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O Volkswagen T-Cross é o melhor SUV compacto do país?

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Demorou 16 anos desde o lançamento do Ford EcoSport, mas finalmente a Volkswagen ingressou no segmento de SUVs compactos. Com preços iniciais entre R$ 84.990 e R$ 109.990, o VW T-Cross estreia com a missão de encarar fortes nomes desse cobiçado segmento, como Jeep Renegade, Nissan Kicks, Honda HR-V e Hyundai Creta. Sem falar do próprio Eco, responsável por criar a fama dessa categoria em 2003.

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Quem chega por último chega melhor? É o que vou responder no vídeo desta semana, em que avaliei a versão topo de linha do VW T-Cross
. Batizada de Highline 250 TSI, vem equipada com motor 1.4 turbo flex de 150 cv (o mesmo usado pelo Jetta), câmbio automático de seis marchas e uma farta lista de equipamentos de série.

Nesta configuração, o novo SUV traz bancos de couro, retrovisor interno fotocromático e externos com rebatimento elétrico, detector de fadiga, chave presencial, sistema start-stop, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, além de ar-condicionado digital, rodas de liga leve de 17 polegadas, seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, bloqueio eletrônico do diferencial, ajuste de altura e profundidade do volante, sensores de estacionamento, luzes diurnas de led e volante multifuncional.

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Como todo Volks, o T-Cross conta com alguns pacotes opcionais. Painel digital, central multimídia Discover Media com GPS e seletor de modo de condução saem por R$ 4.000. O teto panorâmico custa R$ 4.800 e o combo com park assist, faróis full led e som Beats acresce R$ 6.050. Com tudo que tem direito tal como o modelo que testei, o SUV fica em R$ 124.840

Visualmente, o T-Cross Highline se difere das demais configurações com o rack de teto prata, moldura cromada nos faróis de neblina e grade e frisos laterais. Por dentro, há ainda iluminação de led, alavanca de freio de mão com acabamento de couro e pedaleiras de alumínio.

Com 2,65 metros de entre-eixos, o SUV compacto acomoda bem quatro adultos altos na cabine e tem porta-malas ajustável que pode variar a capacidade de 373 a 420 litros, graças a uma alça escondida atrás do encosto do banco (veja no vídeo como ela funciona e diga depois nos comentários se achou útil).

Dirigindo o VW T-Cross 1.4 TSI


VW T-Cross verde na estrada
Divulgação

VW T-Cross 2019

Ao volante, o T-Cross agrada com uma tocada idêntica à que encontramos em seus irmãos Polo
e Virtus.
Vale lembrar que eles compartilham a mesma plataforma MQB, também empregada por Jetta e Golf. É um SUV muito bem acertado, ágil para acelerações e retomadas de velocidade, além de bastante confortável sem abrir mão da boa estabilidade da carroceria.

Em termos de segurança, o T-Cross merece destaque por ter recebido nota máxima nos testes de colisão do Latin NCAP, tanto para adultos quanto para crianças. Outra qualidade do SUV são as boas médias de consumo de combustível. Abastecido com etanol, o carro de 1.292 kg faz 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada – os dados são do Inmetro.

LEIA MAIS: VW T-Cross Comfortline 2019: como anda a versão com motor 1.0 turbo?

Mas nem tudo é perfeito no VW T-Cross
. Para saber sobre os pontos negativos e conferir também a resposta ao título desta coluna, aperte o play.

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VW  Taos vai bem em teste de colisão, ao contrário da dupla Fiat Argo e Cronos

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VW Taos ganha nota máxima de 5 estrelas em teste de segurança no Latin NCAP, que adotou novos critérios
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VW Taos ganha nota máxima de 5 estrelas em teste de segurança no Latin NCAP, que adotou novos critérios

De acordo com o último levantamento do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, Latin NCAP, o primeiro veículo a ganhar 5 estrelas sob o novo protocolo foi o SUV Volkswagen Taos.

Fabricado na Argentina e no México, VW Taos conta seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como itens de série e graças a isso e a outros fatores que envolve a segurança.


Além desses, outros diversos fatores contribuíram para que o SUV da marca alemã atingisse 90,2% em Proteção de Ocupantes Adultos, 89,90% em Proteção de Ocupantes Infantis, 60,61% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85,04% em Sistemas de Assistência à Segurança.

Falta de airbags laterais, além de problemas na estrutura foram citados na avaliação do Fiat Cronos, conforme o Latin NCAP
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Falta de airbags laterais, além de problemas na estrutura foram citados na avaliação do Fiat Cronos, conforme o Latin NCAP

Em contrapartida, o Fiat Argo e Cronos com apenas dois airbags frontais e sem ESC padrão, ganhou zero estrela. Ambos atingiram 24,37% em Proteção de Ocupantes Adultos, 9,91% em Proteção de Ocupantes Crianças, 36,91% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% em Sistemas de Assistência à Segurança.

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Tanto o representante da VW quanto os da Fiat foram submetidos a testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres e no caso em especial do da VW, impacto lateral de poste, já que o modelo conta com airbags de proteção lateral e proteção lateral de cabeça como equipamento padrão.


Em nota oficial, a Stellantis informou apenas que todos os seus veículos cumprem as recomendações e normas homologatórias vigentes ligadas à segurança.

Por sua vez, o presidente do comitê de direção do Latin NCAP , Stephan Brodziak disse que “não fosse pelo Latin NCAP, não poderíamos ter conhecimento da baixa segurança que o Fiat Argo/Cronos oferece não só aos consumidores, mas também a todas as pessoas que circulam nas ruas. Chamamos a atenção para que a Fiat tenha carros mais seguros”, conclui o executivo.

Fonte: IG CARROS

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Triumph lança série especial da Tiger 900 de 1 milhão de vendas

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Triumph Tiger 900 1M: modelo que completa 1 milhão de unidades produzidas na frente da fábrica na marca na Inglaterra
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Triumph Tiger 900 1M: modelo que completa 1 milhão de unidades produzidas na frente da fábrica na marca na Inglaterra

A britânica Triumph é uma das fabricantes mais tradicionais da Inglaterra. Fundada em 1902, a empresa agora comemora a fabricação da sua milionésima Tiger 900.

Para comemorar o marco, a Triumph também aproveitou para celebrar os 31 anos de abertura de sua linha de montagem, após o seu ressurgimento ao mercado, em 1990.

Com o intuito de mantê-la em atividade, a marca inglesa com sede em Hinckley  está comemorando a marca de 1 milhão de unidades produzidas.  Para não deixar essa data importante passar em branco, a Triumph resolveu lançar uma série limitada da Tiger 900.

Assim ‘nasceu’ a Tiger 900 Rally “1M” , referindo-se à produção de 1 milhão de unidades. Esteticamente, o modelo conta com emblema da marca e os dizeres “Celebrando Um Milhão 1990-2021” em inglês. Já a cor predominante é a prata com detalhes em vermelho.

A Tiger 900 Rally Pro “IM” foi apresentada na sede da Triumph, em Hinckley (Inglaterra), pelo CEO Nick Bloor, na semana passada e será exibida no Motorcycle Live Show , que ocorre de 4 a 12 de dezembro em Birmingham, antes de assumir residência permanente na Factory Visitor Experience.

Fonte: IG CARROS

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