conecte-se conosco


Polícia Federal

Operação Nova Aliança encerra 32ª fase com a destruição de 834 toneladas de maconha

Publicado

Brasília/DF. Terminou nesta quinta-feira, 26/05, mais uma fase da ação conjunta que visa erradicar plantações de maconha em território paraguaio. A Polícia Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD) estão à frente da denominada Operação Nova Aliança.

Durante os dias de missão em campo, o resultado foi a destruição de 834 toneladas da droga, além de inutilização de diversos insumos utilizados em sua produção. Outros números que merecem destaque são: 257 hectares de cultivo erradicados; 103 acampamentos de traficantes destruídos. Ainda cabe ressaltar que 100 pessoas estiveram envolvidas diariamente, entre Policiais Federais e Forças Especiais da SENAD/Paraguai.

A Polícia Federal, além de ceder efetivo para a operação, ainda trabalha na logística. Uma vez que há vários pontos de plantio da droga, por muitas vezes com acesso difícil e distantes uns dos outros, a PF cede aeronaves para o transporte dos agentes de segurança, especialmente os paraguaios, até esses locais.

A Polícia Federal também conta com o apoio de seu Oficial de Ligação junto à SENAD, Edson Faria. Ele trabalha no planejamento e coordenação dos trabalhos e faz a interlocução entre autoridades dos dois países.

Números de outras fases

Em 2021, a Nova Aliança erradicou 5.401 toneladas de pés de maconha – um recorde em relação aos anos anteriores. Em 2020, 1.190 toneladas foram destruídas; e em 2019, 3.430 toneladas.

A cooperação internacional com a Polícia Federal brasileira faz parte da estratégia do Paraguai no combate ao crime organizado para erradicar a produção de plantio de droga em seu território. O intuito é atacar o cultivo antes que o ilícito chegue ao território brasileiro. Estima-se que cerca de 90% das drogas plantadas no Paraguai tenham como Brasil.

Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal

Contato: (61) 2024.8142

[email protected]

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia Federal

PF e COPE efetuam prisão de traficante internacional de armas

Publicado

Foz do Iguaçu/PR – Policiais Federais e do COPE efetuaram uma prisão de indivíduo condenado por tráfico internacional de armas, na noite desta quinta-feira (30/6).

Os policiais realizavam patrulhamento na região conhecida como Esquina Céu Azul, zona rural do município de Santa Helena/PR, quando resolveram abordar um indivíduo no local.

Após vistoria, nada de ilícito foi encontrado. Contudo, nos sistemas, foi encontrado um registro de mandado de prisão pendente de cumprimento, expedido pela 5o Vara Federal de Foz do Iguaçu/PR. O mandado de prisão se refere à condenação por tráfico internacional de armas, artigo 18 da Lei 10.826/03.

O indivíduo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR, para comunicação ao juízo e início do cumprimento da pena.

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR

CS/PF/Foz

[email protected]

Disque-Denúncia

(45) 99116-8691 (telefone/Whatsapp)

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Polícia Federal

PF realiza prisão e apreende caminhão com aproximadamente mil caixas de vinhos objeto de descaminho

Publicado

Dionísio Cerqueira/SC – A Polícia Federal realizou na noite da quinta-feira (30/6), na cidade de Palma Sola/SC, a prisão em flagrante de um indivíduo que realizava o transporte de aproximadamente mil caixas de vinhos de origem argentina, cuja internalização em território nacional ocorreu de forma clandestina, sem a devida comprovação da efetivação do desembaraço aduaneiro.

Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, o preso foi conduzido à unidade prisional e a mercadoria descaminhada, bem como o caminhão utilizado para o transporte, encaminhados à Receita Federal.

A partir de agora, a investigação terá prosseguimento para identificar possíveis coautores e receptadores da mercadoria ilícita. 

O delito de descaminho está previsto no código penal (art. 334) e possui pena que pode chegar a quatro anos de prisão. 

Comunicação Social da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira/SC

[email protected] / www.pf.gov.br 

(49) 3644-6300

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana