conecte-se conosco


Agro News

Ocorrência de caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina no Mato Grosso

Publicado

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirma a ocorrência, no Mato Grosso, de um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). Essa doença ocorre de maneira espontânea e esporádica, e não está relacionada à ingestão de alimentos contaminados.

Trata-se de uma vaca de corte, com idade de 17 anos. Todo o material de risco específico para EEB foi removido do animal durante o abate de emergência e incinerado no próprio matadouro. Outros produtos derivados do animal foram identificados, localizados e apreendidos preventivamente, não havendo ingresso de nenhum produto na cadeia alimentar humana ou de ruminantes. Não há, portanto, risco para a população.

Cabe ressaltar que o Mapa e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA/MT) iniciaram imediatamente as investigações de campo, com interdição da propriedade de origem. Todas as ações sanitárias de mitigação de risco foram concluídas antes mesmo da emissão do resultado final por laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Após a confirmação, nesta sexta-feira (31), o Brasil notificou oficialmente à OIE e os países importadores, conforme preveem as normas internacionais.

Leia Também:  LEITE/CEPEA: Alta em abril se limita a um centavo/litro

Segundo as normas da OIE, não haverá alteração da classificação de risco do Brasil para a doença, que continuará como país de risco insignificante, a melhor possível para a EEB. Em mais de 20 anos de vigilância para a doença, o Brasil registrou somente três casos de EEB atípica e nenhum caso de EEB clássica.

Fonte: MAPA GOV
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Agro News

ESPECIAL/CEPEA: Pesquisadores do Cepea participam de debate na Câmara dos Deputados

Publicado

Cepea, 20/9/2019 – Nesta semana, os pesquisadores do Cepea Lucilio Alves e Mauro Osaki participaram da Comissão Geral na Câmara dos Deputados, Plenário Ulysses Guimarães. A Comissão se destinou a debater a utilização de agroquímicos, no âmbito de atualização da legislação Brasileira sobre agroquímicos. Os pesquisadores do Cepea apresentaram resultados de estudos que o Centro de Pesquisas realizou nos últimos anos, com foco em questões econômicas de uma possível restrição no uso de defensivos agrícolas. Confira abaixo os links com os discursos dos respectivos pesquisadores.

 

Lucilio Alves:

https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/57461?video=1568659015590 

 

Mauro Osaki:

https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/57461?video=1568658699250 

 

Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br

Fonte: Diárias de Mercado
Leia Também:  Em viagem à Ásia, ministra quer ampliar participação de produtos agrícolas brasileiros
Continue lendo

Agro News

CITROS/CEPEA: Clima quente favorece vendas e preços sobem

Publicado

Cepea, 20/9/2019 – O clima quente tem favorecido o mercado de mesa em São Paulo. Isso porque os preços têm subido, impulsionados pela maior demanda doméstica e pela redução da oferta de cítricos com qualidade (as frutas estão mais miúdas e murchas). Na parcial desta semana (de segunda a quinta-feira), a laranja pera registrou média de R$ 19,84/cx de 40,8 kg, na árvore, alta de 2,5% em relação à da semana passada. No mercado de lima ácida tahiti, a demanda também está aquecida e os preços, em alta. De acordo com colaboradores do Cepea, além da baixa oferta neste período de entressafra, as poucas frutas disponíveis estão ficando amareladas, devido ao clima quente em São Paulo. Assim, na média parcial do período, a tahiti foi negociada a R$ 64,57/cx de 27 kg, colhida, alta de 21,9% em relação à semana anterior. Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br

Fonte: Diárias de Mercado
Leia Também:  Novo episódio do Mapacast fala sobre o cenário nacional de produção de cacau
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana