conecte-se conosco


Carros e Motos

O melhor carro elétrico para você

Publicado

O carro perfeito para você é aquele que atende às necessidades que você tem
Arquivo pessoal

O carro perfeito para você é aquele que atende às necessidades que você tem

Fala galera, beleza? Sempre que faço um vídeo demonstrando algum carro elétrico recebo pelo menos um comentário dizendo “não compensa”. Realmente, pode ser verdade em casos muito específicos. Mas na maioria das vezes é simples desconhecimento do potencial e das mudanças de hábito que a transição para mobilidade elétrica exigirá do novo convertido.

Em pouquíssimos casos alguém que adquiriu um carro elétrico (comprando ou alugando) se arrependeu da mudança, mas existem. Muito provavelmente porque escolheu errado. Não existe o melhor carro do mundo, existe o melhor carro para você. Essa analogia pode ser usada para carros à combustão também, mas esse não é meu foco.

No texto de hoje, quero trazer alguns detalhes que precisam ser avaliados antes de escolher o primeiro, ou mesmo o próximo, carro elétrico. Pontos que passam despercebidos quando quando estamos fechando uma compra. Quando falamos de carro elétrico, são poucas as marcas que te darão mais de uma opção de modelo. Então você deverá pesquisar muito antes de comprar, pois não terá como comparar um carro ao lado do outro.

Primeiramente, considere que você precisará de um local para carregar o novo carro. Melhor que seja em casa e com energia solar. Mas se não tiver, ok. Há mais de dois anos uso veículos elétricos sem um carregador em casa, mas você precisa saber onde possui carregador, horário de funcionamento, se há fila para usar e se o local não implicaria com carregamentos constantes (sim, há lugares que implicam).

Ainda em relação ao carregamento, você precisa saber se o carro que você almeja é compatível com o carregador, o tempo de carregamento que o carro demoraria e, se for um Renault Zoe, se o carregador tem infraestrutura para permitir o carregamento (isso é tema para outra hora).

Muitas pessoas comentam que demora muito para carregar um carro elétrico . Isso pode ser verdade se você precisar carregar em alguma emergência que a autonomia atual não te atenda. Sendo assim, avalie quanto tempo você precisaria para carregar e em qual momento do seu dia você faria isso. Cada carro tem uma potência máxima, desde 6,6 kW nos casos de carros da JAC e Nissan Leaf , até 22 kW para o Audi e-Tron (opcional) e o Renault Zoe .

Ainda ligado ao tempo de carregamento, você precisa avaliar a autonomia necessária. Uma coisa é a autonomia diária, outra coisa é a autonomia esporádica. A maioria das pessoas não roda mais que 30 ou 40 km por dia e uma hora de carregamento já garantiria essa autonomia na maioria dos carros usando um carregador 7,4 kW.

Pode não ser sua rotina diária, mas se sabe que é uma rotina viajar para determinados lugares, avalie a autonomia rodoviária do carro, se há carregadores na sua rota e o tempo que você precisaria a mais para carregar no caminho. Não se esqueça de garantir a autonomia da volta para não precisar voltar de guincho… Sim, isso acontece com quem não se prepara.

Tamanho é documento: Avalie a capacidade de carga e espaço para os passageiros. Não adianta comprar um carro menor que sua necessidade ou maior que sua vaga de garagem. Em geral, carros maiores também consomem mais energia, logo isso influencia na autonomia do carro e o tempo de carregamento. Tem carro para todos os gostos e tamanhos, desde o estreante Chery iCar de duas portas até o gigante BYD Tan .

Se falamos de carros elétricos, não podemos deixar de lado a tecnologia embarcada. Aperte cada botão do carro, conheça cada parafuso, leia cada linha dos manuais (se você tiver paciência). Você descobrirá muitas funções escondidas e omitidas. Cada pessoa dá valor a uma parte diferente do carro, uns valorizam as caixas de som, outros valorizam o conforto do banco de trás e há os que valorizem um bom Assistente de Condução, que o diga os Tesla Lovers e o famoso AutoPilot . Eu valorizo a eficiência energética, silêncio interno e uma boa posição de dirigir.

Mesmo com todas as informações, continua com dúvida qual carro comprar? Você é como a maioria dos brasileiros. Não compra carro com cérebro nem com o coração, mas com o traseiro. Sim, falei, tá falado. Você precisa sentar no carro e experimentar.

Na minha opinião é a melhor forma de comprar. E não tenha vergonha de pedir para o vendedor liberar mais que uma simples volta no quarteirão. Não há como conhecer um carro em apenas 1 km de percurso, ainda mais um carro elétrico, que é “na média” que você conhecerá o potencial do carro. É necessário avaliar na subida, descida, asfalto liso, esburacado, altas e baixas velocidades.

Agora chegamos na hora mais importante: pagar. O valor do bem deve ser a última coisa para se pensar, pois é só depois de entender a necessidade que deverá pensar em quanto “precisará”.

Parece incoerente, mas se você é como 99% das pessoas, que precisam avaliar seu orçamento, primeiro precisa saber qual é seu alvo para definir a estratégia para alcançar.

Não sinta vergonha de mudar de ideia porque seu carro dos sonhos não cabe no bolso, busque aquele que melhor te atende dentro do seu orçamento e construa sua estratégia para alcançar o objetivo, minha primeira dica é se livrar do custo com combustível.

Pense que suas despesas não acabam após comprar o carro, elas começarão. Sendo assim, nada melhor do que se livrar de um carro beberrão, que só terá manutenções cada vez mais caras. O carro elétrico te permitirá uma liberdade do posto de combustível e visitas mais prazerosas ao mecânico. Suas visitas à concessionária serão mais para trocar experiências do que para trocar peças.  Lógico que problemas existem, mas menos peças de desgaste significa menos peças quebrando.

Falando em manutenção, saber que o modelo elétrico possui um irmão fumante pode garantir mais ofertas de peças no mercado. Projetos de veículos elétricos originados de veículos à combustão podem ter uma eficiência energética menor que projetos que nasceram elétricos, mas você agradecerá caso precise de uma porta ou parabrisa.

Existe apenas mais uma coisa para levar em consideração que é o seguro do carro elétrico, mas deixarei para outro texto, pois trata-se de um assunto bem delicado.

Então, meu caro leitor, me despeço com um desejo de ter contribuído para sua decisão.

Até mais.

Fonte: IG CARROS

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carros e Motos

O que está por trás do retorno da Abarth ao Brasil? Ouça no podcast

Publicado

Pulse Abarth 2023 é o primeiro SUV da marca de esportivos da Fiat no mundo e o primeiro Abarth nacional
Guilherme Menezes/ iG Carros

Pulse Abarth 2023 é o primeiro SUV da marca de esportivos da Fiat no mundo e o primeiro Abarth nacional

O Pulse Abarth é desenvolvido e produzido no Brasil, além de ser o primeiro SUV da marca no mundo. Previsto para chegar no último trimestre do ano, terá concessionários especializados na divisão esportiva, mas sempre dentro de uma Fiat.

Recentemente, pudemos conhecer o Pulse Abarth de perto, mas alguns detalhes ainda não puderam ser revelados. Entre eles, as informações exatas sobre a calibração do conjunto mecânico, bem como detalhes do interior, que estava majoritariamente coberto por mantas, para que ainda não pudesse ser visto.

No nosso podcast de hoje, tivemos uma conversa com o Pedro Silva, que é gerente de marketing de produto da Stellantis , e é o responsável por fazer o retorno da marca Abarth acontecer. Ouça na íntegra, a seguir, o que a divisão Abarth já pôde revelar sobre o novo Pulse esportivo .

Interessante é saber que, conforme for, a Abarth não irá se restringir aos modelos nacionais no Brasil. Poderão trazer os importados também, em determinado momento, conforme apuramos com Pedro. Além disso, a produção do Pulse Abarth não prevê limitações. Logo, o que vai definir quantos serão feitos, e por quanto tempo, será a própria demanda do mercado.

Além do mais, Pedro ressalta o trabalho realizado em cima do modelo. Como o carro é voltado aos entusiastas, destaca a importância de um método mais “artesanal” de desenvolvimento, para alterar o Fiat Pulse , como já conhecemos. Um dos pontos altos é o sistema de escapamento, que foi projetado artesanalmente para alinhar o ronco do motor ao padrão da Abarth.

Quando estivemos com o carro, pudemos notar que a parte de acabamento ainda apresenta muitas das mesmas superfícies plásticas do Fiat Pulse , além do mesmo cluster digital, volante multifuncional e teclas na parte inferior do painel. Algo que se destaca ao condutor é uma interface que mostra a pressão gerada pelo turbocompressor em tempo real.

O visual é o mesmo da primeira revelação do carro. Conta com para-choques exclusivos, grade colmeia com o brasão do escorpião da Abarth . Além disso, vem com luzes auxiliares na parte inferior do pára-choque, enquanto a traseira traz extrator de ar e dupla saída de escape.

Na tampa do porta-malas está escrito Abarth, em vez do tradicional Fiat , por extenso. Como se não bastasse, destaque para a pintura vermelha que está presente no friso inferior do para-choque dianteiro, capas dos retrovisores e no adesivo Abarth na base das portas. O teto e o defletor traseiro são pintados de preto.

O motor 1.3 turbo e o câmbio automático de seis marchas são os mesmos do Jeep Renegade . Além disso, ao todo, o Pulse Abarth tem os mesmos 185 cv e 27 kgfm do “primo” da Jeep. Entretanto, apuramos que a calibração de toda a eletrônica associada aos componentes mecânicos foi desenvolvida especificamente para o carro.

Ou seja, o Pulse Abarth tem resposta mais imediata no atuador do pedal de aceleração, bem como ganhos de potência e torque em rotações que não são as que geram os picos de rendimento. O resultado é uma aceleração até 100 km/h em 8 segundos e máxima que supera os 210 km/h.

Fonte: IG CARROS

Continue lendo

Carros e Motos

Volvo inaugura novo ponto de recarga rápida no interior de São Paulo

Publicado

Novo eletroposto da Volvo é parte da estratégia de expansão da infraestrutura elétrica da marca sueca
Divulgação

Novo eletroposto da Volvo é parte da estratégia de expansão da infraestrutura elétrica da marca sueca

Visando cumprir seu compromisso com a infraestrutura de eletrificação no Brasil, a Volvo inaugura mais um carregador elétrico, desta vez, a cidade de Avaré localizada a 270 km da capital paulista, foi a escolhida para receber o eletroposto.

“A Volvo entende que seu compromisso com a eletrificação vai muito além de apenas disponibilizar o veículo 100% elétrico. Há toda uma preocupação com infraestrutura em estradas até porque hoje somos líderes do segmento de elétricos e esse investimento é uma maneira de passar mais segurança e comodidade para todos os nossos clientes”, garante Luis Rezende, head da Volvo Car Latam Hub.

 O plano de expansão da estrutura de recarga da Volvo é composto de cinco etapas, e atualmente está na primeira etapa, que visa instalar 13 eletropostos de carga rápida em rodovias nos estados de São Paulo e Minas Gerais, e deverá ser finalizado ainda este ano, segundo a fabricante. O eletroposto de Avaré está localizado no km 247 da Rodovia Castello Branco e contará com carregadores fornecidos pela Enel e Weg , e irá beneficiar além de moradores da região, quem viaja para Presidente Prudente, Bauru, e outras cidades próximas.

Modelos eletrificados cresceram 115% no primeiro semestre e continuam aumentando participação no mercado
Divulgação

Modelos eletrificados cresceram 115% no primeiro semestre e continuam aumentando participação no mercado

Enquanto os carregadores rápidos são exclusivos para carros elétricos, a Volvo também instalou carregadores do tipo Wallbox, que podem ser utilizados tanto por carros elétricos e híbridos, mas no caso dos elétricos, realizam a recarga de forma mais lenta.

Segundo a Volvo , nessa primeira fase do projeto de corredores elétricos, serão investidos cerca de R$ 10 milhões, e os primeiros postos elétricos foram instalados em Caiati (SP), no km 500 da Rodovia Régis Bittencourt, entre São Paulo (SP) e Curitiba (PR) e o segundo em São Sebastião (SP) próximo à Marina, na Rod. Dr. Manoel Hipólito do Rêgo, ligando a capital ao Litoral Norte.

“Temos a ambição de conectar todo o Brasil por meio de corredores elétricos. Estamos sendo protagonistas da transformação porque acreditamos nos carros elétricos e esse investimento significativo que estamos fazendo vai de encontro a tudo aquilo que acreditamos.”, destaca Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Car Brasil.

A recarga é gratuita, para proprietários de modelos Volvo ou de outras marcas. Visando evitar interrupções no funcionamento, o eletroposto é monitorado 24 horas através de câmeras e dados do carregador.

Para proporcionar uma experiência mais fácil ao usuário, todos os carregadores da Volvo estão disponíveis no Waze , com o nome: Eletroposto Carga Rápida Volvo.

Carregador Volvo no litoral norte de São Paulo foi outro inaugurado em 2022 com carga rápida
Guilherme Menezes/ iG Carros

Carregador Volvo no litoral norte de São Paulo foi outro inaugurado em 2022 com carga rápida

O planejamento da Volvo é cobrir 3.250 km saído de São Paulo, conectando a cidade à Belo Horizonte e Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Baixada Santista e Litoral Norte. Cada carregador tem capacidade para fornecer energia para dois veículos de forma simultânea.

“Estamos proporcionando aos proprietários de veículos elétricos a possibilidade de fazerem viagens interestaduais com seus veículos. Todos os carregadores serão instalados em locais de parada e conveniência, com segurança e comodidade para que as pessoas possam deixar seus carros carregando enquanto almoçam, jantam ou simplesmente fazem a parada para um cafezinho”, explica Rafael.

Os carregadores rápidos de 150 kWh são capazes de carregar um veículo como o XC40 Recharge Pure Electric em menos de 40 minutos.

As próximas rodovias que receberão os carregadores rápidos são:

– Cajati (SP) – Rod. Regis Bittencourt – Instalado

– São Sebastião (SP) – Rod. Dr. Manoel Hipólito do Rêgo – Instalado

– Avaré (SP) – Rod. Castello Branco – Instalado

– Botucatu (SP) – Rod. Marechal Rondon

– São Carlos (SP) – Rod. Washington Luiz

– Porto Ferreira (SP) – Rod. Anhanguera

– Uberlândia (MG) – BR-050

– Cambui (MG) – Rod. Fernão Dias

– Oliveira (MG) – Rod. Fernão Dias

– Itaipava (RJ) – Rod. Washington Luiz

– Cubatão (SP) – Rod. Dos Imigrantes

– Ubatuba (SP) – Rod. Oswaldo Cruz

– Jacareí (SP) – Rod. Presidente Dutra

Eletroposto Volvo Avaré (SP) Localização

Rod. Pres. Castello Branco, km 247 – S/N – Zona Rural, Avaré – SP, 18705-050

Fonte: IG CARROS

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana