conecte-se conosco


Mato Grosso

Onça solta no Pantanal após se recuperar de ferimentos causados por incêndios florestais será monitorada por até 400 dias

Publicado


A onça pintada que foi solta no Pantanal depois de se recuperar dos ferimentos causados por incêndios florestais será monitorada por rádio-colar com GPS que permitirá o acompanhamento de sua readaptação. O controle do animal, chamado de Ousado, será realizado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio).

A partir do rádio-colar será possível monitorar sua localização e saber o seu comportamento, explica o analista ambiental do ICMBio Ronaldo Morato.

“Nossa maior preocupação é saber se o Ousado terá sucesso na sua readaptação, se está caçando, se alimentando, aonde está indo. Ele poderá ficar com o colar por até 400 dias, após esse tempo ele cai sozinho. Será interessante pois poderemos avaliar o comportamento do animal também no período após as queimadas “, afirma Morato.

Ousado foi solto no mesmo local em que foi resgatado, no Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal, depois de passar mais de um mês em recuperação no Instituto Nex, em Goiás. O animal foi encontrado com algumas queimaduras, ferido e desidratado. No instituto ele recebeu tratamento com ozônio e lazer terapia e foi constatado que não teve perda de função de seus membros o que permitiu ser solto novamente na natureza.

De acordo com a coordenadora de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Neusa Arenhart, por ser um animal territorialista a soltura no mesmo local em que foi encontrado e onde já tem seu espaço demarcado faz com que ele não precise invadir o espaço de outros animais para buscar alimentos, o que facilita o processo.

Participaram da soltura: Secretaria de Estado de Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros e Comitê Estadual de Gestão do Fogo, Corpo de Bombeiros, Instituto Chico Mendes (ICMBio), Ibama, Ampara Animal, ONG Panthera, Instituto Nex, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o pesquisador Wladimir Domingues da Universidade De Maringá.

 

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

MT Prev recebe prêmio de Inovação e Boas Práticas de Gestão Previdenciária

Publicado


O Mato Grosso Previdência (MT Prev) foi premiado na última segunda-feira (23) no 11º Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, considerado o “Oscar da Previdência”, promovido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem).

A autarquia foi premiada na modalidade inovação, categoria gestão, com o projeto “Pensão em 7 dias”, que pretende reduzir o tempo de concessão dos pedidos de pensão por morte para 7 dias úteis, do requerimento à implantação em folha de pagamento. A premiação ocorreu durante o 19º Congresso Nacional de Previdência da Aneprem.

“O requerimento será feito on-line. Já utilizamos sistema semelhante para a concessão de aposentadoria voluntária e estamos certos de que a celeridade na concessão do benefício de pensão irá amenizar os transtornos de pensionistas que tanto necessitam dos recursos”, explica o diretor presidente do MT Prev, Elliton Oliveira de Souza.

O projeto está aprovado e com Ordem de Serviço em Tecnologia da Informação em execução, com data programada para entrega do sistema no primeiro bimestre de 2021.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Inscrições para seleção de estudantes do ensino fundamental e médio vão até domingo (29)

Publicado


Terminam neste domingo (29.11), as inscrições para o processo simplificado interno de estudantes com aptidão esportiva da Escola Estadual Governador José Fragelli – a Arena da Educação.

Serão ofertadas vagas para 7º ano, 8º ano e 9º ano do ensino fundamental e para o 1º ano, 2º ano e 3º ano do ensino médio, num total de 162. Os interessados deverão fazer a inscrição online.

Conforme o edital, o processo seletivo será realizado em uma etapa única – que pode ser presencial ou online. Além dos alunos aprovados, será criado um cadastro de reserva dos estudantes para todas as séries.

As informações completas constam no edital que pode ser acessado AQUI.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana