Cuiabá
Obras inéditas de Adir Sodré chegam ao Paço Imperial, no Rio de Janeiro

Uma exposição inédita de obras do artista mato-grossense Adir Sodré (1962-2020) chega ao Paço Imperial nesta quarta-feira, dia 20 de julho, às 17h. Intitulada Podre de Chique: uma retrospectiva extraordinária de Adir Sodré, tem entrada franca e fica em cartaz até 23 de outubro. A exposição conta com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
A mostra reúne obras inéditas ao público, presentes em diversas coleções brasileiras que, desde cedo, reconheceram a importância deste artista: “Uma exposição retrospectiva de Adir Sodré, permite-nos dimensionar a relevância de sua obra, pois os temas por ele tratados há mais de três décadas ainda permanecem extremamente atuais e estão nas manchetes: a defesa ambiental, a crítica ao poder político, o perfil ainda elitista do sistema de arte e as questões referentes à sexualidade. Adir trata com muita elegância e contundência tudo isso”, afirma Margareth Telles, fundadora do MT Projetos de Arte, idealizadora da exposição.
Os curadores Guilherme Altmayer e Leno Veras explicam que organizaram a exposição de forma não linear quanto a sua cronologia. “As obras estão mescladas em cinco proposições conceituais: Cuyaverá (Cuiabá), Tapa na cara pálida (horrores da branquitude), Ditos e malditos (imundos das artes), O pop não poupa ninguém (cultura de massas) e Manifestos paus, Brasil! (fabulações estético-eróticas)” Na exposição, que conta com apoio da Prefeitura de Cuiabá, há um retrato de Gilberto Chateaubriand, que colecionou a obra do pintor mato-grossense desde a década de 80, quando o artista despontou na exposição do Parque Lage, na Geração Oitenta. E outro retrato de Pietro Maria Bardi, que o convidou para uma individual no MASP, quando o artista contava apenas 21 anos.
Adir Sodré
Adir Sodré nasceu, em 1962, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, mas passou quase toda a vida na capital. Ao som de artistas como a berlinense Nina Hagen e a sul-mato-grossense Tetê Espíndola, Adir pintou, freneticamente, por mais de quarenta anos. Sua produção aborda temas relacionados à cultura regional e defesa ambiental e dos povos indígenas. Além de celebridades espetaculares, transformistas icônicas, milicos e cânones. Além, é claro, dos ímpetos desejantes de liberdade de gêneros e sexualidades; com Picassos e Matisses, Tarsilas e Divines, como pano de fundo para extravagantes ficções. O artista expôs nos Museus de Arte Moderna de Paris, Nova Iorque, Rio e São Paulo. Está presente no acervo de grandes museus nacionais e internacionais. Faleceu em 2020, aos 58 anos.
Serviço:
O que: Abertura da exposição Podre de Chique – Retrospectiva Extraordinária de Adir Sodré
Quando: quarta-feira, dia 20 de julho (visitação até 23 de outubro)
Horário: de terça a domingo, das 12h às 18h.
Onde: Paço Imperial – Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro
Quanto: Entrada gratuita
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT


Cuiabá
Casa de Bem-Bem é inaugurada totalmente revitalizada e fortalece a valorização da cultura cuiabana

Resgate do patrimônio histórico e valorização das tradições regionais. Essas são as palavras que impulsionaram a inauguração de um dos símbolos da cuiabania, a Casa de Bem-Bem. A solenidade oficial ocorreu na noite desta quarta-feira (18) e reuniu diversas personalidades públicas.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o espaço foi totalmente restaurado pela gestão Emanuel Pinheiro, por meio do investimento de mais de R$ 1,5 milhão. O espaço passa agora a ser utilizado em sua integralidade pelo Instituto Ciranda.
O local leva o nome de Constança Figueiredo Palma, a popular Dona Bem-Bem (in memorian), que transformou-se em uma das referências nativas, em razão de sua receptividade, marcada pelo acolhimento de celebrações predominantes, como festas de santo e comunitárias, localizado em uma das regiões mais nobres da cidade, na Rua Barão de Melgaço.
Para o prefeito Emanuel Pinheiro a entrega representa um presente aos munícipes, estimulando o resgate de seus valores e costumes. “Uma obra grandiosa, a qual ficamos incumbidos de devolver à nossa gente aquilo que é seu por direito, a sua herança e patrimônio cultural, que retrata um pouco do desenvolvimento de Cuiabá até os dias atuais. A casa do povo, que jamais poderia ficar esquecida e hoje ganha um novo sentido, retomando a sua missão de servir e abrigar os cuiabanos, assim como fez Dona Bem-Bem, uma mulher íntegra e leal, verdadeiro exemplo de amor e compaixão para com o próximo”, declarou.
O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, enfatizou o compromisso e apoio da administração atual em manter viva as manifestações culturais. “Posso garantir que, enquanto estivermos na gestão, vamos fazer o possível e o impossível para que esse espaço continue sendo respeitado e preservado”, acrescentou.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, fez um breve relato dos percalços superados pelo Executivo Municipal para que a obra fosse concretizada. Conforme ele, a segunda etapa de ampliação já consta no planejamento, oportunizando a formação musical de jovens e adolescentes. “Todos os meses estávamos aqui cumprindo com a nossa responsabilidade. Graças ao olhar do prefeito Emanuel Pinheiro, podemos contemplar esse tão importante da nossa cidade, conservando suas originalidades. Um verdadeiro legado às futuras gerações”, comentou.
O presidente do Instituto Ciranda, Murilo Alves, frisou que o evento traduz um momento único, possibilitando a operação de diversas perspectivas de melhorias sociais. “É um lugar que cuida do patrimônio e tem um papel essencial no desenvolvimento humano. Temos mais de 20 anos de atuação em todo Estado e hoje ganhamos esse reforço no município, uma vitória muito grande para nós”, externou.
O ex-prefeito de Cuiabá e filho da homenageada, Rodrigues Palmas, prestou os agradecimentos em nome da família. “Meus parabéns a todos os envolvidos, que cumpriram com essa missão. Tenho certeza que Bem-Bem está entre nós, contemplando com muita felicidade essa casa que nos dará muito mais alegria daqui para frente”, concluiu.
A noite literomusical contou com apresentações da Orquestra Sopros, espetáculo Mestre Albertino (valsas e rasqueados), cantos e poemas.
Autoridades: secretário de Governo, Luís Cláudio Sodré, secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, secretário de Habitação, Leonardo Leão, suplente de vereador, representando a Câmara Municipal, Maria Avalone, ex-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, e representantes da sociedade civil organizada.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
Cuiabá
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer lança Programa Reviver Cuiabá

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, lançou nesta quarta-feira (17), o Programa Reviver Cuiabá, que tem como principal objetivo resgatar, reativar e reestruturar os projetos de esporte e lazer do município.
Dentre os projetos que serão resgatados pelo Programa Reviver estão o Campeonato Pixote, os Jogos dos Servidores, os Jogos Escolares Cuiabanos, a Manhã de Lazer, a Corrida Bom Jesus de Cuiabá, a Caminhada Ecológica, entre outras atividades.
Durante a solenidade foram entregues os materiais esportivos que serão utilizados nos Centros Esportivos do Tijucal, Lixeira, Paiaguás, Verdinho e Dom Aquino. Além disso, também foi anunciado oficialmente o retorno do Campeonato Pixote que, após quatro anos, será novamente realizado. “Como secretário de uma gestão humanizada e comprometida com a qualidade de vida para a nossa população, vemos o esporte como fator de integração social, integralizador dos aspectos psicomotores, cognitivos e socioemocionais, e por essa importância ele precisa e merece ser valorizado. Em defesa da valorização do esporte, a gestão Emanuel Pinheiro prioriza as ações da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer”, destaca Leite.
“Estamos lançando o Programa Reviver Cuiabá, que vai valorizar todas as competições desenvolvidas pela Secretaria e que deram certo. Estamos também fazendo a entrega dos materiais para resgatar e reativar as nossas estruturas esportivas. Ressaltamos também que o Campeonato Pixote já está a todo vapor e nesta semana vamos iniciar as inscrições desse campeonato que faz parte da vida esportiva da nossa cidade. Além desses eventos, estamos começando o grande projeto ‘Lapidando Craques’, onde cuidaremos de seis atletas dando toda a assistência para que se tornem grandes jogadores de futebol”, continua.
O secretário também destacou a parceria com a Secretaria-adjunta da Pessoa com Deficiência para a realização de uma programação especial voltada aos atletas com deficiência. “Esse ano teremos a novidade, o primeiro Jogos Paralímpicos de Cuiabá para promover o esporte para essa parcela da população que não tinha um olhar especial por parte do poder público. Então, será um ano de muitas conquistas e realizações”, pontua Aluízio.
“A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer tem sido uma grande parceira e ficamos orgulhosos. Hoje Mato Grosso tem muitos atletas que estão se destacando nas paralimpíadas. Só tenho a agradecer a gestão Emanuel Pinheiro por ter criado a Secretaria da Pessoa com Deficiência para lutarmos pelos nossos direitos e buscarmos cada vez mais a inclusão da pessoa com deficiência”, acrescenta o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva.
Na oportunidade, foram entregues ainda as homenagens às equipes que se destacaram representando Cuiabá no Jogos Escolares Mato-grossenses, são elas: Na categoria de 12 a 14 anos, o Futsal masculino do Colégio Isaac Newton, que conquistou o primeiro lugar e vai representar Mato Grosso Nos Jogos Escolares Brasileiros e o Voleibol masculino da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral, que foi vice-campeão.
Já na categoria de 15 a 17 anos, os destaques foram: o Futsal feminino da Seleção Cuiabana, que trouxe a medalha de bronze conquistando o 3º lugar do pódio; o Voleibol masculino da Seleção Cuiabana, que também ficou em 3º lugar na disputa, e o Vôlei feminino, que conquistou a medalha de prata. Além da entrega de homenagem às atletas Aline Nascimento e Kayenne Alves, que conquistaram a medalha de ouro na natação durante a disputa das Paralimpíadas Escolares, em Brasília.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
-
Jurídico12/08/2022 - 14:05
Estabelecimentos de saúde questionam piso salarial de profissionais de enfermagem
-
Internacional11/08/2022 - 17:05
Vídeo: tropas russas bombardeiam conjunto habitacional em Donetsk
-
Nacional15/08/2022 - 06:10
Pela primeira vez, vítima de anestesista relata como descobriu abuso
-
Geral15/08/2022 - 09:40
Estado publica nomeação de 111 aprovados no concurso público do Indea; lista com nomes e funções
-
Política MT12/08/2022 - 09:25
Mauro Mendes diz que questão do BRT está resolvida e culpa Emanuel Pinheiro pelo não início das obras
-
Policial12/08/2022 - 10:11
Dois homens com mandado de prisão em aberto são detidos na BR 364
-
Várzea Grande11/08/2022 - 17:10
Kalil Baracat fiscaliza obras de Educação e garante mais de R$ 18 milhões em aporte
-
Política Nacional16/08/2022 - 18:10
Saiba quem são os candidatos a governador do Piauí