conecte-se conosco


Policial

Operação Score Credit apreende documentos utilizados em golpes de crédito e estelionato

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Documentos, boletos bancários e holerites foram apreendidos pela Polícia Judiciária Civil do município de Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá), na operação “Score Credit”, deflagrada na quarta-feira (19.02) para cumprimento de um mandado de busca e apreensão.

O trabalho realizado pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), investiga um grupo articulado para praticar crimes de estelionato, falsificação de documentos particulares, receptação e associação criminosa.

Conforme o delegado Wilyney Santana Borges, as diligências iniciaram no mês de outubro do ano passado, após a delegacia ser procurada por duas pessoas envolvidas no esquema.

“Os suspeitos vinham praticando os crimes há mais de um ano, e nesse período, pelos menos 14 lojas e cinco instituições financeiras foram vítimas da quadrilha, causando um prejuízo estimado em cerca de R$ 200 mil”, destacou o delegado Wilyney Santana.

Segundo apuração, o esquema foi planejado por um homem que convidava outras pessoas para participar de uma empresa criada para cometer crimes. Ele dizia ser hacker e que conseguia acessar os bancos de dados das empresas de negativação de crédito e retirar os protestos pelo não pagamentos de dívidas.

Desta forma, o mesmo propunha aos comparsas que usaria os documentos destes, aproveitando do ‘score’ para abrir crediários em lojas da cidade e, posteriormente, adquirir produtos parcelados em boletos, os quais não eram pagos.

Estes objetos eram revendidos em classificados e o dinheiro rateado entre os integrantes da associação criminosa. Além das lojas, os suspeitos abriram contas em instituições financeiras e conseguiram aprovação de limites utilizando holerites falsificados, sacando o dinheiro e realizando o rateio dos valores.

Com a localização dos documentos que comprovam os delitos, como holerites, boletos bancários, telefones celulares, aparelhos de HDs, entre outros materiais, as investigações continuam para análises do material apreendido e sequência do inquérito policial que tramita na Derf de Barra do Garças.

Score é uma ferramenta utilizada no comércio em geral e em instituições financeiras que tem como objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão de concessão de crédito e realização de negócios. 

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Policial

Polícia Civil prende casal com Corolla e Hilux SW4 roubados em Pontes e Lacerda

Publicado


.

Assessoria | PJC-MT

Mais dois veículos produtos de crimes, entre eles um Toyota Corolla e ums HIlux SW4, foram recuperados em Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá), na quarta-feira (01.04), durante ação da Polícia Civil visando o combate a criminalidade na região de fronteira.

Duas pessoas, um homem de 33 anos e uma mulher de 26 anos, foram autuados em flagrante pelos crimes de receptação, adulteração sinal identificador de veículo automotor, desobediência e conduzir veículo sem possuir CNH.

Os policiais civis coordenados pela delegada  Lizzia Ferraro, realizavam diligências e barreira fixa com emprego de viatura na Estrada do Matão MT 343 – Ponte do Rio Alegre, região usada por criminosos para trafegar com automóveis roubados/furtados com destino a Bolívia, quando avistaram os dois veículos em atitudes suspeitas.

O homem conduzia o Corolla e a mulher dirigia o veículo SW4. Logo que o condutor do Corolla percebeu a presença da Polícia Civil tentou fugir, porém os dois carros foram parados. Na checagem, foi verificado que o Corolla apresentava sinais de adulteração levantando suspeitas de se tratar de veículo roubado ou furtado. 

Já o segundo carro (SW4) era conduzido pela suspeita que não tinha habilitação (documento CNH), bem como apresentava também adulteração do número do chassi e não possuía o documento CRLV. Em vistoria minuciosa foi confirmado que o SW4 era proveniente de um roubo ocorrido na cidade de Arenápolis.

Diante dos fatos, o casal foi conduzido para Delegacia de Polícia de Pontes e Lacerda, interrogado e autuado em flagrante pelos crimes de receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, desobediência e conduzir veículo sem possuir CNH.

Fonte: PJC MT

Continue lendo

Policial

Polícia Civil apreende menor por morte de adolescente de 13 anos em Sorriso

Publicado


.

Assessoria | PJC-MT

A Polícia Civil de Sorriso (442 km ao Norte) apreendeu um adolescente de 15 anos suspeito da autoria da morte que vitimou uma adolescente de apenas 13 anos de idade. A vítima, Analuiza Nunes do Carmo, estava desaparecida desde a terça-feira (31.03) e o corpo foi encontrado na manhã desta quinta-feira (02.04), em um terreno baldio no bairro Jardim Itália, na cidade.

De acordo com as informações coletadas pela polícia, no dia do desaparecimento a garota utilizou o celular da sua irmã para falar com um rapaz, arrumou a cama com travesseiros para que pensassem que ela estava dormindo e saiu de casa. 

Assim que o corpo foi localizado, a Polícia Civil iniciou as investigações que apontaram o adolescente como principal suspeito do crime. Durante a oitiva de testemunhas, foi possível descobrir que havia um relacionamento entre o suspeito e a vítima.

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Nilson André Farias de Oliveira, o menor tinha um namoro sério com outra garota, mas “ficava” com a vítima. “O suspeito teria desconfiado que a vítima estivesse grávida, fato que atrapalharia o seu relacionamento com sua namorada oficial, o que motivou o crime”, disse o delegado. 

No dia do crime, as investigações apuraram que o rapaz estava acompanhado por amigos até um pouco antes de a vítima sair escondida de casa, por volta de 00h40. Ainda de acordo com testemunhas, ele estava bem fisicamente e sem lesões aparentes, porém, no dia seguinte amanheceu com o tornozelo torcido, com fratura evidente e as mãos machucadas, possivelmente devido aos esforços empregados para desferir as agressões contra a vítima. 

Diante das evidências, os policiais realizaram a apreensão do adolescente que foi conduzido à Delegacia de Sorriso para as providências cabíveis.

Fonte: PJC MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana