Polícia Federal
Operação Mãe-Terra combate importação e comercialização ilegal de agrotóxicos de origem estrangeira

Sorriso/MT – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (12/5) a Operação Mãe-Terra, com objetivo de apurar a prática do crime de importação e comercialização ilegal de agrotóxicos de origem estrangeira. Quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Sinop/MT, foram cumpridos em endereços residenciais e comercial localizados nos municípios de Sorriso/MT e Lucas do Rio Verde/MT.
As investigações iniciaram a partir de denúncias que apontavam um dos suspeitos como um dos principais contrabandistas de agrotóxicos de Sorriso/MT e região.
Em fiscalizações realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foram identificados agrotóxicos ilegais em propriedades rurais atribuídas aos investigados.
Informações obtidas pelo COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) confirmaram a existência de grande movimentação bancária suspeita na conta dos investigados.
A Justiça Federal autorizou a quebra de sigilo bancário e foi possível constatar que os suspeitos de comercializar fertilizantes ilegalmente importados movimentaram, em apenas dois anos, R$ 154 milhões, dos quais grande parte sem identificação de origem e destino para pessoas que já responderam pelo crime de transporte e uso ilegal de defensivos agrícolas.
O próximo passo da Polícia Federal será determinar quem são os fornecedores nos países fronteiriços, a estrutura logística utilizada para o transporte e os destinatários.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes previstos nos artigos 56 da Lei 9.605/98, com pena de 1 a 4 anos de reclusão, e multa, e art. 15 da Lei 7.802/89, com pena de 2 a 4 anos de reclusão, e multa, dentre outros crimes que serão apurados no curso das investigações.
Comunicação Social da Polícia Federal no Mato Grosso
Contato: (65) 99284-8987
E-mail: [email protected]


Polícia Federal
PF investiga possível estelionato contra o INSS

Presidente Prudente/SP. A Polícia Federal cumpriu, na última sexta-feira, 5/8, mandado de busca e apreensão, com o objetivo de angariar mais provas contra estelionatário que, de posse de senhas de acesso ao portal “MEU INSS”, em nome de terceiras pessoas, obtidas junto a servidora do INSS ainda não identificada, praticava fraudes diversas.
A busca visou, ainda, a identificação de outros eventuais crimes e participantes da empreitada criminosa. A investigação teve início em 2021, quando a PF, no decorrer de outra investigação policial, em Presidente Prudente/SP, descobriu fatos que indicavam a prática de corrupção por parte de servidora do INSS, que, em tese, teria recebido vantagem indevida para cadastrar e fornecer senhas de acesso ao portal “MEU INSS.
Como resultado da busca, foram apreendidos 5 celulares, 13 RG’s aparentemente falsificados, 12 espelhos de RG’s, 11 espelhos CNH’s, 24 cartões bancários em nome de terceiros, bem como outros materiais que podem contribuir para a elucidação dos crimes investigados.
Comunicação Social da Polícia Federal em Presidente Prudente
Fonte: Polícia Federal
Polícia Federal
PF apreende mais de 20 kg de cocaína no Aeroporto Internacional de São Paulo

Guarulhos/SP – A Polícia Federal, prendeu, entre os dias 5 e 6/8, no Aeroporto Internacional de São Paulo, seis pessoas tentando embarcar com cocaína em voos internacionais.
Policiais federais, que atuam com o auxílio de cães farejadores, abordaram um passageiro que embarcaria para Doha, no Catar, e, ao inspecionar sua bagagem, encontraram 3 kg de cocaína nas estruturas de uma mala. O passageiro, nacional da Bósnia, foi preso em flagrante.
Em outra ação, a mesma equipe de policiais, encontrou 8 kg de cocaína em fundos falsos das quatro malas pertencentes a um casal de brasileiros que pretendia embarcar para Goa, na Índia.
Também em fundos falsos encontrado em malas, mais de 8 kg de cocaína foram apreendidos na posse de uma brasileira e de um homem, nacional da Bolívia. A mulher, que transportava mais de 2 kg da droga, tinha como destino final Istambul, na Turquia, e o outro passageiro, em cuja mala foi apreendido quase 6 kg do entorpecente, tinha como destino Dubai, nos Emirados Árabes.
Com um homem, que embarcaria para Serra Leoa, os policiais federais apreenderam 4 kg de cocaína dentro de 156 pacotes de suco em pó. O suspeito, que foi preso pelos policiais tentando se evadir do aeroporto, possui cidadania nipo-brasileira.
Os suspeitos serão apresentados à Justiça Federal, onde poderão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.
Comunicação Social no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos
Contato: (11) 2445-2212
Fonte: Polícia Federal
-
Policial03/08/2022 - 07:40
Quadrilha que aplica golpes pela internet em MT e outros estados é presa pela PC em Cuiabá e VG
-
Mato Grosso03/08/2022 - 08:35
Pacote de R$ 180 milhões lançado por Dorner em Sinop, tem escola tempo integral; Obras começam na próxima semana
-
Política MT04/08/2022 - 08:00
Mauro segue na liderança com 42,8%; Márcia Pinheiro é apontada na Percent como o melhor nome da oposição
-
Política MT04/08/2022 - 17:30
Em convenção partidária, MDB fecha apoio à reeleição de Mauro Mendes e libera filiados para o Senado
-
Policial02/08/2022 - 08:05
Dois detentos são encontrados mortos dentro de cela de presídio em Várzea Grande
-
Política MT04/08/2022 - 07:00
Lula cresce 10 pontos e reduz diferença contra Bolsonaro; Percent mostra presidente com 44% e petista vai a 33% em MT
-
Entretenimento04/08/2022 - 08:55
Quem é o ator bolsonarista com emprego garantido na Globo
-
Política MT05/08/2022 - 21:05
Em convenção, União Brasil define chapas e projeta eleger 4 deputados estaduais e 2 federais; veja nomes