conecte-se conosco


Várzea Grande

Novembro Azul: Prefeitura intensifica ações de promoção da saúde do homem

Publicado

A Secretaria de Saúde de Várzea Grande organizou uma gama de ações voltadas à saúde do homem alusivas ao “Novembro Azul 2019”. Todas as Unidades de Saúde do município recebem a Campanha com programação que visa fortalecer as recomendações e importância do Novembro Azul. Cada unidade promoverá a abertura oficial da Campanha com “Dia D”, com ações educativas sobre Câncer de Próstata que visam conscientizar, humanizar e sensibilizar a população masculina, com isso diminuir incidência da patologia no município, além de alertar a população sobre riscos, prevenção, tratamento e a necessidade do diagnóstico precoce.

Conforme o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, muitos homens ainda não têm o hábito de frequentar consultas regulares, para controle da saúde, muitas vezes por desconhecerem a importância da prevenção ou mesmo da política voltada para eles, outras vezes pela própria crença de serem invulneráveis a doenças.

“É fundamental que haja mudança de postura e sensibilidade para as questões da Saúde do Homem. A Saúde de Várzea Grande, por meio desta Campanha fornece subsídios para a melhoria da qualidade da saúde do homem, incentivando a promoção da saúde e a prevenção de doenças, buscando uma forma de conscientizá-los para a valorização da saúde. Incluindo este homem na Atenção Primária, valorizando e alertando sobre riscos e doenças crônicas”, sublinha o secretário.

A superintendente da Atenção Primária, Celina Thereza Bernardes, explica que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente.

“O diagnóstico é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos e do exame de sangue, denominado PSA (Antígeno Prostático Específico). Caso seja observada alguma alteração, uma biópsia deve ser realizada. A recomendação da realização desses exames depende da avaliação do médico. Normalmente é recomendado que eles sejam feitos a partir dos 50 anos de idade. Em pacientes que apresentam histórico familiar desse tipo de câncer, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 45”, destaca a superintendente.

Leia Também:  Solenidade comemorativa aos 33 anos do Corpo de Bombeiros de Várzea Grande é marcada por homenagens

Conforme Celina Thereza, espera-se que a Campanha desenvolvida durante todo mês nas Unidades de Saúde atinja seu objetivo na conscientização sobre a doença no Novembro Azul e incentive os homens a procurarem o médico regularmente. Assim como no Outubro Rosa, durante todo o mês de novembro vários pontos da cidade foram iluminados, dessa vez no tom de azul.

O marco da Campanha será nos dias 07 e 08 de novembro, às 19h,  abertura do Novembro Azul acontece no C.E.J.A. Licínio Monteiro da Silva, com a programação incluindo palestra sobre câncer de próstata; orientações educativas; solicitação de exames; teste rápido; distribuição de informativos; encaminhamento e agendamento para especialista;  aferição de pressão arterial e glicemia.

O “Dia D” da Campanha ocorrerá em diversas unidades de Saúde. O evento acontecerá na Clínica de Atenção Primária à Saúde do Cristo Rei, dia 12 de novembro, a partir das 8h da manhã, com informações sobre os métodos de prevenção e diagnóstico precoce de Câncer de Próstata.

A programação do “Dia D” na Clínica de Atenção Primária à Saúde Miguel Baracat, ocorre dia 13 de novembro a partir das 9h, com palestra sobre câncer de próstata; orientação educativa; solicitação de exames.

No dia 20 de novembro, às 14h, o “Dia D” contemplará a Clínica de Atenção Primaria à Saúde do Jardim Glória, na oportunidade haverá roda de conversa sobre prevenção do Câncer de Próstata e as demais doenças e solicitação de exames.  

Leia Também:  Marcha para Jesus reúne milhares de fiéis e artistas gospel, em Várzea Grande

A Clínica de Atenção Primaria à Saúde do Parque do Lago recebe a ação do “Dia D”, dia 22 de novembro, a partir das 8h30, com palestra câncer de próstata; palestra saúde do homem, exames rotina e PSA; entre outros.

A superintendente disse que as unidades de saúde –  Estratégia Saúde da Família (ESF)  – serão contempladas com as ações voltadas a saúde do homem.  No ESF Manga e ESF do Jardim União, receberam simultaneamente atividades da Campanha, com palestra sobre ênfase na prevenção de câncer de próstata; realização de testes rápidos;  corte de cabelo/barba, consulta médica; palestra de nutrição; exame de PSA; teste rápido HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Hoje dia (06), a ação atende ESF do Unipark, às 8h, com palestra sobre prevenção de câncer de próstata e exame toque, com demanda agendada pelo urologista, além de visitas domiciliares com agentes comunitários de saúde.

Confira programação do Novembro Azul nas unidades de Saúde:

ESF Água Vermelha – (06.11.19) – 8h

ESF do Capão Grande – (13.11.19) – 8h        

ESF do São Mateus – (23.11.19) – das 8h às 13h         

ESF do Souza Lima (28.11.19) – 8h            

ESF do Limpo Grande – (28.11.19) – 8h

Centro de Saúde da Nossa Senhora da Guia – (04); (12) e (25) – 8h

Centro Saúde Passagem da Conceição – (06.11.19) – 8h        

Centro de Saúde do Imperial – (07.11.19) – 07h30        

Centro de Saúde do Ouro Verde – (13.11.19) – 8h

Centro de Saúde do Água Limpa – (22.11.19) – 8h30

Centro de Saúde da Cohab Cristo Rei – (28.11.19) – 13h30   

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Prefeita anuncia a criação da coordenadoria da igualdade racial 

Publicado

A criação da coordenadoria da igualdade racial, de âmbito municipal, para a promoção da igualdade racial foi anunciada nesta manhã (19), véspera do dia da Consciência Negra, pela prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos. A gestora participou da abertura do III Seminário ‘Diversidade e Relações Étnicos-Raciais’, realizado no Anexo II da secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Laser, no bairro Jardim Marajoara.

A coordenadoria vai somar forças ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) a atuar em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que Instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, criando o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial  (SINAPIR).

O evento, promovido em parceria entre a secretaria de Educação e o CMPIR, tem como objetivo promover a conscientização para superação da desigualdade e discriminação racial, por meio de estratégias que possam ser difundidas, como por exemplo, por meio de políticas educacionais para as relações ético-raciais e de ações que promovam a saúde da população negra na escola. Apresentações culturais também fizeram parte da programação desse dia de debates.

“Tudo isso passa pela educação. Nada mais correto do que integrar a secretaria de Educação, o Conselho e essa nova coordenadoria, para que por meio da conscientização de nossas crianças possamos derrubar todas as barreiras de preconceito que possam existir, não apenas os relacionados à raça, mas também à religião, posição política, opção sexual e classe social. Aqui na Educação formamos cidadãos, e esse futuro precisa ser mais tolerante e aceitar que as diferenças existem e estão ai para diversificar o mundo, as opiniões e os conceitos e nos fazer aprender um pouco mais a cada dia”, disse a prefeita.

Leia Também:  Marcha para Jesus reúne milhares de fiéis e artistas gospel, em Várzea Grande

A presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Várzea Grande (CMPIR), Tacília Soares da Costa, lembrou que de acorde com dados do IBGE – mais recentes de 2010 – quase 70% da população local se autodeclarou negra e pouco mais de 28%, branca. “Dados como esses, demonstram que Várzea Grande apresenta uma diversidade multicultural rica e que é extremamente necessária a organização de momentos de estudo e reflexão dos profissionais da Educação. Pois eles têm o dever e o compromisso de recontar, valorizar e divulgar os conhecimentos oriundos pertinentes ao saber étnico-racial”.

Ainda como argumentou a presidente do Conselho, mesmo sendo maioria, a população negra segue tendo acessos cerceados, contabilizando os maiores percentuais de população analfabeta, “praticamente o dobro do total observado entre a população branca”, de desempregados e as maiores vítimas de violência. “Conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a possibilidade atual de um adolescente negro ser vítima de homicídio é 3,7 vezes maior do que a de um branco. Mato Grosso está entre os oito estados brasileiros que ultrapassam a marca de 100 homicídios para cada grupo de 100 mil jovens negros. Acredito que dados como esses revelam a presença de uma racismo latente e necessidade urgente em se implantar políticas públicas voltadas à população negra”.

Tacília reforçou ainda que além do anúncio da prefeita de criação de uma coordenadoria, “o que atende a uma antiga reivindicação para promoção da igualdade racial em Várzea Grande”, em 2002, o então prefeito Jayme Campos, sancionou a Lei nº 2.425/2002, instituindo a Semana da Consciência Negra no mês de novembro.

Leia Também:  Políticas educacionais são reforçadas no ‘Prati-Cidade’

O secretário de Educação, Silvio Fidelis, destacou que a escola pode e deve contribuir para desconstrução do racismo, por meio de práticas educacionais e de atividades inclusivas no ensino-aprendizagem de cada uma das mais de 80 unidades escolares municipais de Várzea Grande. “Os profissionais da Educação são a chave para essa desconstrução. O racismo, de qualquer natureza, leva à exclusão social, à intolerância e faz inúmeras vítimas diariamente. Por isso que momentos como esses, em que podemos fazer uma troca de experiência, adquirir conhecimentos, devem ser aproveitados e valorizados por cada um de nós que fazemos parte da educação pública de Várzea Grande. A excelência no ensino passa pela formação de cidadãos conscientes, livres de ‘pré-conceitos’ e cheios de conteúdo”.

O SINAPIR – O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) é uma forma de organização e de articulação voltada à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no País, prestados pelo poder público federal. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão participar do Sinapir mediante adesão.

São objetivos do Sinapir promover a igualdade étnica e o combate às desigualdades sociais resultantes do racismo, inclusive mediante adoção de ações afirmativas, formular políticas destinadas a combater os fatores de marginalização e a promover a integração social da população negra, descentralizar a implementação de ações afirmativas pelos governos estaduais, distrital e municipais, articular planos, ações e mecanismos voltados à promoção da igualdade étnica, garantir a eficácia dos meios e dos instrumentos criados para a implementação das ações afirmativas e o cumprimento das metas a serem estabelecidas.

Por: Marianna Peres – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Várzea Grande

Alunos da EMEB Abdala apresentam em Brasília a peça campeã do Fetran 2019

Publicado

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB ‘Abdala José de Almeida’ do bairro São Mateus, apresentaram a peça “As cores do Trânsito no mundo de Aninha” que foi campeã da etapa estadual no 16° Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (FETRAN), categoria infantil, semana passada em Brasília.

O Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (FETRAN) tem o objetivo de promover a educação no trânsito de forma lúdica e diferenciada, com foco nas crianças e adolescentes. Por meio do teatro, os jovens passam a entender a importância da segurança viária tornando-se multiplicadores de boas práticas no trânsito.

Os alunos viajaram para a capital federal a convite dos organizadores do Festival Estudantil FETRAN e se apresentaram na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As apresentações das peças das escolas convidadas ocorreram no auditório do centro de convenções onde estivam presentes o diretor geral da PRF, Adriano Marcos Furtado, o Superintendente de Mato Grosso, Francisco Élcio Lima Lucena, a Inspetora Iara – Superintendente substituta, o Presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do MT, Átila dos Passos Calonga, demais servidores PRF’s, além de diversas autoridades .

Leia Também:  “I Feira Mulheres em Campo” promove autonomia econômica à trabalhadora rural

O espetáculo “As cores do Trânsito no mundo de Aninha” encenado pelos alunos Deyvisom Rodrigues Santos, Suzy Jheffinyn Souza, Kevelly Fernanda Barros, Dhian Carlos Lopes, Kawan Abreu, Yasmim Louise Lima, Sara Marcolino e Emelly Beatriz Sena, conta a história sobre as cores do trânsito na imaginação de uma criança, o amarelo, o azul, o verde, o vermelho, o marrom, o laranja e por fim o branco, uma forma divertida de aprender sobre o trânsito. A peça da escola Abdala foi primeiro lugar na etapa regional, onde a escola competiu com 17 escolas do município e em seguida venceu na etapa regional, disputando com outras escolas de Mato Grosso.

De acordo com a diretora Eva de Paulo Vieira Santos, além de campeã da categoria Infantil, a EMEB 'Abdala José de Almeida' também foi premiada nas categorias ‘Atriz Revelação’, ‘Melhor Direção’, 'Melhor Texto’, concorrendo nas categorias Infantil e Infanto-juvenil na edição do FETRAN deste ano.

Além dos alunos de Várzea Grande, participaram das apresentações escolas de Primavera do Leste nas categorias infanto-juvenil e juvenil com as peças teatrais “Florescer” e “O homem que não dava seta” e na categoria especial, alunos da APAE de Campo Verde apresentaram a peça “Uma viagem apaexonante pelo trânsito”.

Leia Também:  Políticas educacionais são reforçadas no ‘Prati-Cidade’

A viagem também proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer a riqueza da arquitetura da cidade de Brasília, o acesso à cultura local, a visitação aos pontos turísticos da capital federal, como a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional e um passeio pelo Jardim Zoológico da capital.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana