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Ok, Google! Nubank, Rappi, iFood e Banco do Brasil chegam ao Assistente

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Google Assistente ganha novos recursos


Desde quarta-feira (05) o Google Assistente começou a reconhecer marcas como Banco do Brasil, Nubank, iFood e Rappi . Desta maneira, o assistente virtual pode realizar serviços bancários e de delivery, sendo possível efetuar desde uma transferência bancária até mesmo pedir uma refeição via comando de voz.

Além de ter acesso ao Google Assistente , é necessário possuir o aplicativo em que se gostaria de realizar o serviço baixado. O passo a passo ainda é o mesmo de outras operações com o assistente e basta dizer “Ok, Google…” e completar com o que você deseja fazer. No caso do iFood ou Rappi é possível falar, por exemplo: “Ok Google, acompanhar meu pedido no (aplicativo)” que a tela será direcionada para o mapa de rastreamento do delivery do programa.

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Com o Nubank e Banco do Brasil , o recurso torna possível realizar transferências bancárias , consultas de saldos de conta, faturas de cartão de crédito e pagamentos. A lógica é a mesma dos aplicativos de comida, sendo apenas necessário falar “Ok Google, quero ver o saldo no (banco)”, por exemplo.

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A parceria entre Google Assistente e essas empresas parece ser o começo de uma ampliação para outros segmentos. “Em um primeiro momento, contamos com esses quatro parceiros, mas reforçamos que é uma tecnologia aberta, que qualquer desenvolvedor de aplicativos no sistema Android poderá implementar em seus serviços”, afirma Walquiria Saad, líder de parcerias de produto para o Google Assistente no Brasil, por meio de nota divulgada à imprensa.

Fonte: IG Tecnologia
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Modo escuro chega ao WhatsApp no Android

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WhatsApp começa a receber modo escuro


O WhatsApp liberou nesta terça-feira (21) o tão aguardado modo escuro do aplicativo . A função foi disponibilizada na noite de terça para os usuários da versão beta do WhatsApp para o Android , mais especificamente para quem está rodando a edição 2.20.13.

O modo escuro do aplicativo faz exatamente o que se imagina. Ele troca os tons brancos e claros do WhatsApp por um tonalidades de azul escuro e preto, o que tem algumas implicações positivas. A primeira delas é tornar o uso do app mais confortável para os olhos, especialmente à noite, e a segunda é que, em telas AMOLED, os tons escuros ajudam a economizar bateria .

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Olhar Digital

Modo escuro chega aos usuários beta do WhatsApp


Para habilitar o modo escuro , é necessário, antes de tudo, ter a versão 2.20.13 do WhatsApp no seu celular, disponível apenas para membros do programa beta. A partir daí, é só tocar no ícone de três pontinhos, acessar a área de “Configurações”, entrar em “Conversas”, entrar em “Tema” e selecionar entre as opções “Claro”, “Escuro” ou “Automático (sistema)”; esta última opção acompanhará a configuração de cores do seu Android .

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Ainda não há uma previsão de quando o recurso será liberado para todos os usuários, mas a chegada da função ao público beta indica que ela está em fase avançada de testes . Ou seja: não deve demorar muito. Se você estiver com pressa e quiser experimentar a função o mais rápido possível, o ideal é migrar para o programa de beta do WhatsApp .

Fonte: IG Tecnologia
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Roku TV chega ao Brasil: conheça o sistema que quer entrar na sua televisão

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Divulgação/Roku

Roku TV chega ao Brasil


Nesta terça-feira (21), o mercado de TVs conectadas brasileiro viu a chegada de um novo competidor. A Roku é marca americana é conhecida mundialmente por suas TV boxes, as caixas que tornam as TVs inteligentes . Só que, por aqui, ela quer competir diretamente com as smart TVs: em vez de trazer as caixas, o sistema vem embutido em TVs AOC.

Inicialmente, serão dois modelos. O de 32 polegadas com definição HD vai custar R$ 1.199. Já o de 43 polegadas com full HD vai sair por R$ 1.599. Os aparelhos estarão disponíveis para compra online a partir de amanhã nas Casas Bahia , no Ponto Frio e no Extra , mas quem preferir comprar em uma loja física vai ter de esperar até fevereiro.

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O que é Roku?

Primeiramente, é necessário entender de onde partiu a Roku e o que eles estão trazendo ao Brasil. A companhia começou a cavar seu espaço no mercado dos Estados Unidos com a revolução do streaming, com a popularização de serviços como Netflix e similares. Seu primeiro produto a começar a ganhar popularidade foram suas set-top boxes, as caixinhas conectadas que se ligam à TV que podem dar capacidades “ smart ” a um modelo que não tenha internet.

Neste formato, provavelmente seu grande concorrente ao longo dos anos é a Apple TV ; a ideia é a mesma: proporcionar mais capacidade e uma interface melhorada para utilização de televisores conectados. A vantagem deste tipo de dispositivo sobre uma Smart TV convencional é simples: uma plataforma centralizada facilita o suporte a aplicativos por parte dos desenvolvedores e cria uma experiência de uso mais consistente.

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Com o sucesso, a Roku expandiu para outros tipos de produtos além da caixinha. Talvez você seja familiarizado com o Chromecast; a empresa também tem um produto para competir com o aparelho do Google, que é o Roku Streaming Stick . Ele é um dispositivo pequeno conectado diretamente à porta HDMI de um televisor; a diferença é que enquanto o Chromecast não apresenta uma interface gráfica com a qual você interaja na TV (ele só recebe ordens de streaming a partir do seu celular), o aparelhinho da Roku não funciona de forma diferente de sua set-top box. O dispositivo conta com aplicativos rodando nativamente e é comandado por controle remoto.

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No entanto, não foi nenhum desses produtos que chegou ao Brasil. O que a empresa trouxe ao país é o Roku OS, o sistema operacional que roda por baixo das caixas de streaming e do Streaming Stick. O software está presente em duas TVs anunciadas nesta terça-feira (21); também vale notar que os aparelhos não são da Roku, mas sim da AOC.

O que tem de diferente?

Em termos de aplicativos, o usuário do Roku OS não deve sentir falta de nada que está presente em outras plataformas, como Tizen, da Samsung, WebOS, da LG e em outras set-top boxes, como é o caso da Apple TV. A empresa, no entanto, aposta em um diferencial: a capacidade de encontrar o conteúdo que o usuário quer assistir, independentemente de onde ele estiver .

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Com o acirramento da disputa entre serviços de streaming , o conteúdo está cada vez mais pulverizado entre múltiplas plataformas. Vamos supor que você queira assistir a um episódio de “The Office”: qual serviço você precisa abrir? Até pouco tempo, o conteúdo era presença marcante no catálogo da Netflix , mas hoje pertence ao Amazon Prime Video . Com tanto material mudando de mãos frequentemente, e com o número de serviços aumentando cada vez mais, saber onde assistir o quê fica cada vez mais complicado.

É aí que a Roku tenta se diferenciar. O sistema operacional da empresa possui um sistema de busca universal, que vai apontar em qual canal está o conteúdo buscado. Então, seguindo o exemplo, se a busca é por “The Office”, o sistema vai direcionar o usuário para o Amazon Prime Video . Se a pesquisa for por “Friends”, o resultado vai apontar para a Netflix . Entre os parceiros de conteúdo no Brasil, o destaque vai para a Globoplay . O controle das TVs AOC terá um botão dedicado ao serviço.

O aplicativo da Roku também é apontado como um diferencial do sistema. Com ele, é possível utilizar o celular para comandar a TV, então você não precisa se desesperar se não conseguir encontrar o controle remoto. No entanto, o destaque do app é a capacidade de extrair o som da TV para ouvi-lo por meio do seu smartphone, ideal para quem não quer fazer barulho.

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Não é muito difícil imaginar bons usos para esse recurso. Às vezes você não quer diminuir o som da TV enquanto alguém da sua família dorme, mas também não quer incomodá-lo. Basta conectar o fone no celular e abrir o app para fazer com que o áudio do que você está assistindo seja canalizado para o seu smartphone e transmitido diretamente para os seus ouvidos.

A estratégia para o Brasil

São duas TVs anunciadas para o Brasil : o primeiro modelo, mais acessível, conta com tela de 32 polegadas, custa R$ 1.200; já o outro conta com um painel de 43 polegadas, saindo por R$ 1.600. Ambos estão limitados à resolução de 1920×1080, também conhecida como Full HD.

Pelas especificações, fica bem claro que, pelo menos no primeiro momento, a Roku quer brigar pelo mercado de TVs de entrada, pelo menos a princípio. Faz sentido: é a faixa do mercado onde há menos lealdade com marcas, e onde há mais espaço para disrupção.

Nas faixas de preço mais altas, seria difícil para a Roku entrar em uma briga com Samsung e LG . São as marcas de maior prestígio do momento, com seus próprios sistemas operacionais fortes e estabelecidos. Enquanto isso, os modelos mais baratos não conseguem oferecer uma experiência consistente para Smart TVs, criando uma oportunidade de entrada no mercado.

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O problema nesta estratégia, no entanto, é que as TVs “de entrada” com o sistema da Roku estão com preço acima do que o mercado dita. Uma TV Full HD de 43 polegadas não pode custar R$ 1.600 atualmente, quando já é possível comprar um televisor 4K com tamanho similar. Um modelo da própria AOC, com 43 polegadas e resolução 4K, pode ser encontrado por R$ 1.700.

As TV Boxes da Roku podem chegar aqui em algum momento, mas a empresa ainda não divulga seus planos sobre isso. O mesmo vale para as soundbars da marca. A AOC ainda não tem planos de inserir o sistema em outros modelos. A marca concorda que esses equipamentos competem com suas smart TVs, mas os encara como mais uma linha de produtos.

Fonte: IG Tecnologia
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