conecte-se conosco


Várzea Grande

Novo Complexo Esportivo do Fiotão está em fase final de conclusão

Publicado

As obras do Complexo Esportivo “Júlio Domingos de Campos”, o Fiotão, entraram na reta final com a possibilidade de as mesmas serem entregues ainda neste mês de setembro.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos acompanhada pela promotora de Justiça, Maria Fernanda Corrêa da Costa, da 4ª Promotoria de Justiça, pelo secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidélis, pela Procuradora Geral do Município, Sadora Xavier e de engenheiros e técnicos, visitaram as novas dependências do Fiotão que sempre foi palco de disputas esportivas, formaturas de cursos superiores, bailes, shows, Casamento Comunitário entre outras atividades.

A Obra física do ginásio consumiu cerca de R$ 8,4 milhões e a revitalização no entorno, que foi uma exigência do Ministério Público de Mato Grosso cumprida pela administração municipal, outros R$ 1,6 milhão.

“Foi uma visita de avaliação das obras que estão sendo finalizadas e que exigimos que sejam as melhores por causa da importância que o Fiotão tem na história de Várzea Grande e de sua gente”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos sinalizando que o novo Complexo Esportivo será um marco no lazer, no entretenimento e na prática esportiva da cidade e vai promover o que a cidade e sua gente necessita, integração e socialização, pois “somos uma cidade composta por gente de bem”, apontou a prefeita.

As obras do Complexo Esportivo, Júlio Domingos de Campos – Fiotão do entorno com uma praça de lazer e áreas serão complementadas ainda com a Biblioteca Municipal Farol do Saber, do Restaurante Municipal e a proteção da nascente do Córrego do Aeroporto que também está sendo urbanizado pela administração municipal.

“Por isso é importante integrar, verificar as finalizações das obras e que tudo fique dentro da lei e da ordem. Temos uma nascente, então é necessário estar dentro do estabelecido. O que queremos e entregar uma obra técnica e ambientalmente dentro das normas legais”, disse Lucimar Campos.

Leia Também:  Prefeitura dá continuidade aos serviços de limpeza no grande Cristo Rei

Para a promotora de Justiça, Maria Fernanda Corrêa da Costa, a visita é importante pelo papel da justiça e dos órgãos de controle em promover e defender valores ambientais, urbanísticos que garantam um meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações.

“O diálogo é fundamental para que todos tenham ganhos, a Justiça, o Poder Público e a população. É uma obra de grande magnitude, que terá área verde de preservação da nascente do Córrego do Aeroporto, e o que queremos é que fique ambientalmente correta. Entendemos a preocupação da Administração Pública no que se refere ao meio ambiente. É uma grande obra que fará a diferença no contexto da cidade. Várzea Grande só tem a ganhar com o novo ‘Fiotão’. Almejamos o progresso da cidade’”, disse a promotora.

Lucimar Campos sinalizou toda sua expectativa com a obra que acabou acarretando alguns problemas como embargos ambientais, descumprimento por parte do Governo do Estado na liberação de emendas entre outras questões.

“Essa é uma das obras que estou ansiosa para entregar. Vai ser referência para a prática de esportes em toda a Baixada Cuiabana, Estado e um grande presente à cidade”. Além disso, como frisou a prefeita, “nada é mais importante do que o resgate da cultura de um povo. Nosso Fiotão foi o palco de importantes eventos como disputas internacionais de jogos de futebol de salão, Casamentos Comunitários, Formaturas de Universidades e Escolas, Concursos de Misses, posses de prefeitos e vereadores e inúmeros eventos. Agora, em 2019, vamos resgatar todas essas memórias e escrever novas histórias”, disse Lucimar Sacre de Campos.

As obras do Fiotão, conforme os técnicos da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, atingiram 98% do projeto físico, englobando também a revitalização da Praça. Nessa etapa do cronograma, os serviços prestados são de pintura e ajustes que se fizerem necessários. A parte da rede elétrica e de iluminação do Ginásio já foi concluída, sendo interna e externa, toda em tecnologia LED, no entorno está sendo finalizados os serviços de urbanização e assentamento do pavimento das calçadas.

Leia Também:  Atletas de Várzea Grande participam dos Jogos Escolares da Juventude em Cáceres

Conforme o cronograma que vem sendo acompanhado pela secretaria de Educação, todo o complexo que integra a obra do ginásio será entregue ainda nesse segundo semestre. A revitalização da área externa vai transformar o acesso ao Fiotão em um grande espaço de lazer que será um novo cartão postal de Várzea Grande.

O secretário Silvio Fidelis, frisou que o complexo poliesportivo é uma obra moderna, representando a prosperidade e o respeito aos valores da família várzea-grandense. “A revitalização da área externa será uma forma carinhosa de acolher as famílias, os jovens e nossos atletas, sejam eles amadores ou não. O projeto arquitetônico, é ousado de padrão internacional, tudo novo desde telhado, pintura, piso, arquibancada, portas, janelas, sala de imprensa, calçadas, paisagismo, estacionamento, iluminação interna e externa com tecnologia em LED, além da revitalização de todo entorno do centro poliesportivo. As obras seguem em ritmo acelerado, para entregarmos dentro do planejado. É muito importante fiscalizar as obras nesta fase final, na verificação da qualidade e cumprimento do cronograma deste ano”, explicou o secretário.

“São tantas obras importantes que estão em andamento na nossa cidade, quer seja na saúde, infraestrutura, bem como as da educação. A nossa proposta de governo é trabalhar em conjunto, com as demandas da Câmara Municipal e obras apontadas pelos representantes das regiões. Esse trabalho integrado entre os vereadores, segmentos da sociedade e prefeitura é fundamental, pois são obras que irão impactar direto na vida do cidadão. O que queremos é o desenvolvimento e progresso de Várzea Grande. O novo Fiotão, representa tudo isso, a união e o resgate de nossas tradições, a história continuará sendo contada, a partir deste novo marco histórico”, finalizou a prefeita.

Por: Da Redação – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Mais 7 escolas municipais de Várzea Grande são contempladas pelo Programa Proerd

Publicado

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tem suas atividades referente ao segundo semestre do ano letivo retomadas na manhã dessa quarta-feira (18), na Escola Municipal de Educação Básica–EMEB, Jaime Verissimo de Campo Junior, localizado na região centro-sul de Várzea Grande. Ao todo serão contempladas 07 escolas municipais, e aproximadamente 690 estudantes da rede pública  de ensino receberão o projeto.

O programa será estendido aos alunos do 5º ano e abrange as escolas municipais  Salvelina Ferreira da Silva, Lucia Leite Rodrigues, Aristides Pompeo de Campos, Padre Luiz Maria Ghisoni, Air Addor, Benedita Bernardina Curvo e Jaime Veríssimo de Campos Junior.

Uma vez por semana, durante dois meses, os coordenadores do programa irão visitar as salas de aula e abordar com os estudantes diversos temas, como: bullying, educação no transito, drogas, dentre outros.  No total, somente neste ano a meta é atingir  1.500 alunos  em 16 escolas.

Conforme a diretora da escola municipal Jaime Veríssimo de Campo Junior, Sandra Virginia Soares Santana, o trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes nas salas de aulas tem repercutido nos bairros, onde as unidades estão localizadas.

Leia Também:  Duplicação da Felinto Múller, em Várzea Grande, chega na reta final

“Nós já tínhamos ouvido falar desse programa em diversas escolas e estávamos na torcida para que a nossa unidade fosse contemplada. O aprendizado será bastante produtivo pelas abordagens do Programa, com temas atuais e de alerta aos jovens para que não caiam no mau caminho, uma vez que serão conscientizados sobre os perigos do uso de entorpecentes, sejam eles lícitos ou não. O que evita o trafico ao redor da escola ”, disse Sandra.

A diretora explicou ainda que as atividades que são desenvolvidas dentro do Programa são interligadas com as demais disciplinas regulares, além de trabalhar situações como: produção de texto, estatística, gráficos, com o intuito de promover a interdisciplinaridade do currículo escolar. Ao final, os alunos desenvolvem uma redação sobre o que aprenderam durante o programa e as melhores são premiadas no dia da formatura.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer têm intensificado as ações para a prevenção e o combate ao uso de drogas em Várzea Grande. Uma dessas iniciativas exitosas é a parceria com a Polícia Militar que possibilita a realização do Programa Educacional de Resistência as Drogas – PROERD apenas nas escolas da rede pública.

Leia Também:  Circuito Funcional Kids inclui provas para alunos da Educação Infantil

Segundo os instrutores do Programa, representados pela Policia Militar, o Cabo PM Jildeni de Souza Lima e o Cabo PM Edson Romoaldo Aparecido Souza da Silva, em Mato Grosso o Programa é desenvolvido há mais de 18 anos e consiste em atividades educacionais preventivas, que tem como principal foco a orientação e a conscientização do público alvo, sendo considerada uma forma de prevenção primária. O Programa conta com um extenso material de apoio, a exemplo de livros, cartazes e assessórios que são utilizados pela corporação incluindo boné e colete.

“O conteúdo desenvolvido pelo Proerd também proporciona um trabalho cooperativo entre a escola e a família, que visa fornecer informações sobre drogas, violência, resolução de conflitos, estratégias para o fortalecimento do vínculo familiar, fatores de proteção e risco, entre outros”,disse o instrutor Jildeni de Souza Lima.

Por: Luana Silveira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Várzea Grande

Guarda Municipal abre Semana do Trânsito com a “Cidade Mirim”, no Várzea Grande Shopping

Publicado

Com objetivo de promover a mobilidade segura, priorizando ações de resgate da cidadania no trânsito e convívio social no espaço público, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer lançou a Semana Nacional de Trânsito – 18 a 25 de setembro – com a “Cidade Mirim de Trânsito”, no Espaço Vivências do Várzea Grande Shopping, nesta quarta-feira (18). O evento de conscientização é voltado para alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) do município.

Entre as atividades da semana estão várias ações, apresentações culturais e palestras com a equipe técnica de Educação para o Trânsito da Guarda Municipal que é desenvolvido nas unidades escolares com teatro de fantoche.

O secretário da Defesa Civil e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero afirma que a Semana Nacional de Trânsito tem o objetivo de chamar atenção para os índices de violência no trânsito, além de despertar a população para comportamentos que colocam a vida em risco. “A violência do trânsito não escolhe pessoas, credo, cor ou condição social. O Brasil ocupa a 5ª colocação entre 178 países que mais tiveram acidentes de trânsito”, enfatiza.

Leia Também:  Em Comemoração a Lei Maria da Penha

Para o secretário, a Semana Nacional de Trânsito tende a despertar a conscientização dos alunos de Várzea Grande e consequentemente a população em geral. “Trabalhamos incansavelmente para proporcionar um trânsito seguro à população, são ações diárias, estudos e planejamentos. Porém, para se obter segurança é crucial posturas corretas de condutores e pedestres. Por isso, ações educativas e de conscientização são essenciais e necessárias”, evidencia o secretário.

Evandro Homero reitera o pedido que as crianças sejam semeadoras do conhecimento em suas casas, escolas e comunidade. “Espero que vocês transmitam sempre a importância de atitudes corretas no trânsito. Aproveito para parabenizar todos os nossos alunos que participam desta programação especial”, disse.

Na oportunidade, a superintendente da Secretaria de Educação, Gonçalina Rondon falou sobre os importantes dados que apontam a redução no número de acidentes e orientou as crianças sobre a conscientização da família e da comunidade.

“As crianças aprendem rápido e precisam disseminar essas informações onde estiverem. Chamem a atenção dos seus pais quando os mesmos adotarem posturas que colocam em risco a segurança de vocês e demais condutores no trânsito. Precisamos que estes dados sejam otimizados constantemente e para tanto, precisamos da educação, conscientização e posturas adequadas no trânsito”, destacou.

Leia Também:  Duplicação da Felinto Múller, em Várzea Grande, chega na reta final

A Semana Nacional do Trânsito ocorre até 25 de setembro, no 2º piso do Várzea Grande Shopping, no Espaço Vivências,  a partir das 14h. Participam das atividades alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) – Ana Francisca de Barros; Eunice Cesar de Mello;  Juvenília Monteiro de Oliveira; David Mayer; Alino Ferreira de Magalhães; Júlio Correia e Padre Luiz Maria Ghisoni. Cerca de 210 alunos se tornarão multiplicadores de conhecimentos sobre trânsito mais seguro em Várzea Grande.

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana