conecte-se conosco


Policial

Operação Score Credit apreende documentos utilizados em golpes de crédito e estelionato

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Documentos, boletos bancários e holerites foram apreendidos pela Polícia Judiciária Civil do município de Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá), na operação “Score Credit”, deflagrada na quarta-feira (19.02) para cumprimento de um mandado de busca e apreensão.

O trabalho realizado pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), investiga um grupo articulado para praticar crimes de estelionato, falsificação de documentos particulares, receptação e associação criminosa.

Conforme o delegado Wilyney Santana Borges, as diligências iniciaram no mês de outubro do ano passado, após a delegacia ser procurada por duas pessoas envolvidas no esquema.

“Os suspeitos vinham praticando os crimes há mais de um ano, e nesse período, pelos menos 14 lojas e cinco instituições financeiras foram vítimas da quadrilha, causando um prejuízo estimado em cerca de R$ 200 mil”, destacou o delegado Wilyney Santana.

Segundo apuração, o esquema foi planejado por um homem que convidava outras pessoas para participar de uma empresa criada para cometer crimes. Ele dizia ser hacker e que conseguia acessar os bancos de dados das empresas de negativação de crédito e retirar os protestos pelo não pagamentos de dívidas.

Desta forma, o mesmo propunha aos comparsas que usaria os documentos destes, aproveitando do ‘score’ para abrir crediários em lojas da cidade e, posteriormente, adquirir produtos parcelados em boletos, os quais não eram pagos.

Estes objetos eram revendidos em classificados e o dinheiro rateado entre os integrantes da associação criminosa. Além das lojas, os suspeitos abriram contas em instituições financeiras e conseguiram aprovação de limites utilizando holerites falsificados, sacando o dinheiro e realizando o rateio dos valores.

Com a localização dos documentos que comprovam os delitos, como holerites, boletos bancários, telefones celulares, aparelhos de HDs, entre outros materiais, as investigações continuam para análises do material apreendido e sequência do inquérito policial que tramita na Derf de Barra do Garças.

Score é uma ferramenta utilizada no comércio em geral e em instituições financeiras que tem como objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão de concessão de crédito e realização de negócios. 

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Policial

Detentos abrem buraco no muro de cadeia: 9 conseguem fogir e 12 são impedidos pela PM

Publicado

Nove reeducandos fugiram da Cadeia Pública de Arenápolis (234 km a Médio Norte de Cuiabá), na madrugada deste domingo (28.06). Eles fizeram um buraco na laje da cela. Os policiais penais que estavam de plantão escutaram barulhos do lado de fora da unidade e, ao acionar as câmeras externas, visualizaram a movimentação de cães, seguida de latidos.

Os servidores foram até a cela, que era ocupada por 21 pessoas, enquanto acionavam reforço e as Polícias Militar (PM-MT) e Judiciária Civil (PJC). Na ação de contenção, realizada de forma rápida, os policiais penais tiveram q fazer cinco disparos de arma com munição não letal e conseguiram impedir as fugas dos outros 12 recuperandos.

Forros de cama foram encontrados entre os arames do muro e pares de chinelo sobre caixa de cloro e caixa de energia, que os reeducandos utilizaram de suporte para pular o muro, no canto lateral. Uma equipe do Serviço de Operações Especiais (SOE) do Sistema Penitenciário foi imediatamente acionada e dá suporte nas buscas pelos foragidos.

A Cadeia Pública de Arenápolis tem capacidade para 87 pessoas, mas estava com 80 vagas ocupadas, ou seja, não havia lotação.

Continue lendo

Policial

PMs cercam bando que tentou furto em agência, fere um, que incendiou carro pr tentar fugir

Publicado

Neste domingo (28.06), policiais militares frustraram uma tentativa de furto a uma agência bancária, em Paranaíta. Um homem (29 anos)  foi preso após ser pego ateando fogo em um  carro para fugir do cerco policial na região.

Por volta das 4h da manhã, a Polícia Militar recebeu informações de que havia soado um ruído estranho em uma agência bancária da cidade. De imediato, os policiais foram até o local e se depararam com os suspeitos que atiraram contra a equipe policial. Houve confronto entre os suspeitos e os policiais, durante a troca de tiros, a equipe da PM pediu apoio de militares do município de Alta Floresta para cercar a região e deter os suspeitos.

A polícia constatou que os suspeitos estavam municiados de armas de fogo calibre 7,62 quando atiraram contra os militares. Durante  diligência policial, um dos suspeitos foi surpreendido pela PM ateando fogo em um carro para fugir do cerco dos policiais.

Ao ser flagrado pela polícia incendiando o carro para fugir, o suspeito atirou contra a equipe policial que reagiu e atirou na perna do suspeito para imobilizá-lo. Os policiais prenderam o homem e encaminharam ele ao hospital.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais foi acionado para dar apoio as equipes que seguem em diligências na região atrás dos outros suspeitos.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana