conecte-se conosco


Internacional

OMS: milhões de mortes por ano podem ser evitadas com atividade física

Publicado


Até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas no mundo com um aumento da atividade física, estimou a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao lançar linhas orientadoras para a área.

O combate ao sedentarismo deve ser praticado em todas as idades e mesmo por pessoas com condicionantes físicas por motivo de doença, defendeu a OMS, ao anunciar as novas diretrizes.

A organização sugeriu, nesse contexto, que devem ser destinadas pelo menos duas horas e meia a cinco horas, por semana, para atividade aeróbica moderada a vigorosa, no caso dos adultos.

Para crianças e adolescentes, a média recomendada é de uma hora por dia.

De acordo os dados da OMS, um em cada quatro adultos não pratica exercício físico suficiente, o mesmo se passando com quatro em cada cinco adolescentes.

“Globalmente, estima-se que isso custe US$ 54 bilhões em cuidados diretos de saúde e mais US$ 14 bilhões em perda de produtividade”, diz o documento.

A OMS alertou que a atividade física regular é fundamental para a prevenção e o controle de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer.

Ajuda também a diminuir os sintomas de depressão e ansiedade, “reduzindo o declínio cognitivo” e melhorando a memória e saúde do cérebro.

Com as novas linhas orientadoras, pretende-se ainda incentivar a prática regular de atividade física durante a gravidez e o pós-parto, destacando igualmente os “valiosos benefícios para a saúde” em pessoas que vivem com deficiências.

As recomendações abrangem todas as idades. Os idosos (com 65 anos ou mais) são aconselhados a incluir na rotina atividades que estimulem o equilíbrio e a coordenação, bem como o fortalecimento muscular, para ajudar a prevenir quedas e melhorar a condição física, que influencia diretamente a saúde.

Citado em comunicado, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que ser fisicamente ativo é fundamental para a saúde e o bem-estar: “Pode ajudar a adicionar anos à vida e vida a anos “.

Tedros Adhanom lembrou que cada movimento conta, especialmente em meio às restrições associadas à pandemia de covid-19.

“Devemos todos nos mover todos os dias, com segurança e criatividade”, afirmou.

No guia, a OMS defende que toda a atividade física é benéfica e pode ser feita de várias formas, desde o desporto até exercícios no dia a dia, a jardinagem, a caminhada ou a dança.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Internacional

Biden e Putin conversam por telefone sobre prisão de opositor e armas nucleares

Publicado


source
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden
Reprodução: iG Minas Gerais

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

O presidente da Rússia, Vladimir Putin , e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , se falaram por telefone pela primeira vez desde que o americano assumiu o cargo, nesta terça-feira (29). A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, anunciou o contato entre os líderes políticos.

Entre os temas tratados foram a proposta de extensão do tratado de armas nucleares do Novo Start, que limita o armamento de ambos países, a prisão do opositor Alexei Navalny e o apoio dos EUA à soberania da Ucrânia.

“Ele(Biden) ligou para o presidente Putin esta tarde com a intenção de discutir nossa disposição de estender o novo START por cinco anos. E também para reafirmar nosso forte apoio à soberania da Ucrânia em face da agressão em curso da Rússia, e também para levantar questões preocupantes, incluindo o hack SolarWinds, relatórios da Rússia colocando recompensas em soldados dos Estados Unidos no Afeganistão, interferência nas eleições de 2020, o envenenamento de Alexei Navalny e tratamento de manifestantes pacíficos pelas forças de segurança russas “, declarou a porta voz do governo americano.

Você viu?

Em tom ríspido, a presidência americana declarou que irá defender os seus interesses nacionais a despeito das “malignas ações russas”.

Por outro lado, o Kremlin , sede do governo russo, declarou que Putin disse ao democrata que apoia a normalização das relações entre os dois países: 

“Uma normalização das relações entre a Rússia e os Estados Unidos responderia aos interesses de ambos os países e também de toda a comunidade internacional, dada a responsabilidade particular (de ambos os Estados) em manter a segurança e estabilidade mundiais”.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Internacional

Mulher esfaqueia marido após se confundir com ‘amante’ em fotos antigas; entenda

Publicado


source
O caso aconteceu na semana passada, no México
Reprodução/Twitter

O caso aconteceu na semana passada, no México

No México , uma mulher foi presa suspeita de ter esfaqueado o marido depois encontrar fotos no celular dele tendo relações sexuais com uma suposta ” amante mais nova”. No entanto, a acusada se enganou, já que quem estava nas fotos era ela mesma, em um momento íntimo anos atrás. As informações são do portal de notícias mexicano Diario de Yucatán .

A situação gerou um surto de fúria na mulher, identificada como Leonora R.. Segundo o portal, os policiais foram até a casa dela, no município de Cajeme, em Sonora, depois de vizinhos relatarem gritos e berros vindos do local. Ao chegarem na residência, o marido dela, Juan N., havia sido  esfaqueado diversas vezes nas pernas e nos braços. Por sorte, o homem conseguiu retirar a  faca das mãos da esposa e explicou que era ela mesma nas fotos, só que foram tiradas quando eles ainda eram namorados, por isso Leonora estava tão mais nova nas imagens.

De acordo com o portal, o fato de aparentar menos idade, estar mais magra e maquiada foi o que teria confundido a mulher, que continua na prisão aguardando o processo de acusação. Já a vítima foi encaminhada para o hospital para tratar os ferimentos após o crime.

O marido dela informou à polícia que teria encontrado as fotos íntimas dele e da parceira em um antigo e-mail e resolveu salvar as imagens no celular. O caso foi encaminhado ao Ministério Público da Procuradoria Geral do Estado de Sonora.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana