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Economia

Número de desempregados há mais de dois anos cresce 42% em quatro anos

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Os fracos sinais de recuperação do mercado de trabalho no Brasil são refletidos na demora para que os trabalhadores consigam uma realocação profissional. Atualmente, o país tem 3,3 milhões de brasileiros sem emprego há mais de dois anos. Este número revela que, em quatro anos, houve um crescimento de 42% de pessoas nesta situação.

Leia também: Indústria cortou 1,1 mi de vagas e reduziu salários em 14,7% entre 2014 e 2017

Carteira de trabalho
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

o Nordeste é a região com a maior fatia de desempregados nesta situação: 28,6%

Com base nos dados da Pnad Contínua do IBGE, referente ao primeiro trimestre de 2019, o estudo do Ipea também aponta que as mulheres são as mais afetadas pelo desemprego de longo prazo. Do total de desempregados nesta situação, 28,8% são mulheres, enquanto os homens representam 20,3% deste cenário.

“O número de desempregados de longo prazo é um recorde e sinal realmente de que a coisa se deteriorou bastante”, avalia Maria Andreia Lameiras, técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea.

O aumento do contingente de desempregados há mais de dois anos, entre 2015 e 2019, cresceu principalmente entre os mais jovens, com 18 a 24 anos: 56,6%.

“Estudos mostram que passar por um período no desemprego, seja seis meses ou um ano, deixa marcas na trajetória profissional. A pessoa começa a ter menos oportunidades até a médio e longo prazo”, aponta Carlos Henrique Corseuil, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2018 com igual período de 2019 (comparação interanual), a taxa de desemprego geral caiu de 13,1% para 12,7%. Entretanto, quando é feita a análise dos números por grupos, os jovens seguem com dificuldade para conseguir emprego .

Em termos regionais, o Nordeste é a região com a maior fatia de desempregados nesta situação: 28,6%. O Norte aparece na sequência, com 27,6%. Sudeste tem 23,6%; Centro Oeste, 20,5%; e Sul, 20,4%.

“O que vemos é que a região Sul não tem um problema estrututal de desemprego de longo prazo, pois não alcança ainda a média nacional, mesmo sendo sensível à situação crítica do país e tendo esse crescimento grande”, aponta Corseuil.

Leia também: Guedes diz que exigir contribuição de empresas na capitalização gera desemprego

Desemprego entre os jovens

Pessoas andando na rua
WILSON DIAS-ABR

O número desempregados há mais de dois anos, entre 2015 e 2019, cresceu principalmente entre os mais jovens

No grupo que abrange os trabalhadores de 18 a 24 anos, a taxa de desemprego era de 28,1% no ano passado. Agora, o percentual recuou para 27,3%. Mesmo com a queda, quando a analise é feita por faixa etária, este é o grupo com o maior contingente de desempregados.

Maria Andreia Lameira, técnica do Ipea e responsável pela elaboração do estudo, pontua que o recuo no percentual de desempregados nesta faixa etária ocorre muito mais por conta de uma retração da população economicamente ativa do que por um efetivo movimento de contratações.

Além do aumento no tempo de permanência dos desempregados , o estudo mostra que os efeitos da crise econômica sobre o mercado de trabalho também vêm impactando a renda domiciliar. No primeiro trimestre deste ano, 22,7% dos domicílios brasileiros não possuíam nenhum tipo de renda proveniente do trabalho.

Leia também: Emprego com carteira assinada volta a subir após quatro anos de queda

Desde 2017, quando a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) começou a valer, as empresas aéreas nacionais podem cobrar pelo despacho de bagagens.

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Economia

Mega-Sena: ninguém acerta dezenas e prêmio acumula; veja o resultado do sorteio

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Mega-Sena sorteou R$ 7 milhões neste sábado
Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Mega-Sena sorteou R$ 7 milhões neste sábado

A Caixa Econômica Federal realizou neste sábado (27) o sorteio 2432 da Mega-Sena com prêmio de R$ 6.918.076,68. Nenhum participante acertou as seis dezenas, então o prêmio acumulou para R$ 12 milhões. O próximo sorteio acontecerá na quarta-feira (1º).

Confira os números sorteados:

07 – 29 – 38 – 40 – 44 – 52

Como participar do próximo sorteio?

O próximo concurso da Mega-Sena acontece na quarta-feira (1º), às 20h. É possível apostar até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa do país.

Também é possível apostar pela internet. O bilhete simples da Mega-Sena, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

Como apostar online na Mega-Sena?

Para aqueles que apostarem pela internet, não é possível optar pela aposta mínima, de R$ 4,50. No site da Caixa, o valor mínimo para apostar na Mega-Sena é de R$ 30, seja com uma única aposta ou mais de uma.

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Para fazer uma aposta maior, com 7 números, dando uma maior chance de ganhar, o preço sobe para R$ 31,50. Outra opção para atingir o preço mínimo é fazer sete apostas simples, que juntas têm o mesmo valor, R$ 31,50. Além disso, os bolões, disponíveis online, são outra opção viável.

Como funciona a Mega-Sena?

O concurso é realizado pela Caixa Econômica Federal e o vencedor pode receber milhões de reais se acertar as seis dezenas. Os sorteios ocorrem pelo menos duas vezes por semana – geralmente, às quartas-feiras e aos sábados. O apostador também pode ganhar prêmios com valor mais baixo caso acerte quatro ou cinco números, conhecidas como Quadra e Quina, respectivamente.

Na hora de jogar, o apostador pode escolher os números ou tentar a sorte com a Surpresinha. Esse modelo consiste na escolha automática, realizada pelo sistema, das dezenas jogadas. Outra opção é manter a mesma aposta por dois, quatro ou até oito sorteios consecutivos, conhecida como Teimosinha.

Premiação da Mega-Sena

Os prêmios costumam iniciar em, aproximadamente, R$ 3 milhões para quem acertar as seis dezenas. Dessa forma, o valor vai acumulando a cada concurso sem vencedor.

Também é possível ganhar prêmios ao acertar quatro ou cinco números dentre os 60 disponíveis no volante de apostas. Para isso, é preciso marcar de seis a 15 números do volante. O prêmio total da Mega-Sena corresponde a 43,35% da arrecadação. Deste valor:

  • 35% são distribuídos entre os acertadores dos seis números sorteados;
  • 19% entre os acertadores de cinco números (Quina);
  • 19% entre os acertadores de quatro números (Quadra);
  • 22% ficam acumulados e distribuídos aos acertadores dos seis números nos concursos terminados em zero ou cinco; e
  • 5% ficam acumulado para a primeira faixa (Sena) do último concurso do ano de final zero ou cinco.

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Economia

Black Friday: vendas online somam R$ 5,4 bi e ficam abaixo da expectativa

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Black Friday tem faturamento abaixo do esperado
Unsplash/Artem Beliaikin

Black Friday tem faturamento abaixo do esperado

A Black Friday de 2021 foi impactada pela inflação. Segundo levantamento da Neotrsut, o faturamento total foi de R$ 5,4 bilhões, o que representa um crescimento nominal de 5,8% na comparação com o ano passado, mas abaixo das expectativas de ganhos, que estavam entre 6% e 10%. Os brasileiros se preocuparam mais em comprar itens básicos , e que estão mais caros, como alimentos e bebidas, deixando os eletrônicos um pouco de lado.

O levantamento foi produzido a partir do número total de compras realizadas via e-commerce entre o primeiro minuto de quinta-feira (25) até às 23h59 de sexta-feira (26)

A edição deste ano da Black Friday encerrou as 48h monitoradas com um volume de 7,6 milhões de pedidos. O número é 0,5% inferior ao registrado no ano passado. Já o tíquete médio nacional das compras foi de R$711,38, 6,4% superior a 2020, tambem impactado pela alta dos preços.

Para o diretor de comunicação do T.Group, do qual a Neotrust faz parte, Julio Pacheco, já era esperado que o faturamento não fosse tão alto quanto o esperado. A empresa projetava no meio do ano um aumento de 16%, mas à medida que a situação macroeconômica foi se deteriorando, a estimativa foi cortada para o intervalo de 6% a 10%. “Já sabíamos que não atingiríamos o esperado. A insegurança por causa do cenário econômico, a inflação e o endividamento devem ser levados em conta”, disse.

Pacheco destaca o aumento de compras nos segmentos de bebidas e alimentos e moda. Esses produtos não costumavam ter grande destaque nos anos anteriores e possuem ticket médio menor.

É um sinal que o brasileiro aproveitou a Black Friday deste ano para ir atrás de produtos que ficaram mais caros com a inflação. “Isso, provavelmente, está ligado à inflação. A gente viu um comportamento de compra de itens básicos. Antes, era muito mais eletrônicos”, comenta.

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O faturamento no e-commerce apenas na sexta-feira foi de pouco mais de R$ 4 bilhões, 4,5% acima do registrado em 2020. Para Pacheco, o fato das lojas físicas terem reaberto, com o avanço da vacinação, pode ter impactado no resultado. No entanto, muitos consumidores que não compravam pela internet, passaram a adquirir esse hábito durante a pandemia.

“O cenário é diferente, claro. Mas ao mesmo tempo, o hábito mudou. O brasileiro, por exemplo, não costumava comprar vestuário na internet”, analisa.

A busca pelos produtos foi mais concentrada na semana da Black Friday do que no mês como um todo. Segundo a Neotrust, o pico de vendas ocorreu entre 10h e 14h de sexta-feira.

O valor do frete médio teve uma redução de 12% em relação ao ano passado e a participação do frete grátis nos pedidos teve um aumento de 0.6 pontos percentuais. Para a Neotrust, esse dado pode indicar que as varejistas tenham arcado com uma parte desse frete para atrair consumidores.

Cartão é o meio preferido

Segundo a Neotrust, o cartão de crédito foi o instrumento mais usado para as compras, representando 81% do total e com crescimento de 6% em relação ao ano passado. O uso do boleto bancário atingiu 10%.

O Pix, que vem se popularizando, teve 2% do total. O número mais baixo se deve ao período em que a Black Friday é realizada. No fim do mês, os consumidores costumam ter menos dinheiro em conta e preferem optar pelas parcelas do cartão de crédito ou pelos dias úteis que o boleto fornece até o vencimento.

De acordo com projeção da ClearSale, empresa referência em antifraude, o valor de fraudes evitadas até 23h da sexta-feira foi de R$ 66.304.658,05.

Categorias de produto com mais pedidos:

  • 1. Moda e Acessórios
  • 2. Beleza e Perfumaria
  • 3. Telefonia
  • 4. Eletroportáteis
  • 5. Eletrodomésticos

Categorias de produtos com mais faturamento:

  • 1. Telefonia
  • 2. Eletrodomésticos
  • 3. Eletrônicos
  • 4. Informática
  • 5. Móveis

Percentual de compra por faixa etária:

  • 26 e 35 anos – 35%
  • 36 a 50 anos – 34%
  • Até 25 anos – 17%
  • Mais de 51 anos – 14%

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