conecte-se conosco


Entretenimento

“O Pequeno Príncipe visita São Paulo”: a saudade do que a gente sempre teve

Publicado


source

Enquanto selecionava e pensava no material para escrever o texto da semana na coluna, fiz várias reflexões acerca do mercado literário, do impacto nas vendas, do comportamento nos lançamentos e em como os autores e editoras iriam enfrentar tudo isso. Certamente falar sobre o impacto do isolamento social seria interessante, e ainda falarei sobre, mas no meio desse pensamento todo, me veio um maior: nossa liberdade.

Leia também: Livros contam de forma lúdica como é viver sem ouvir

arrow-options
Reprodução

“O Pequeno Príncipe visita São Paulo”


Há um tempo, um pouco antes da pandemia estourar, recebi um livro que contava sobre a visita do conhecido personagem Pequeno Príncipe à cidade de São Paulo . A ideia é mostrar os principais pontos turísticos da cidade pelo ponto de vista do personagem. Num primeiro momento dei uma folheada e o coloquei junto aos outros para uma futura publicação na coluna. Hoje, em quarentena há mais de 10 dias sem sair de casa, peguei o livro e uma onda de sentimento sobre liberdade me invadiu. 

Eu moro na cidade de São Paulo há mais de 30 anos e, embora conheça fisicamente todos os lugares citados no livro, me deu um aperto no coração por não poder (ou ter a consciência nesse momento) de ir visitá-los no momento que eu quiser. 

Pequeno Príncipe visitando estádio do Pacaembu arrow-options
Reprodução

Pequeno Príncipe visitando estádio do Pacaembu

Um deles citados, por exemplo, é o estádio do Pacaembu, palco de vários clássicos e onde fui diversas vezes não só trabalhar (quando fui jornalista esportiva), mas assistir aos jogos do meu time, e que hoje, vejam só, é local de um hospital de campanha. 

Leia também: 46 anos após o incêndio, os mistérios do Edifício Joelma ainda persistem

Essa pandemia tem nos mostrado muito sobre relações humanas e tem me feito resgatar um dos principais ensinamentos que tive com a leitura original do Pequeno Príncipe (lançado em 1943), que é nos reconectar com o nosso “eu” criança. Essa reconexão com a curiosidade genuína, nos torna mais criativos e com certeza mais amáveis. É a cena clássica do elefante engolindo a jiboia que nenhum adulto conhece enxergar. 

Esse momento necessário de isolamento social talvez seja um importante momento de auto conexão, e de um momento que a gente consiga olhar para o mundo e entender como estamos caóticos e vivendo muitas vezes para o trabalho, sem preservar nossas reais relações com filhos, amigos e nossos pais ou parentes próximos. 

A gente sabe que todo autor tem uma intenção quando publica um texto, uma obra, mas talvez nem mesmo a autora desse livro “O Pequeno Príncipe visita São Paulo” (editora Tocalivros), Christiane Couve de Murville, conseguiria prever o que poderia se tornar a mensagem sobre liberdade e saudade que me despertou ao ver as imagens dos pontos turísticos da minha cidade.

Leia também: Livro conta a história da luta pela conservação do Mico-Leão-Dourado

Saudades , boas saudades que, espero, em breve poder matar e valorizar, ainda mais, os pequenos momentos de liberdade e prazer que a vida nos proporciona. Cada um irá levar algo como aprendizado dessa pandemia, e que a gente possa refletir sobre como as nossas relações irão se dar a partir de agora. Que o novo velho mundo nos transforme em pessoas melhores. 

Para sugestões e pautas: [email protected]

Fonte: IG GENTE

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Entretenimento

Joaquim Lopes deixa de fumar e participa de campanha de conscientização

Publicado


source

Após 15 anos lutando contra o tabagismo, Joaquim Lopes deixou de fumar recentemente e por isso ele foi um dos atores escolhidos para participar de uma campanha de conscientização contra o vício em referência ao ” Dia Mundial Sem Tabaco “, que será celebrado no próximo domingo, dia 31. “Eu escolhi parar e poder ajudar outras pessoas a largarem também o cigarro”, explica o ator. 

Leia também: Fabio Assunção revela como perdeu 27 kg para viver personagem em nova série

Joaquim Lopes
Reprodução/Instagram

Joaquim Lopes


Leia também: Por onde anda o elenco de “Amor de Mãe” na quarentena?

Segundo Joaquim, o atual momento, com a pandemia de Covid-19 e isolamento social, tem causado nele um sentimento de reflexão e de preocupação na forma como as pessoas estão passando por tudo isso.

Leia também: Malvino Salvador anuncia que Kyra está grávida e que será pai pela 4º vez

“Nesses últimos meses eu tenho pensado muito em como a gente vai sair dessa pandemia em termos de saúde, de cabeça, de comportamento.Quem sabe assim, a gente consiga ajudar pessoas que estão passando pela mesma situação e mostrar que não é um bicho de sete cabeças. É difícil? É. Mas também pode ser fácil”, assume  Joaquim Lopes .

Ver essa foto no Instagram

Faala galera, como estão por ai? Nessa fase de isolamento estamos todos mais tempo com a família, tem os perigos do vírus, os amigos volta e meia perguntam sobre como foi e o que eu fiz pra parar de fumar. Bom, eu, parei. Foi fácil… não foi. Quase desisti algumas vezes e depois de 15 anos fumando, parei! Então acho que já dá pra falar sobre isso e ajudar mais gente, tirar dúvidas e tal, contar um pouco como foi comigo. Dia 31/05 é o Dia Mundial do Combate ao Fumo, então eu queria participar disso, eu faço parte disso! Vou abrir meu perfil nos stories pra perguntas de quem quer parar de fumar e eu vou respondendo vcs por lá blz? Vamos falar mais sobre esse assunto. Quebrar uns tabus! Aliás, lembrou de alguém? Tagueia ele aqui nos comentários, vamos botar mais gente na conversa. Também quero ouvir de você. Parou? Teve recaída? Parou de vez? Como foi? Me manda seu depoimento, grava um video ou um áudio e me manda no direct. Quero saber. Bora mostrar que é possível e que vale a pena parar de fumar! Espero vcs, tamo junto!! Um beijo, fiquem com Deus e muita saúde! ??????☀️??

Uma publicação compartilhada por Joaquim Lopes (@lopesjoca) em 27 de Mai, 2020 às 2:04 PDT


Fonte: IG GENTE

Continue lendo

Entretenimento

Fabio Assunção revela como perdeu 27 kg para viver personagem em nova série

Publicado


source

Recentemente o ator Fabio Assunção perdeu 27 quilos para um novo trabalho. Nesta quinta-feira (28), ele explicou que todo este processo aconteceu para viver um novo personagem na série ” Fim “, da Globoplay, mas que está percebendo os benefícios dos exercícios físicos e de uma dieta mais equilibrada em sua saúde física e mental.

Leia também: Sozinho na quarentena, Fabio Assunção revela que perdeu 28 kg

Fábio Assunção
Reprodução/Instagram

Fábio Assunção perde 28 quilos para próximo personagem


Leia também: Após três anos, Fabio Assunção vira réu de crimes que cometeu

Fabio postou um vídeo com diversas imagens do processo, que começou em outubro do ano passado. “Todo esse esforço foi para a série, mas sentindo os resultados na saúde e vendo meu corpo mais leve, adotei atividade física e alimentação saudável pra minha vida, me ajudou mental e espiritualmente”.


Com a pandemia do novo coronavírus , Fabio segue firme nos treinos e na alimentação equilibrada, sempre se acompanhando virtualmente com profissionais.

Leia também: Por onde andam? Confira como está o elenco de “Totalmente Demais”

“Continuamos o trabalho virtualmente e pretendo seguir em frente, mesmo após o término das gravações. Se eu tivesse maturidade, teria começado desde sempre. Mas mesmo os mais velhos, com 60, 70, 80 anos podem começar. Sempre é possível escolher um caminho melhor pra se seguir”, finalizou, agradecendo a ajuda dos diversos profissionais que estão fazendo parte dessa transformação .

Fonte: IG GENTE

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana