conecte-se conosco


Mato Grosso

Novo levantamento deve consolidar hegemonia de MT na produção agrícola do país

Publicado


.

Será anunciado na quarta-feira (08.07), o 10º Levantamento da Safra brasileira de Grãos 2019/20, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Caso se mantenha a tendência de resultados anteriores, Mato Grosso manterá a hegemonia nacional, com uma produção de 73,79 milhões de toneladas, o equivalente a quase 30% das 250,5 milhões de toneladas previstas para todo o país, segundo dados do nono levantamento, divulgado em junho.    

Este resultado amplia ainda mais vantagem mato-grossense em relação ao segundo colocado no ranking nacional, o Paraná, para 34,17 milhões de toneladas, quase três milhões de toneladas superiores à diferença registrada na safra 2019/19. A produção atual prevista para Mato Grosso pelo nono levantamento da Conab é superior em 9,3% à anterior.  

Os responsáveis por esta hegemonia são milho (34,279 milhões de toneladas), soja (34,516 milhões de toneladas) e caroço de algodão, com três milhões de toneladas previstas. Mato Grosso mantém ainda liderança na produção de algodão em pluma com dois milhões de toneladas previstos.

A soja colhida pelo agronegócio mato-grossense representa quase 30% produção nacional e 60% da região Centro-Oeste. Com relação ao milho, a produção de Mato Grosso equivale a 33,94% da nacional e 60% da regional.

Mato Grosso responde também por quase 70% da produção nacional de caroço de algodão quanto de algodão em pluma. No plano regional, estes percentuais ficam, respectivamente, em 94,29% e 94,26%.   

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Mais de 1,9 mil vagas estão disponíveis no Sine MT nesta semana

Publicado


Mecânico, auxiliar de limpeza e técnico agrícola são algumas das oportunidades de emprego divulgadas nesta semana pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). Na Capital e no interior, ao todo, estão disponíveis 1.951 vagas de emprego. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima da residência, dentre as 28 unidades do Sine-MT instaladas em Mato Grosso, com os documentos pessoais e comprovante de residência.

No município de Sapezal (a 560 km de Cuiabá), são 511 vagas disponibilizadas, dentre elas: operador de painel de controle, pedreiro, trabalhador da cultura de cana-de-açúcar, assistente administrativo, almoxarife, entre outros. Vale destacar que 180 vagas são somente para auxiliar de linha de produção.

Em Sinop (a 477 km de Cuiabá), são 313 vagas de emprego nas áreas de Identificador florestal, gerente comercial, enfermeiro, chapista de lanchonete, mecânico, encanador e serralheiro. Somente para repositor em supermercados estão disponíveis 25 vagas e para técnico em enfermagem são 20 vagas.

Outro município em destaque é Sorriso (a 416 km de Cuiabá) com 203 oportunidades nas áreas de vendedor pracista, servente de obras, motorista entregador, carpinteiro, auxiliar financeiro, representante comercial autônomo e cozinheiro em geral. Para operador de máquinas fixas estão disponíveis 50 vagas, já para auxiliar de laboratório de análises físico-químicas são 30 vagas.

Já no município de Lucas do Rio Verde (a 334 km de Cuiabá) estão disponíveis 198 vagas distribuídas entre: zelador, esteticista, fisioterapeuta geral, lavador de veículos, auxiliar de marceneiro, biomédico, instaladores e reparadores de equipamentos e linhas telefônicas, nutricionista, dentre outros. Vale ressaltar que na área de operador de processo de produção, estão disponíveis 80 vagas e para servente de obras, 20 vagas.

Para o público em geral que mora em Cuiabá e Várzea Grande as 95 vagas disponibilizadas são nas áreas de técnico de suporte de ti, cozinheiro de restaurante, manobrista, funileiro de veículos (reparação), mecânico de automóveis e caminhões, promotor de vendas e azulejista. Para as pessoas com deficiência (PCD) estão distribuídas 25 vagas entre auxiliar de linha de produção, recepcionista atendente, auxiliar administrativo, porteiro, operador de caixa, auxiliar de limpeza, manobrador e lavador de ônibus.

Atendimento

Além do trabalho de intermediação de mão-de-obra, o Sine realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, orientação para emissão de carteira de trabalho e previdência social. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são ofertadas diariamente.

Os interessados podem comparecer aos postos de atendimento, portando documentos pessoais e comprovante de residência, facilitando os trâmites do atendimento. Procure os postos mais próximos de sua residência.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

PM promove formatura de 72 alunos do Curso Superior de Polícia

Publicado


A Polícia Militar de Mato Grosso realiza nesta quarta-feira (23.06), às 10h, a solenidade de formatura de 72 alunos que concluíram o Curso Superior de Polícia (CSP) – ‘Especialização Lato Sensu em ‘Política Estratégica e Desenvolvimento Regional Aplicado à Segurança Pública’. A formatura será no Espaço Cultural Liu Arruda, no Tribunal de Contas de Mato Grosso(TCE).

Dos participantes, 66 são oficiais da Polícia Militar, um Bombeiro Militar e cinco delegados da Polícia Judiciária Civil.Todas as medidas de biossegurança serão tomadas, como o distanciamento social e uso obrigatório de máscaras. Na sua sétima edição, a qualificação teve carga horária de 420 horas aula e tratou de temáticas nas de áreas de gestão, humanas, política, estratégia e planejamento com ênfase em estudos de comando de Estado Maior; um dos requisitos exigidos pela instituição para habilitar tenentes-coronéis ao posto de coronel, segunda mais alta patente da carreira militar.

A especialização foi baseada na matriz curricular nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e as disciplinas abordaram temas voltados para atualidade regional e nacional (logística, cultura, política, pesquisa cientifica, globalização, agronegócio, economia, entre outros). O conhecimento agrega e qualifica ainda mais os profissionais da segurança pública na prestação de serviços à população.

Serviço

O que: Formatura do Curso Superior de Polícia (CSP) 
Onde:  Espaço Cultural Liu Arruda – Tribunal de Contas de Mato Grosso
Dia e horário: Quarta-feira (23), às 10h. 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana