conecte-se conosco


Cuiabá

Online, Semana Pedagógica 2021 conta com mais de cinco mil inscrições

Publicado


Jorge Pinho

Clique para ampliar

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado abriu nesta segunda-feira (25) a Semana Pedagógica da Escola Cuiabana. O evento, que este ano está sendo realizado totalmente online, marca o início do ano letivo 2021 na rede pública municipal de Educação. Com 5.204 inscrições a Semana Pedagógica tem como tema este ano a nova Política Educacional da rede pública municipal de educação “Escola Cuiabana Cultura, Tempos de Vida, Direitos de Aprendizagem e Inclusão”, e o papel da escola nesse novo contexto.

Na abertura do evento, a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado destacou o protagonismo da Educação cuiabana e lembrou que a Semana Pedagógica é um momento de reflexão, de estudos e de planejamento, e que um dos desafios de 2021, para os profissionais da Educação, será a implementação da Escola Cuiabana.

“A educação cuiabana faz a diferença em nível estadual e também no Brasil. Conseguimos realizar muitos feitos e o maior deles é o legado que o prefeito Emanuel Pinheiro vai deixar para todos nós, a Escola Cuiabana. Nesses quatro anos alcançamos todas as nossas metas e avançamos muito na melhoria da Educação graças a equipe de profissionais. Este é o momento para refletirmos sobre a nossa prática pedagógica em 2020 e sobre o que precisamos e podemos avançar em 2021. É fundamental a participação de todos os profissionais da Educação para que juntos consigamos vencer nosso maior desafio, a implementação da política municipal de Educação, a Escola Cuiabana”, disse ela.

A secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, parabenizou a equipe da Educação e a secretária de Educação, Edilene Machado pela condução dos trabalhos até este momento. “É com muita alegria que faço parte da equipe. Este é um momento democrático e, vamos trabalhar mais ainda para que 2021, que já nos chega como um ano de muitas esperanças, seja também um ano de muito sucesso”, ressaltou a secretária adjunta, Débora Vilar.

A diretora técnica de Educação, Zileide Lucinda dos Santos falou sobre a importância desse momento para a rede,  onde a comunidade escolar formada por  pais, estudantes e profissionais da Educação, estão envolvidos num único pensamento, como podemos ensinar melhor os nossos estudantes. “Desde setembro, junto com nossa equipe, começamos a desenhar a Semana Pedagógica. Neste contexto, de pandemia, sabemos que os desafios são maiores assim, a Semana Pedagógica foi desenhada, para que possamos com base nos conceitos e eixos da nossa política educacional, avançarmos ainda mais. Este é o início dessa reflexão, que terá continuidade nas unidades educacionais, de acordo com seus projetos político pedagógico, visando melhorarmos cada vez mais a Educação de Cuiabá”, destacou a diretora técnica de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos.

Programação

Neste primeiro dia, a Semana Pedagógica da Escola Cuiabana está abordando a política municipal de Educação nas várias modalidades de Ensino.

A diretora de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Mabel Strobel pela manhã abordou as linhas gerais, concepções e conceitos que embasam a política municipal de Educação – Escola Cuiabana -, como direito e inclusão.  E a Profª Esp. Psicopedagoga Andreia Negrisoli falou sobre e Educação Especial na Escola Cuiabana.

No período da tarde,  os paineis irão tratar da Educação Infantil, no Ensino Fundamental, e as escolas do campo.

A partir das 18 horas será a vez da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Cuiabana.

Na programação da terça-feira (26), no período da manhã, será apresentado o I Webnário Temático de 2021, com o tema “Reinventando a Prática Pedagógica: O Protagonismo dos Estudantes e Profissionais da Educação em 2020”.  

Das 14:30 às 16:40 horas, com intervalo para o almoço, tem início dos Ciclos de Estudos com palestras sobre os resultados da Prova Cuiabá e do Programa de Melhoria da Proficiência (Promp).

Serviço

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana

Data: 25/01 a 5/02

Local: transmissão pelo @portaldaescolacuiabana, no YouTube

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Juca do Guaraná Filho vistoria andamento da obra da Unidade Básica de Saúde do Jardim Imperial 2

Publicado

 

Da assessoria

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá. Juca do Guaraná Filho (MDB), vistoriou nesta sexta-feira (05.03), o andamento da obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Imperial 2, que já está em fase final. Juca esteve no local com o diretor de Obras da Secretaria Municipal de Saúde, Thiago Henrique Vieira.
O presidente destaca que a construção da UBS foi um dos primeiros compromissos que fez com os moradores da região e hoje comemora a etapa final do projeto.
“Foram anos de luta por essa construção. Fiz esse compromisso com os moradores do Jardim Imperial que estavam carentes de uma unidade de saúde, fiscalizei, lutei por essa UBS para atender à população. É uma unidade moderna que, com certeza, irá atender os moradores”, disse Juca.
Francisco José Antonino, de 73 anos, mora em frente a UBS e lembra que há 6 anos espera pela conclusão da obra.&nbsp “Hoje estou alegre de ver que enfim vamos ter uma unidade de saúde decente. Essa obra está parada há anos, aqui era moradia de usuário de drogas e moradores de rua, uma insegurança total”, comentou o aposentado.
A presidente do bairro Jardim Imperial, Eliana Ferreira de Moraes, também esteve na vistoria e destacou o papel do vereador na conclusão da UBS. “A luta foi de todos nós. Eu briguei pela retomada dessa obra que ficou anos parada e cobrava o Juca do Guaraná que sempre esteve conosco”, destacou a presidente do bairro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos próximos dias será feita a vistoria final in loco para verificar se os requisitos contratuais foram atendidos pela construtora e, assim, dar prosseguimento ao processo de instalação de ar condicionado e mobiliários para posterior abertura dos serviços à comunidade.
A UBS será entregue totalmente equipada, com farmácia otimizada, ambiente climatizado e com consultório odontológico, com capacidade de atendimento para três pessoas.
A unidade irá funcionar em hora estendida até às 21h, beneficiando mais de 10 mil pessoas da região e também contribui para o fortalecimento da prevenção à saúde por meio do aumento das Equipes de Saúde da Família.

Assessoria de Imprensa do Vereador Juca do Guaraná Filho

Continue lendo

Cuiabá

“Clima de lockdown só aumenta o desemprego em Cuiabá”, afirma vereador T. Coronel Paccola

Publicado


Da assessoria

Em diálogo com Secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico da Capital, Paccola crê na melhoria da empregabilidade.

O parlamentar procurou a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Cuiabá, a fim de obter orientações sobre quais medidas o município tem tomado diante do crescente desemprego. “O Secretário Francisco Vuolo nos disse que muitos projetos darão início no mês de abril, projetos envolvendo inclusive a agricultura familiar que é resistente na nossa região e que diariamente divulga uma média de 50 vagas através do site da prefeitura, e dos canais virtuais de comunicação”, disse Paccola.

Edificador da educação financeira e empreendedorismo, bandeiras de campanha e que agora fazem parte da vereança, T. Coronel Paccola acredita que estes valores devem ser aplicados nos primeiros anos da vida escolar para diminuir a crise financeira econômica e desenvolvendo a mentalidade resolutiva. “Se a educação financeira fosse aplicada, as crianças iriam entender o quão importante é poupar dinheiro e praticar o equilíbrio financeiro para possíveis emergências. Somado ao empreendedorismo que desenvolve a busca independente pelo conhecimento e pensamento questionador para solucionar problemas”, esclarece.&nbsp
Empreendedorismo, educação financeira e gestão estratégica
A capacidade de pensar de forma criativa, gerir situações complexas e ter uma visão analítica das oportunidades prepara os alunos para serem mais competitivos no mercado de trabalho. É isso que se conquista ao ensinar empreendedorismo na escola.
Além de ser uma importante ferramenta para solucionar problemas de maneira eficiente, o empreendedorismo é também um tipo de pensamento que ensina conhecimentos que vão muito além daqueles relacionados ao desejo de abrir um negócio próprio. Eles se relacionam até mesmo com habilidades socioemocionais.
Como disciplina, esse universo abrange questões que vão desde o planejamento à organização estratégica. Outra vantagem é que o conhecimento em empreendedorismo permite que os jovens aprendam a se relacionar com as finanças e com as oportunidades de tomada de decisão, estratégia e gestão de riscos.&nbsp
Informações da Secretaria
A Secretaria trabalha em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (SINE) e possui dois postos municipais de atendimento em Cuiabá. Pelo site do Ministério de Trabalho e Emprego são ofertados cursos online, mas no momento esse canal está em manutenção.
Sine Shopping Popular (65)3664-1503/ (65)9951-7480
Sine Coxipó (65)3675-3113/ (65) 99337-2799
Demais informações e dúvidas: (65) 99255–2450 (whatsApp)/ (65) 3645–7250/ 3645-7251.
As empresas que desejam ofertar vagas também podem solicitar para a secretaria através do (65) 3645-7216 / (65) 3645-7237/ (65) 99255-2450 (whatsapp)

Assessoria de Imprensa Vereador T. Coronel Paccola

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana