Polícia Federal
Operação Zoomers investiga fraudes no recebimento de auxílio emergencial e outros benefícios concedidos pelo Governo Federal

Nova Iguaçu/RJ – Na manhã desta quarta-feira (1/6), a Polícia Federal deflagrou a Operação Zoomers, visando desarticular associação criminosa, especializada em cometer crimes envolvendo fraudes no recebimento de auxílio emergencial e outros benefícios concedidos pelo Governo Federal e pagos por meio da Caixa Econômica Federal.
Na ação de hoje, cerca 30 policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão nas residências dos alvos, expedidos pela 3ª Vara Federal de São João de Meriti/RJ. Todos os alvos foram localizados no município de Belford Roxo/RJ, na Baixada Fluminense.
As investigações tiveram início em 2021, após o setor de segurança da Caixa Econômica Federal noticiar que dois indivíduos teriam realizado consultas de cerca de 60 CPFs de beneficiários do auxílio emergencial. A partir daí, foram realizadas diversas análises e cruzamento de dados da Base Nacional de Fraudes em Auxílio Emergencial – BNFAE, quando, então, foi caracterizado o envolvimento dos investigados.
As apurações revelaram que os alvos, após obterem os dados das vítimas (beneficiárias de auxílio emergencial), subtraíam os valores das suas contas ou negociavam a venda destes dados nas redes sociais para que outras pessoas, mal-intencionadas, também pudessem praticar os delitos.
Os investigados responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa, sem prejuízo de eventuais outros crimes que possam surgir no decorrer das investigações.
O nome da operação – Zoomers – faz referência à faixa etária dos alvos, todos em torno de 20 anos. A Geração Z ou Zoomers é definição sociológica para a geração de pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected] | www.gov.br/pf
(21) 2203-4404 / 4405 / 4406 / 4407


Polícia Federal
Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Brigada Militar apreendem 500 kg de maconha no Vale do Sinos

Porto Alegre/RS – A Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Brigada Militar, em ação integrada de repressão ao tráfico de drogas, apreenderam 500 kg de maconha e prenderam quatro homens em flagrante no município de Dois Irmãos.
Os policiais receberam informações de que um veículo que havia sido carregado com a droga no Paraná estaria se dirigindo à região do Vale do Sinos e iniciaram diligências para interceptar o carregamento.
No início da manhã de hoje (6/7), os policiais identificaram o veículo no momento em que chegava a uma propriedade rural em Dois Irmãos e abordaram o condutor, que foi preso em flagrante. No local, três homens que aguardavam pela droga, um deles armado, também foram presos.
Na ação, foram apreendidos quatro veículos, um deles clonado, uma pistola 9 mm, munições, telefones celulares e aproximadamente 50 galos de rinha.
Os presos do Rio Grande do Sul (3) e de Santa Catarina (1) foram conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Porto Alegre e indiciados por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Posteriormente, serão encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecerão à disposição da Justiça Estadual do Rio Grande do Sul.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
Contato: (51) 3235.9005/99717.3040
Fonte: Polícia Federal
Polícia Federal
PF prende idoso com quase 3 kg de cocaína

Guarulhos/SP – A Polícia Federal apreendeu nesta quarta-feira (6/7), no Aeroporto Internacional de São Paulo, quase três quilos de cocaína com passageiro de voo internacional.
Um passageiro, nacional da Bélgica, de 65 anos, foi conduzido à delegacia da PF após os policiais identificarem, por meio do raio-x, substância orgânica oculta nas estruturas de sua mala.
O homem disse aos policiais que, em razão de informações recebidas por e-mails, veio ao Brasil para assinar os papéis referentes a uma suposta herança deixada por um parente desconhecido.
Como, em razão de falência, foi informado que estava em dívida com a Receita de seu país, disse ter vindo ao Brasil sem pensar muito, pois suas despesas aéreas e estadias foram pagas previamente. Ao chegar ao Brasil, foi contatado por uma pessoa que, por fim, lhe entregou a mala. Na mala transportada pelo passageiro, foram encontrados, fixados às estruturas, dois volumes contendo quase três quilos de cocaína. O homem foi preso em flagrante.
O suspeito será apresentado à Justiça Federal, onde responderá pelo crime de tráfico internacional de drogas.
Comunicação Social da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos
Contato: (11) 2445-2212
Fonte: Polícia Federal
-
Policial02/07/2022 - 12:23
Mulher que estava com agente prisional morto por Paccola nega versão do vereador de que era agredida (vídeo)
-
Mato Grosso01/07/2022 - 18:10
Governo de MT assina convênio com a Prefeitura de Sinop para construção da nova unidade da Politec
-
Mato Grosso03/07/2022 - 16:35
Polícia Civil prende integrantes de associação criminosa e apreendem armas de fogo, drogas e munições
-
Policial01/07/2022 - 23:48
Ao estilo “tropa de elite, vereador de Cuiabá se mete em briga de casal e mata policial penal que ameaçava mulher
-
Mato Grosso03/07/2022 - 14:10
Governo de MT lamenta morte do filho do governador de Goiás
-
Policial29/06/2022 - 16:40
Corpo encontrado em posto de combustível desativado em Cuiabá é identificado
-
Opinião01/07/2022 - 07:20
TÚLIO FONTES – A nossa parte contra a Covid-19
-
Policial02/07/2022 - 12:10
Sindicato emite nota e qualifica policial penal morto por vereador como pai exemplar (vídeo)