conecte-se conosco


Sem categoria

Ômicron: Japão se junta a Israel e fecha fronteiras para estrangeiros

Publicado


source
Mulher observa aviões no terminal internacional do aeroporto Haneda, em Tóquio
PHILIP FONG / AFP

Mulher observa aviões no terminal internacional do aeroporto Haneda, em Tóquio

O governo do Japão uniu-se a Israel nesta segunda-feira na adoção de medidas restritivas para conter o avanço da variante Ômicron da Covid-19, já encontrada em cinco continentes. Enquanto muitos países restringem apenas os voos vindos do Sul da África, onde a cepa foi descoberta, os japoneses fecharam suas fronteiras para todos os estrangeiros.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, anunciou nesta segunda-feira que a medida valerá a partir da meia-noite de terça, horário local, afetando principalmente estudantes e executivos, pois turistas já estavam impedidos de entrar no país. Os cidadãos japoneses e residentes permanentes que retornam de países onde a cepa foi detectada, disse o governo, precisarão fazer quarentena em centros sanitários pré-determinados.

O real impacto da Ômicron, designada como “variante de preocupação” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda é desconhecido, e os laboratórios levarão cerca de duas semanas para avaliar como ela responde às vacinas. Ela apresenta um total de 50 mutações, quase o dobro das vistas na Delta — mais de 30 delas apenas na proteína spike, usada pelo vírus para invadir as células e alvo da maior parte dos inoculantes.

Evidências preliminares sugerem que ela aumenta o risco de reinfecção, é mais transmissível e menos suscetível às defesas geradas pelas vacinas que, segundo especialistas, ainda assim deverão garantir boa proteção contra casos graves e mortes. A OMS advertiu nesta segunda que a Ômicron representa um “risco muito elevado” para o planeta, destacando que ainda há muitas incógnitas e que não há até o momento nenhuma morte associada à variante.

“Essas são medidas temporárias e excepcionais que nós estamos tomando por segurança, até que haja informações mais claras sobre a variante Ômicron”, disse Kishida a repórteres, sem especificar por quanto tempo as restrições valerão. “Estou preparado para aguentar todas as críticas daqueles que acusam o governo Kishida de ser demasiadamente cauteloso”, concluiu.

Drop here!
Fonte: IG SAÚDE

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Internações por Covid-19 volta ao nível que estava em agosto, diz secretaria de Saúde

Publicado

 

 

source
Registro de um leito para paciente Covid-19 em São Paulo
GOVSP

Registro de um leito para paciente Covid-19 em São Paulo

Pela primeira vez desde agosto, o estado de São Paulo voltou a registrar mais de mil novas internações por Covid-19 por dia. Neste sábado (15), a média diária de internações chegou a 1.044. A última vez que o estado teve  valores acima de mil foi em 10 de agosto de 2021, com 1.002.

Em leitos de enfermaria, o número de pacientes subiu de 1.712, no dia 29 de dezembro, para 3.413 em dia 11 de janeiro.

Devido ao avanço da pandemia causado pela variante Ômicron, Doria recomendou determinou redução no público de eventos musicais, festas e jogos de futebol para 70%.

A maior parte dos internados por Covid-19 são não vacinados. No Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, 76% não têm a vacinação completa contra a doença, segundo a secretaria estadual da Saúde (15).

Fonte: IG SAÚDE

Continue lendo

Sem categoria

Polícia apreende carga com 102 tabletes de cocaína no interior do estado

Publicado

Uma ação conjunta entre a Delegacia de Pontes e Lacerda e a Delegacia Especializada de Entorpecentes resultou na apreensão de 102 tabletes de cocaína na manhã deste sábado (15.01),cujo destino seria o estado do Maranhão. A apreensão representa um prejuízo estimado em R$ 2,2 milhões contra o tráfico de entorpecentes.

O entorpecente estava acondicionado em um compartimento secreto, no assoalho de um caminhão Mercedes Benz, que foi abordado pelos policiais civis da DRE, quando chegava ao município de Campo Novo do Parecis. O motorista do veículo foi preso em flagrante.

De acordo com a delegada Bruna Caroline Laet, a investigação começou há trinta dias, quando a equipe de Pontes e Lacerda iniciou diligências para identificação do veículo utilizado pelo grupo criminoso e realizou o  acompanhamento até este sábado, quando foi possível realizar a apreensão da carga de cocaína que possivelmente teria como destino o Maranhão.

Conforme a apuração da Polícia Civil, o motorista preso tem ligação com pessoas investigadas e presas preventivamente por tráfico de drogas que resultou na apreensão, em maio do ano passado, de uma carga de 153 quilos de entorpecentes. O grupo criminoso também é investigado em inquérito na Delegacia de Pontes e Lacerda pelo crime de lavagem de dinheiro.

A delegada Juliana Palhares explica que a investigação sobre a carga de entorpecentes apreendida neste sábado seguirá pela DRE, para chegar aos proprietários da droga.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana