conecte-se conosco


Polícia Federal

Operação Inganno combate fraudes previdenciárias no interior de São Paulo

Publicado

Campinas – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (6/12) a Operação Inganno, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa que praticava fraudes contra o INSS, inserindo vínculos empregatícios falsos no sistema para obter benefícios previdenciários indevidos.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Campinas, nas cidades de Campinas e Sumaré.

As investigações, realizadas no âmbito da força-tarefa composta pela Polícia Federal e pela Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista – CGINT, iniciaram-se no ano de 2017, após apurações do próprio INSS apontarem irregularidades nas concessões de alguns benefícios.

Durante as investigações foram identificadas duas empresas de serviços de escritório que criavam vínculos laborais falsos para dezenas de pessoas serem beneficiadas.

Os benefícios concedidos às pessoas com estes falsos vínculos eram o de seguro desemprego e previdenciários, sendo que o primeiro teve maior incidência em razão dos outros ter critérios como carência e idade que dificultavam a imediata concessão.

Até o presente momento, foram identificados mais de 180 vínculos suspeitos com dados empregatícios falsos e 9 empresas usadas pelos fraudadores.

Leia Também:  PF combate a disseminação de pornografia infantil por meio da internet

A força-tarefa estima que o pagamento dos benefícios fraudados tenha gerado um prejuízo aproximado de R$ 1 milhão ao Erário.

O nome da operação, Inganno, vem do latim (e permanece no uso italiano) e significa engano, fraude, dissimulação.

Os investigados, na medida de sua culpabilidade, responderão pelos crimes de estelionato majorado, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas de informação, e associação criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 15 anos de reclusão.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Campinas

                        Telefone (19) 3345-2260

Fonte: Polícia Federal
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Polícia Federal

PF apreende embarcação carregada de celulares, eletrônicos e cigarros em Foz do Iguaçu/PR

Publicado

Foz do Iguaçu/PR – Nesta quinta-feira (16/1), durante patrulhamento embarcado pelo Rio Paraná, equipe composta por policiais federais e da Força Nacional, no âmbito da Operação Hórus, avistou uma movimentação suspeita de uma embarcação atravessando o Rio Paraná sentido Paraguai/Brasil e, durante aproximação da equipe policial para verificação, os indivíduos que estavam na embarcação tentaram retornar para o país vizinho.

Ao perceberem o insucesso da ação, jogaram-se na água e deixaram a embarcação à deriva. Apesar dos esforços da equipe, não foi possível localizá-los.

Foi encontrada uma embarcação de madeira a remo carregada com três volumes contendo celulares, eletrônicos e cigarros oriundos do Paraguai em situação de abandono. Embarcação e volumes foram encaminhados para a Receita Federal de Foz do Iguaçu.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu
Contato: (45) 3576-5515

Fonte: Polícia Federal
Leia Também:  Polícia Federal deflagra fase da Operação Facheiro IV e destrói grande quantidade de pés de maconha
Continue lendo

Polícia Federal

PF apreende droga em ônibus e prende uma pessoa

Publicado

Foz do Iguaçu/PR – Na quinta-feira (16/01), em fiscalização de rotina na BR-277, altura do Posto da Polícia Rodoviária Federal em Céu Azul, equipes da Polícia Federal e cães de serviço da UOCS (Unidade Operacional de Cães de Serviço) prenderam um indivíduo com entorpecente em ônibus, que tinha como destino a cidade de Porto Alegre.

A droga foi encontrada toda presa a seu corpo e, após ser pesada, totalizou 768 gramas de cocaína.

A ação foi realizada em conjunto com o CIOF (Centro Integrado de Operações de Fronteira).

O flagrante foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Matelândia/PR.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu
Contato: (45) 3576-5515

Fonte: Polícia Federal
Leia Também:  PF investiga esquema de distribuição de drogas no Piauí
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana