conecte-se conosco


Cuiabá

Novo decreto permite funcionamento de hotelaria e hospedagem em Cuiabá

Publicado

 

.

Luiz Alves

 

Clique para ampliar

Está permitido em Cuiabá o funcionamento das atividades de hotelaria e hospedagem. O anúncio foi feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro durante live sobre novo decreto municipal na última quinta-feira (02). De acordo com o documento, de nº 7.975, os estabelecimentos tem permissão para retomar as atividades, respeitando as medidas de biossegurança. Refeitórios e restaurantes das dependências dos estabelecimentos estão proibidos de funcionar. As refeições deverão ser disponibilizadas apenas no sistema serviço de quarto.

“São medidas severas de biossegurança que devem ser seguidas à risca para garantir a saúde dos profissionais e da população nesta retomada de atividades. Por exemplo, não será permitida aglomeração, por isso, está proibido o funcionamento dos refeitórios e restaurantes. A alimentação deve ser ofertada somente como serviço de quarto”, explicou o prefeito de Cuiabá.

A Prefeitura de Cuiabá já vinha dialogando com o setor, por intermédio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo para uma retomada gradativa do setor de turismo na Capital. Uma comissão de trabalho foi formada para desenvolver propostas de como iniciar a retomada gradativa das atividades econômicas do setor em Cuiabá.

“Este é um início da retomada que o setor do turismo tanto aguarda. Será um período para avaliar a execução das medidas e adaptação do setor e da população. A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo está aberta para mediar esse diálogo da categoria com a Prefeitura de Cuiabá e também para auxiliar no que for possível”, pontuou o secretário Francisco Vuolo.

Respeitando o isolamento social decretado pelo prefeito Emanuel Pinheiro desde 23 de março, a categoria se organiza propor medidas a médio e longo prazo de como adaptar os serviços do setor do Turismo ao momento de pandemia.

Confira as regras para o funcionamento de do segmento de Hotelaria e Hospedagem em Cuiabá:

Art. 7º As atividades de hotelaria e hospedagem funcionarão mediante a observância das seguintes medidas de biossegurança:

I — demarcação (sinalização) no piso, com fita de auto adesão ou produto similar, nos locais em que exigem a formação de filas, com distanciamento de 1,5m (um metro e meio);

II — disponibilização constante de álcool em gel 70% e/ou produtos similares de esterilização;

III — uso obrigatório de máscara de proteção, pelos funcionários, colaboradores, prestadores de serviço e clientes;

IV — afixação de cartazes informativos e educativos referentes as medidas de prevenção da disseminação do novo coronavírus (COVID-19) em lugar facilmente visível ao público;

V — reforço da rotina de limpeza de toda a extensão dos empreendimentos com produtos sanitizantes, bem como realização de higienização constante de banheiros, escadas rolantes, elevadores e demais espaços de uso comum;

VI — limpeza reiterada do sistema de ar condicionado, bem como manutenção de portas e/ou janelas abertas visando a constante circulação e renovação do ar natural;

VII — higienização da superfície das máquinas eletrônicas de pagamento via cartão de débito ou crédito após cada uso, bem como em todos os demais equipamentos utilizados no atendimento dos clientes, de forma a se evitar a transmissão indireta;

§ 1º Fica vedada a utilização de refeitórios e restaurantes nos estabelecimentos de que trata o presente artigo, permitida tão somente a disponibilização de alimentação mediante serviço de quarto.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

PSF do Parque Atalaia recebe melhorias com 100 mil em emendas do Vereador Adevair Cabral

Publicado


.

Foram inauguradas duas Unidades de Saúde da Família, USFs ou PSFs, totalmente revitalizadas e prontas para uso, nessa quarta-feira (12), no bairro Parque Atalaia. As obras de reforma também contaram com o reforço do vereador Adevair Cabral (PTB), atendendo à solicitação do presidente do Bairro , Carlos Roberto da Silva e dos moradores.&nbsp

As novas unidades contam com climatização em todos os ambientes, duas equipes de saúde da família, compostas por dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos e oito agentes comunitários de saúde e dois gabinetes odontológicos completos oriundos de 100 mil de uma emenda parlamentar do vereador Adevair Cabral.

Emanuel Pinheiro (MDB), prefeito de Cuiabá, conta que, somadas à essas duas, foram abertas 43 equipes de tratamento bucal no município, durante a sua gestão, superando a meta estabelecida, à princípio, de 40. É estimado que as USFs atendam até 15 mil pessoas, mensalmente, tanto de dentro, quanto de fora do Parque Atalaia.

A importância das USFs é, principalmente, preventiva, segundo o vereador Adevair Cabral. Elas atuam, principalmente, no sentido de desafogar os grandes centros de saúde da capital ao tratar a saúde como um investimento para o futuro, incentivando práticas rotineiras mais saudáveis.

Elas também eliminam, ou cortam significativamente, a necessidade de viajar grandes distâncias para conseguir atendimento em questões básicas de saúde, o que acontecia com os moradores do Parque Atalaia nos dois anos anteriores à reforma. Quem ganha com isso também é o PSF do bairro Parque Cuiabá, que abrirá mais vagas para atender moradores locais.

A avaliação de Carlos Roberto da Silva “Carlão”, presidente da Associação de Moradores do bairro Parque Atalaia, sobre a reforma das USFs é positiva.

&nbsp”As unidades I e II foram reformadas 100% no decorrer de 90 a 120 dias e ainda nos presentearam com a saúde bucal e tratamentos odontológicos”, afirma Carlão.

A obra teve o investimento conjunto de uma emenda parlamentar com autoria de Adevair Cabral e o suporte da Prefeitura de Cuiabá, na figura do prefeito Emanuel.

Da Assessoria | Vereador Adevair Cabral&nbsp

Continue lendo

Cuiabá

Blitz educativa foca em jovens e adolescentes para prevenção de acidentes de trânsito

Publicado


.

Motoristas e pedestres que passaram pelas avenidas Isaac Póvoas e Tenente Coronel Duarte (Prainha) na tarde desta quinta-feira (13), receberam máscaras de proteção e álcool gel, para proteção contra o novo coronavírus. No entanto, o foco principal da blitz educativa realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e o Conselho Municipal da Juventude (Conjuv) foi oferecer orientação quanto aos cuidados a serem tomados no trânsito, sendo o público alvo, os jovens e adolescentes.

Essa blitz faz parte do cronograma de ações da Semana da Juventude, em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, celebrado no dia 12 de agosto. O principal objetivo desta data é focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes futuros do planeta. 

“Quando conscientizamos os jovens, conseguimos diminuir os impactos. Por essa razão, que incluímos dentro da programação da Semana, essa blitz educativa. E esse é um dos objetivos, pois mesmo com a pandemia e o isolamento social, os acidentes não diminuíram, disse o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Juarez França.

“Dados demostram que nesse momento de pandemia, principalmente, os jovens e adolescentes são os que estão mais têm saído de casa. Por isso, a importância dessas atividades de sensibilização coletiva, a fim de evitar registros de acidentes”, disse a secretária executiva do Programa Vida no Trânsito, Ana Karolina Botelho Sales da Silva.

Estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que 400 mil jovens e adolescentes morrem em acidentes de trânsito anualmente. As principais infrações cometidas por esse público são: dirigir o veículo sem CNH, dirigir embriagado, não usar o cinto de segurança, exceder a velocidade permitida e dirigir falando ao celular. 

 

“É com o intuito de sensibilizar o maior número de pessoas, quanto ao cuidado e respeito as leis contidas no Código de Trânsito Brasileiro, que a Semob sempre trabalha com essas ações populares”, pontuou Karolina,

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana