conecte-se conosco


Mato Grosso

Onça é a vedete do turismo de observação no Pantanal

Publicado

A onça é o animal mais cobiçados pelos fotógrafos profissionais e amadores que procuram o Pantanal Mato-grossense para fazer o turismo de observação. Ela é uma modelo completa. Tem momentos intercalados entre o descanso, com movimentos preguiçosos, e performances repentinas, que precedem a caça ou simplesmente uma brincadeira. Um comportamento que exige controle emocional do turista. Se estiver mal preparado, pode perde o clique que seria memorável.

Conforme o setor hoteleiro, este tipo de Turismo é rentável, coerente com as regras de sustentabilidade e está conquistando cada vez mais espaço no Pantanal, despertando a atenção dos pecuaristas mais tradicionais, que estão transformando as fazendas em pousadas.

Conforme o Trade do Turismo, apenas a região de Porto Jofre teve ganhos de aproximadamente US$ 7 milhões no ano passado. O valor incluir esse tipo de turismo e o de pesca. E, a expectativa dos empresários é ampliar ainda mais o mercado.

Animal é visto nas margens do rios, principalmente no período de estiagem - Marcos Vergueiro

Animal é visto nas margens do rios, principalmente no período de estiagem – Marcos Vergueiro

Cada visitante costuma ficar entre 4 a 6 noites na região, tanto para pesca como para observação. Neste período, os profissionais fazem de tudo para que eles voltem para casa com a melhor experiência possível, se tornando divulgadores das atrações locais.

As instalações têm todo o conforto e equipes treinadas de guias, alguns bilíngues e trilíngues. Pilotos de barco e assistentes pegam os hóspedes na pousada e seguem pelos rios. Os grupos se comunicam via rádio e quando um animal aparece na margem, logo a informação se espalha.

Segundo o diretor de uma das pousadas, André Von Thuronyi, as qualificações são constantes para garantir principalmente a segurança do cliente. Então, o visitante recebe todas as instruções e sempre é posicionado em um ponto adequado para conseguir as melhores fotos sem comprometer a sua integridade física.

Leia Também:  Membros do conselho de acompanhamento dos recursos do Fundeb tomam posse

Thuronyi explica que os estrangeiros que mais visitam a região são os americanos, seguidos pelos ingleses, que foram responsáveis pela massificação do termo safari pelo mundo. Eles copiaram o termo do Zulu, que significa dar uma volta.

O empresário conta o Brasil é o país fora da África mais procurado para este tipo de turismo, que consiste em observa e retratar. “E a onça é sem dúvida o animal que mais desperta o interesse. Afinal de contas, ela é o terceiro felino do mundo no quesito força, perdendo apenas para o Tigre e o Leão. Porém, desponta em relação a fotogenia e atividade, o que a difere dos demais”.

Turismo de observação contribui para preservação do animal na natureza - Marcos Vergueiro

Turismo de observação contribui para preservação do animal na natureza – Marcos Vergueiro

Ele conta que tem clientes que já vieram ao Pantanal oito vezes para retratar o animal e a cada dia de estadia, gastam no mínimo US$ 350 por pessoa. O valor inclui a diária, o transporte de barco e os guias.

Mais mercados 

O secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, Jefferson Moreno, explica que o governo do Estado pretende atuar em duas frentes para fomentar ainda mais o turismo de observação na região. A primeira delas é com a melhoria do acesso, dando sequência as obras para troca de pontes de madeira em concreto por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável de Mato Grosso (Prodestur).

Leia Também:  Política Estadual de Educação Ambiental é publicada em Diário Oficial

A outra medida será a participação em feiras e eventos para a divulgação dos atrativos. Moreno esclarece que no primeiro momento, o governo está reorganizando o calendário e atendendo as restrições do momento de contingenciamento. Porém, já se prepara para retomar as ações nesta frente.

“O pantanal chama atenção dos turistas o ano inteiro. De outubro a março, as planícies ficam alagadas e a paisagem é belíssima. Ainda há oportunidade de observar as aves dentro do seu ciclo migratório. E no restante do ano, os animais ficam visíveis na margem e as árvores ficam verdes e floridas. Um cenário que só se vê aqui”, explica o secretário.

O especialista

O fotógrafo Marcos Vergueiro retrata a rainha do Pantanal há décadas e afirma que a boa foto depende antes de tudo de paciência e prudência. Ele recorda de vários ataques do felino, mas relata que na maior parte deles, o grupo tinha invadido o espaço do animal ou mexido com os filhotes. “Ela não gosta de movimento e prefere ficar longe dos humanos. Agora, quando está com filhotes, a agressividade da mãe é dobrada”.

Vergueiro aconselha a pessoa a estar sempre acompanhada de um guia, respeitar as instruções, além de estar munido de uma lente teleobjetiva de no mínimo 300 mm. “O turista deve ter sorte para achar o felino e manter distância. Nunca dar as costas e sempre estar acompanhado por um guia experiente. O animal só ataca quando se sente ameaçado, estiver com filhote ou com caça”.

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Definidos primeiros campeões estaduais dos Jogos Escolares em Mato Grosso

Publicado

Terminou nesta segunda-feira (22.07), em Sorriso, a primeira etapa estadual dos Jogos Escolares de Mato Grosso. Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel), a competição reuniu quase mil alunos-atletas da categoria B, de 12 a 14 anos, e definiu os representantes do Estado nas etapas nacionais deste ano.

De 16 a 22 de julho, 92 equipes de 69 diferentes instituições de ensino públicas de privadas de 63 municípios mato-grossenses disputaram os títulos do maior evento esportivo escolar do Estado. 

Durante a entrega da premiação, o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves, agradeceu o apoio oferecido pela gestão municipal de Sorriso para a realização dessa fase estadual dos Jogos Escolares da Juventude. 

“Foram Jogos que superaram todas as nossas expectativas. O município de Sorriso recebeu a todos muito bem, pudemos contar com o envolvimento de toda a cidade, fazendo da competição um sucesso. Nossa equipe da Secel tem muito a agradecer a todas as Secretarias da gestão municipal, especialmente a de Esportes, e ao Governo do Estado por entenderem o alcance dessa ação”. 

As partidas finais foram realizadas na manhã de segunda-feira (22), nos ginásios Domingão e Fermino Maleski, nas quadras poliesportivas das escolas Flor do Cerrado e do Centro de Educação Básica São José e também no ginásio da AABB. 

Futsal

A partida final do futsal masculino foi entre as escolas estaduais Dez de Dezembro, de Pedra Preta, e André Antônio Maggi, de Ipiranga do Norte. Por 4 a 2, a equipe de Pedra Preta foi a campeã. Já no futsal feminino, quem levou o título foi Primavera do Leste, representada pelo Centro de Ensino Aquarela – que venceu a Escola Nova Dinâmica, de Sorriso. 

Leia Também:  Arquivo Público realiza capacitação em Gestão de Documentos

Vôlei

O título no vôlei masculino foi conquistado pela equipe do Centro Educacional Maria Auxiliadora, de Cuiabá, que enfrentou nas finais a Escola Estadual Cleufa Hubner, de Sinop. A capital também conquistou o título feminino, desta vez com o Colégio Isaac Newton que disputou as finais contra o Centro Municipal de Ensino José Nodari, de Tangará da Serra. 

Handebol

A escola estadual 13 de maio, de Sorriso, levou o ouro no handebol masculino ao vencer a Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, de Campo Verde. No feminino, a escola de Sorriso também disputou o título, mas não conseguiu repetir o ouro ao perder as finais para o Colégio Mãe da Divina Providência, de Primavera do Leste.

Basquete

No masculino, a equipe da Escola Interativa Coopema, de Barra do Garças, venceu o colégio Isaac Newton, de Cuiabá, por 42 a 20 . As escolas estaduais 13 de maio, de Sorriso, e Antônio Grohs, de Água Boa, disputaram o título feminino, com a equipe do município-sede vencendo por 21 a 18 pontos.

Próximas fases

Leia Também:  Membros do conselho de acompanhamento dos recursos do Fundeb tomam posse

De 28 de julho a 03 de agosto, jovens de 15 a 17 anos, da categoria A, disputam a etapa estadual em Água Boa. No fim de setembro, os esportes individuais passam a fazer parte dos Jogos Escolares, com competições em Várzea Grande. 

As etapas nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro – COB começam em setembro com três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas. As escolas campeãs de Mato Grosso participam da etapa regional Verde, da qual também fazem parte os Estados do Norte e o Distrito Federal e será realizada de 11 a 15 de setembro, em Palmas/TO.

Em novembro, Blumenau, em Santa Catarina, recebe a etapa final nacional, com a participação das equipes vencedoras das modalidades coletivas em suas respectivas regionais e inclusão dos campeões estaduais nas modalidades individuais. 

Confira lista completa das escolas campeãs em Mato Grosso, na categoria B (12 a 14 anos):

Modalidade Escola Município
Futsal Feminino Centro de Ensino Aquarela Primavera do Leste
Futsal Masculino E.E Dez de Dezembro Pedra Preta
Vôlei Feminino Colégio Isaac Newton Cuiabá
Vôlei Masculino C.E Maria Auxiliadora Cuiabá
Handebol Feminino Colégio Mãe da Divina Providência Primavera do Leste
Handebol Masculino E.E 13 de Maio Sorriso
Basquete Feminino E.E 13 de Maio Sorriso
Basquete Masculino Escola Interativa Coopema Barra do Garças

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Academia oferece Curso de Gerenciamento de Crises para oficiais superiores da PMMT

Publicado

Começa nesta terça-feira (23), às 9h, o Curso de Gerenciamento de Crises para oficiais superiores da Polícia Militar de Mato Grosso. A aula inaugural será no auditório do Comando Geral da PM, em Cuiabá, 

Oferecido por meio da Academia Costa Verde, a capacitação será para uma turma de 25 policiais entre majores, tenentes-coronéis e coronéis. O curso terá duração de três semanas, em período integral – matutino e vespertino.

O objetivo é preparar oficiais superiores da Polícia Militar para desempenhar funções inerentes ao gerenciamento de ocorrências de natureza crítica, seguindo os preceitos doutrinários, técnicos e táticos de emprego à preservação das vidas e o cumprimento das leis.

A palestra da aula inaugural será ministrada pelo major Carlos Evane Augusto, comandante-adjunto do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PMMT.

Academia

A Academia de Polícia Militar Costa Verde está sediada em Várzea Grande e integra a Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa(Deip) da PMMT. É a faculdade de formação de oficiais, onde ocorrem a graduação de ingresso na carreira, o CFO(Curso de Formação de Oficiais), os cursos de especialização, aperfeiçoamento e capacitações continuadas.  Atualmente tem como comandante o tenente-coronel Wellington Augusto Prado de Campos.

Leia Também:  PM prende membro de quadrilha especializada em roubo de cargas e carretas

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana