

Edição: José Romildo

Fonte: EBC Internacional
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Internacional

Alemanha: suspeito de massacre pode ser ligado à extrema-direita

Publicado

As autoridades alemãs acreditam que o suspeito de matar nove pessoas em dois bares na Alemanha tenha ligações com a extrema-direita. O massacre ocorreu em locais de Hanau, uma cidade a cerca de 25 quilômetros a leste de Frankfurt, na noite dessa quarta-feira (19).

De acordo com a Associated Press (AP), fonte ligada às investigações considerou que o ataque em cafés frequentados por cidadãos do Oriente Médio pode ter sido feito por um extremista de direita com “motivações xenófobas”.

As autoridades acreditam que o possível autor dos disparos, um homem de 43 anos, voltou para casa após o tiroteio e disparou contra si próprio. Foi encontrado morto no apartamento na madrugada de hoje, junto ao corpo da mãe, de 72 anos, que teria sido vítima do filho. Segundo o ministro do Interior da região, Peter Beuth, ambos apresentavam ferimentos de bala.

Entretanto, a agência de notícias alemã DPA informou que as autoridades já estão analisando o vídeo que o suspeito divulgou na internet antes do ataque. A gravação diz respeito a uma “teoria de conspiração sobre maus-tratos a crianças nos Estados Unidos” e sua veracidade está sendo apurada.

Mortes confirmadas em massacre

O porta-voz da Procuradoria Federal em Hanau, Marcus Jung, confirmou que 11 pessoas morreram, incluindo o autor dos disparos. “Acreditamos que não há mais do que uma pessoa”, disse Jung à Associated Press.

Um porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel disse, no Twitter, que os seus pensamentos estão com a população de Hanau, onde foi cometido . “Dirigimos os pêsames às famílias afetadas”, acrescentou.

Numa fase inicial, as autoridades anunciaram que oito pessoas tinham sido mortas e que cinco ficaram feridas durante disparos com arma de fogo. Informaram ainda que um veículo de cor escura foi visto deixando o local após os primeiros disparos. Mais tarde, ocorreu um novo ataque em outro café, a cerca de um quilômetro do local do primeiro.

*Emissora pública de televisão de Portugal

Fonte: EBC Internacional
Continue lendo

Internacional

Suspeito de tiroteios na Alemanha é encontrado morto

Publicado

O suspeito autor dos dois tiroteios ocorridos ontem (19) à noite, no centro da Alemanha, em que morreram já nove pessoas, foi encontrado morto na sua casa, anunciou a polícia.

Na última madrugada uma das pessoas gravemente feridas nos tiroteios morreu, elevando o número de vítimas mortais de oito para nove, disse um porta-voz da polícia, ainda sem indicar o número de feridos.

Os tiroteios ocorreram em dois bares de fumadores de cachimbo de água (shisha), o primeiro ocorreu às 21h, no centro de Hanau e o segundo em outra área da cidade.

Uma pessoa suspeita de ser o autor dos tiroteios foi encontrada morta algumas horas depois, ao lado de um outro corpo não identificado.

“O suspeito autor foi encontrado morto na sua residência em Hanau. As forças especiais de intervenção da polícia encontraram também outro corpo, no mesmo local. Neste momento, não há qualquer indicação de que existam outros autores”, escreveu na rede social Twitter a polícia do estado de Hesse, em Hanau.

Um importante dispositivo policial foi criado na sequência dos tiroteios de Hanau, a cerca de 20 quilômetros de Frankfurt, centro financeiro da Alemanha.

Fonte: EBC Internacional
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana