O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) ampliou sua capacidade de atendimento na região do Vale do Arinos com a inauguração do 3º Pelotão Independente Bombeiro Militar (3º PIBM) no município de Juara (a 655 km de Cuiabá). A nova unidade representa um avanço na oferta de serviços de segurança, urgência, emergência e ações de prevenção em quatro municípios da região.
A solenidade de inauguração foi realizada nesta sexta-feira (12) e contou com a presença do governador Mauro Mendes, da primeira-dama Virgínia Mendes, do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, do secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), coronel PM César Augusto de Camargo Roveri, além do prefeito de Juara, Valdinei Holanda Moraes. Também prestigiaram o evento secretários de Estado, autoridades civis e militares, além de representantes da sociedade.
A implantação do novo pelotão é fruto de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso, por meio da Sesp e do CBMMT, e a Prefeitura de Juara. O investimento, de aproximadamente R$ 4,7 milhões, foi destinado à estruturação e ao início da operação da unidade, que passa a atender diretamente os municípios de Juara, Brasnorte, Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos.
De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel Glêdson, a implantação do 3º PIBM integra o projeto de expansão e fortalecimento da capilaridade da corporação em Mato Grosso, ampliando a capacidade de resposta operacional. Com a inauguração, a corporação passa a contar com 28 unidades operacionais no Estado, incluindo o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GavBM) e o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA).
“É uma satisfação estarmos em Juara e oferecer nossos serviços à região. Esta gestão tem transformado o Estado. Todo o Vale do Arinos ganha com a ativação desta nova unidade. Lembro-me de que, quando apresentamos essa necessidade ao governador e ao vice, eles afirmaram que já passava da hora de estarmos ainda mais presentes no interior do Estado. Por isso, hoje estamos trazendo todo o serviço de emergência para o Vale do Arinos”, afirmou o coronel.

Segundo o comandante, a nova unidade possibilitará maior agilidade no atendimento às ocorrências e deve impulsionar o desenvolvimento regional, uma vez que a presença do Corpo de Bombeiros Militar contribui para a segurança de empreendimentos e para a redução de riscos em áreas urbanas e rurais.
“Quando o Corpo de Bombeiros Militar chega, traz os serviços de combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, maior segurança para a população e para as empresas, redução no valor de seguros de indústrias e comércios, além da oferta de projetos sociais. O Corpo de Bombeiros Militar representa desenvolvimento, e nosso objetivo é estar cada vez mais próximos da sociedade, oferecendo serviços essenciais com eficiência, qualidade e responsabilidade”, garantiu.
O 3º PIBM está equipado com viaturas de combate a incêndios e de resgate, modernos equipamentos operacionais, além de contar com equipes especializadas prontas para atender às demandas da região. A nova unidade integra o 6º Comando Regional de Bombeiros Militar (6º CRBM), que também é composto pela 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar (3ª CIBM), em Tangará da Serra; pela 14ª Companhia Independente Bombeiro Militar (14ª CIBM), em Juína; e pelo 3º Núcleo Bombeiro Militar (3º NBM), em Campo Novo do Parecis.
“O 6º CRBM já atua nesta região há alguns anos, principalmente durante a temporada de incêndios florestais, sempre com o apoio do município de Juara. A partir de agora, contará com essa importante unidade, que era um anseio de toda a população da região. A receptividade ao Corpo de Bombeiros Militar é muito grande, e estamos à disposição para atender toda a comunidade”, reforçou o comandante da nova unidade, capitão BM Jamil Nobres da Silva.
Dispositivo
Participaram também da cerimônia a suplente de senadora Margareth Buzetti, a deputada federal Gisela Simona, o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, o deputado estadual Beto Dois a Um, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, o presidente da MT Participações e Projetos (MT Par), Wener Santos, e o diretor-presidente da Perícia Oficial e Identificação Técnica, Jaime Trevisan, além de autoridades da região do Vale do Rio Arinos.