AVANÇO DAS FACÇÕES

Nove postos de combustíveis em MT são investigados por ligação com crime organizado

· 1 minuto de leitura
Nove postos de combustíveis em MT são investigados por ligação com crime organizado
Estado está entre os 15 com maior penetração do crime organizado no setor de combustíveis

Conteúdo/ODOC - Núcleo Estratégico de Combate ao Crime Organizado, coordenado pelo Ministério de Segurança Pública revela que nove postos de combustíveis em Mato Grosso pertencem ou têm ligação com o crime organizado. Os nomes, no entanto, não foram divulgados

Apuração realizada em 26 estados e divulgada pelo jornal Folha de São Paulo mostra que 941 postos de combustíveis no país estão ligados de forma direta ou indireta por grupos criminosos.

O levantamento foi baseado em investigações relacionadas à lavagem de dinheiro, envolvendo empresas com sócios com antecedentes criminais, inclusive envolvidos em operações de roubo de cargas e uso de “laranjas” para mascarar a verdadeira propriedade dos empreendimentos.

Além da lavagem de dinheiro, o controle de postos de combustíveis tem se tornado uma fonte estratégica de lucro para facções, que atuam com fraudes fiscais, sonegação de tributos e até adulteração de produtos.

A movimentação financeira elevada e o uso intenso de dinheiro em espécie tornam os postos de combustíveis um ambiente propício para a lavagem de recursos ilícitos.